[quote="androidex"]
MAS, o paradoxo desta confusão toda é que temos de ser mais "inteligentes" e menos "prepotentes" na simples questão do "se a minha avó não tivesse morrido ainda agora era viva". Ou seja, e para bom entendedor, não tenho pena nenhuma do pagamento dos salários que qualquer empresa paga aos seus trabalhadores pois se precisa deles (considerando que sim e sem entrarmos em questões filosóficas do Karl Marx) então quer o quê?
O preço de produtos está lógica e implicitamente relacionado com o binómio custo/retalho. Mas há que ter sempre em atenção a concorrência, caso exista.
No caso da Lego isso nem acontece verdadeiramente, logo eles fazem o que querem...
[/quote]
Não entendi bem o que pretendeste dizer :-\
Não tens pena de a empresa pagar salários ???
O que eu estava a tentar dizer é que muitas vezes nem nos apercebemos dos gastos "extra" necessários para produzir determinado produto.
O exemplo que dei, foi algo bastante simples que só me apercebi à muito pouco tempo.
Antes julguei que a despesa de uma empresa com um empregado se resumia ao salário bruto + subsidios.
Foi apenas um exemplo para demonstrar uma despesa "escondida".
Em relação à concorrência e a obrigação de baixar os preços.
Aí não concordo.
E vou-te dar um exemplo que aconteceu comigo.
Nestes últimos meses passei por uma área que neste momento tem uma concorrência estúpida.
E digo estúpida porque se rege principalmente numa guerra de preços...
Pediram-me para desenvolver um determinado sistema em que eu orçamentei em ~2000€
Nada de especial no meu entender. A margem de lucro era quase simbólica até.
No entanto, surgiu um concorrente que propôs fazer por 700€.
Com esse preço é impossível pagar o desenvolvimento sem perder dinheiro, e certamente irá apresentar algo com uma qualidade bastante inferior.
Está bem que muitas vezes vale a pena perder dinheiro na perspectiva de recuperar o investimento mais tarde... Mas este nem era o caso.
Conclusão, o cliente acabou por nos escolher mesmo nós sendo quase 3X mais caros. E porquê? Porque ele acreditou na nossa honestidade e que certamente estaria a comprar algo com qualidade superior.
O que pretendo salientar é que a guerra de preços nem sempre é para baixo.
No meu entender, a guerra é entre o preço justo. Ou seja, tal como referi anteriormente, não me importo de pagar mais sabendo que estou a adquirir um produto que para mim tem qualidade superior e serviços muito melhores.
Se no teu caso não te interessa o serviço pós-venda, opá, são decisões!
A mim o serviço de pós-venda já me "salvou" várias vezes.
Exemplo, paguei quase 600€ pela Millenium Falcon.
Tive o azar de virem sacos de peças trocadas, mas bastou um telefonema a indicar que peças faltavam e uns dias depois estavam na minha caixa de correio.
Para mim isto é valiossissimo e é mais uma razão para eu me manter agarrado.
Provavelmente eles até podiam piorar a qualidade do plástico, pagar a designers menos dispendiosos e remover este tipo de serviços.
A Millenium Falcon até podia custar 200€
Mas eu agora teria uma Millenium Falcon incompleta, porque algo no processo de fabrico correu mal
E se achas que a LEGO tem pouca concorrência, desengana-te.
Recua até meia dúzia de anos e verás que por pouco não foi vencida pela concorrência.
As más decisões deles em diminuir a qualidade, apostar em outros serviços, desenvolver sