LEGO e o compromisso com a qualidade

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
DavidAzevedo
Hero Member
Hero Member
Registado: 19 jun 2006, 22:52
Contacto:

LEGO e o compromisso com a qualidade

Mensagem por DavidAzevedo »

Boas noites.

Não sei se algum de vocês tem montado sets de LEGO que tenham sido produzidos há muito pouco tempo. Se montaram certamente notaram a baixa de qualidade das peças e a subida de erros nas instruções, colagem das caixas, inclusão de erratas, etc...

Lembrei-me agora deste assunto porque comprei um Imperial Star Destroyer - 6212 na Exposição de Star Wars para um associado e lembrei-me de o alertar para este problema e também aos restantes utilizadores deste fórum.

Em Outubro do ano passado montei o tal ISD - 6212 (que a minha namorada ofereceu pelo aniversário) e não deixei de notar que a qualidade do plástico e das peças em si baixaram... e muito!

- A primeira coisa que notei foram ligeiras nuances de tom em peças da mesma cor. Por ex: uma plate 4x6 dark bluish gray é um bocadinho mais clara do que uma plate 6x14 também em dark bluish gray (desculpem-me mas dou-me melhor com o inventário do bricklink). A diferença é quase imperceptivel mas com boa luz torna-se evidente.

- Como todos sabemos os studs (pinos no topo das peças) têm gravada a palavra "LEGO" em relevo. O que acontece é que nas plates o relevo é mais acentuado nos studs situados nas margens da peças e os studs mais ao centro da peça têm o relevo muito baixo, como se fosse gasto de uso. Quanto maiores são as peças maior é a diferença.

- Nunca vi tantas arestas mal limadas. As peças saem dos moldes e por vezes ficam restos de plástico agarrado às peças, normalmente em forma de lamelas. Só neste set devo ter corrigido pra cima de 15 peças para poderem encaixar devidamente.

- Os encaixes das peças. Todas as peças de LEGOque vi até hoje eram perfeitamente simétricas tanto na largura como no comprimento. Alguma das peças que encontrei neste conjunto não encaixam direito numa certa posição mas se rodarmos a peça a 180º já encaixa perfeitamente. Faz-me lembrar as marcas clone.

- Em consequência da assimetria das peças, as juntas entre 2 peças também não ficam perfeitas. Normalmente a largura da junta é igual em qualquer combinação de duas peças lego, neste set consigo ver uma junta justa (2 peças perfeitamente encostadas) e uma junta aberta (folga entre as peças) à volta da mesma peça.

- Se eu fosse vender as peças no bricklink aposto que ninguém acreditava que eram novas. Mesmo antes de abrir os sacos (que vinham numerados) vi que haviam muitas peças com esquinas amolgadas dentro dos sacos. Tenho sets usados com que os meus sobrinhos brincaram com melhores peças do que estas, e digo isto sem exagero. É nestas alturas que tenho pena de não ter uma boa máquina fotográfica para mostrar os detalhes.

- A força necessária para se separarem 2 peças deste conjunto é muito menor do que com outras peças que eu já tinha por aqui. Penso que isso se deve à propria qualidade do plástico. Quer-me parecer que o plástico antigo envelhecia mais depressa, tanto que os meus sets antigos rangem. Uma das razões para trocarem de plástico (e talvez consequentemente a origem dos novos cinzentos) deve ter sido a vontade de fazerem sets com que durassem mais anos.

- Por último, a qualidade do próprio plástico baixou tanto que basta fazer alguma força com a unha para amolgar uma peça. Claro que isto sempre aconteceu, mas agora a força necessária é muito menor.

Alguém teve experiencias deste género? Será que as novas fábricas em regime de outsourcing da LEGO não conseguem produzir peças com tanta qualidade? Será da matéria prima? Ou será que a própria LEGO baixou o nivel de exigência?

A principal diferença entre a LEGO e todas as outras marcas de clones é que a LEGO tem uma garantia de qualidade. Se a qualidade baixar para estes niveis eu sei quem é o primeiro a dizer adeus à LEGO, qualidade por qualidade prefiro pagar menos.

Caso isto seja verdade e não apenas um incidente isolado, que medidas podemos (devemos) tomar?

Tirei algumas fotos, mas dada a fraca (fraquíssima) qualidade da máquina talvez não se consigam ver os defeitos das peças:

Aqui nota-se a diferença de tom entre peças que são da mesma cor:
http://img282.imageshack.us/img282/8716/cimg0009of6.jpg

Aqui nota-se a diferença de larguras entre "juntas":
http://img273.imageshack.us/img273/5667/cimg0014jb3.jpg

Aqui também:
http://img350.imageshack.us/img350/1177/cimg0016jo8.jpg
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: LEGO e o compromisso com a qualidade

Mensagem por Conchas »

Sinceramente David, acredito que o problema seja mais do fotografo do que da máquina ;D

Relativamente às tuas queixas e embora no meu caso ainda não tenha observado todo este tipo de defeitos (ex. excesso nas arestas) concordo contigo. A qualidade já não é a mesma de outros tempos.
- Acontece por vezes faltar uma peça (principalmente nos sets maiores)
- Acontece encontrarem-se peças com defeito (já as deformadas ou em que o plástico não enchei completamente o molde). Neste último caso ainda chegeui a pensar que poderia vir a ser uma peça de colecção e uma raridade. Temo que de facto não o venha a ser, pois pode-se tornar vulgar... :(
- Relativamente às caixas já falei bastante noutro tópico.
- Ainda relativamente a folgas, realmente os espaços que ficam na junção dos blocos frontal e traseiro do comboio de passageiros (7897) só pode ser um grande erro de desenho (acabei de montar o meu há minutos...) e tb já vi outros a queixarem-se do mesmo algures num fórum por aí....

Definitivamente, devem estar a poupar bastante na produção, ao baixarem os standards de qualidade...

Pelo menos o serviço de apoio a cliente é bom (embora tb cometam os seus erros).

De qq das formas, acho que nunca vou preferir LEGO chinês :).
Última edição por Conchas em 18 mar 2007, 01:05, editado 1 vez no total.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Mensagem por Hyphos »

O que mais me tem acontecido é a existência de erratas, e as peças das instruções não coincidirem com as reais.

Estou na fase de montagem do 8672, e a cara de uma das minifigs nas instruções não é a mesma que vêm dentro da caixa.

As instruções indicam uma cabeça normal de minifig
Imagem
e o que vêm é
Imagem .

Paulo
Paulo "Jones" Brown
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

É verdade que a LEGO anda um pouco descuidada, e numa empresa destas a qualidade é um grande trunfo.

C ya
Roger
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Alex
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 18:05

Mensagem por Alex »

Pois...e no novo set Cafe Corner, as cores aparecem em varias tonalidades...  >:(
Imagem Imagem
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Deve ser por utilizar muito o vermelho escuro.
Quer me parecer que eles têem mais dificuldades em controlar a uniformidade dos vermelhos.

Noto muito a variação de tonalidades nas peças vermelhas.
Por exemplo nos carros grandes da linha Racers Ferrari / Technic.
Não fica nada engraçado, olhar para um carro destes grandes e ver a peças a mudar de tonalidade ao longo do carro.
Dá-me tb ideia que utilizam plásticos com composições diferentes consoanto e tipo de peça (talvez por questões de resistência mecânica da própria peça), e depois dá nisto... :(
FCorreia

gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

No caso de haver peças com tonalidades erradas (tb já me aconteceu com o barco viking), se falarem com a Lego, em principio eles substituem as peças.

Pelo menos, foi o que o Romão me deu a entender... :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Farrusco
Sócio
Sócio
Registado: 12 set 2006, 01:08

Mensagem por Farrusco »

Pois, creio que já tinhamos falado nisto... As caixas, as instruções, os catálogos e as peças têm vindo a piorar.  :-\ A LEGO em 2007 está de parabéns relativamente aos modelos dos conjuntos que anda a lançar mas, tem que ter cuidado com os "acabamentos". É uma marca que me parece nunca ir poder competir pelo preço mais baixo. Tem de competir pela qualidade de excelência.  ::) Creio que este é um bom recado a dar à LEGO.

Farrusco
PLUG & Brickish proud member!
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Registado: 20 jun 2006, 04:39

Mensagem por BionicDroid »

[quote="Farrusco"]
Tem de competir pela qualidade de excelência. 
[/quote]
Qualidade a que custo? as empresas que optam vender com qualidade ás vezes acabam a  venderem pouca quantidade e isso tráz prejuísos enormes ao ponto de falirem por vezes, quem consegue fazer frente aos produtos de baixo preço com fraca qualidade e que se vendem aos milhões  por esse mundo fora, e a pirataria, eu sempre que posso compro com qualidade, pois esse sempre foi o meu lema, mas o que se nota é que cada vez mais quem fabrica com qualidade vai ao charco e quem vende barato e foleiro acaba por vender e vender milhões de unidades, á cerca de dois anos a minha mãe assitiu a uma discussão entre pai e filha - alto quadro da sonae em que esta dizia que o que importa para vender no produto é o design e não a qualidade, e isto é bem verdade nos dias de hoje apesar de muita gente ainda preferir a qualidade em detreminento de outras qualidades. por exemplo tenho um camigo que se farta de vender para lojas DVD Player de carro a 120 euros iguaizinhos aos Alpine, só a marca é que muda e é á escolha do cliente que compra algumas quantidades, e alguem se importa com a garantia momentânea, com a possibilidade de um curto-circuito, etc, numa conversa que tivemos disse-me que entre 200 aparelhos que vendeu 30 vieram para tráz logo nos primeiros dias e  talvez venham mais alguns mas é uma margem muito boa segundo ele, onde está o controle de qualidade ???? vendeu ou não vendeu, e muitas mais encomendas estão na forja para as grandes lojas de consumo electrónico, assim não á empresas que possam resistir com alta qualidade e será necessário baixar essa mesma qualidade e despedir funcionários.
Última edição por BionicDroid em 21 mar 2007, 23:09, editado 1 vez no total.
Carlos Ribeiro
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

Vocês são mm exigentes, gaita....  ::) ::)
Imagem
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Estamos é habituados a pagar bom dinheiro por um set LEGO, como tal queremos qualidade!

Por outro lado, estamos mal habituados.
Mas se o LEGO não tivesse tido a qualidade que teve (e ainda tem muita), não teria chegado aos dias de hoje, como muitos similares que ficaram pelo caminho.
FCorreia

ruialmeida
Sócio
Sócio
Registado: 20 fev 2007, 22:29
Contacto:

Mensagem por ruialmeida »

;)
já agora como fazer quando vem uma peça a menos ou com defeito,devemos voltar a loja onde compramos ou denunciar a lego,pois na loja podem dizer que a perdemos ou trocamos em casa ???
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Podes pedi-la online através do 'Customer Service'.
http://www1.lego.com/eng/service/replacementparts.asp

Ás vezes acontece, e eles até são muito rápidos a enviar para casa.
Ainda hoje tive mais um problema... ao montar uma carruagem Santa Fé 10025, faltavam páginas nas Building Instructions e outras vinham repetidas... isto para não falar num ligeiro erro que encontrei nas mesmas... :(
FCorreia

Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Mensagem por Hyphos »

Para nós AFOLS a qualidade é muito importante, cores iguais do principio ao fim, por exemplo, mas não nos podemos esquecer que é um brinquedo destinado a crianças, que muitas vezes (a maioria), não se importa com essas diferenças.

Se a lego apostar num bom serviço pré e pós venda, esses pequenos defeitos, são "esquecidos".

Hoje em dia os "clientes" querem qualidade, mas acima de tudo um bom serviço. Rápidas respostas às perguntas, explicações se algo está errado, etc.

Digo isto porque trabalho numa empresa que cresce cerca de 10% ano desde a sua criação há 11. Não somos a empresa com a melhor qualidade no mercado em com os melhores preços, mas somos a que melhor serviço presta ao Cliente. Respostas rápidas em relação a pedidos de orçamentos, rápidos prazos de entrega e respostas a qq questão levantada.

Paulo
Paulo "Jones" Brown
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

E aí temos que admitir, o serviço de apoio ao cliente da LEGO é bom!
Mesmo que se enganem por vezes, estão lá sempre para reparar a situação.
FCorreia

Responder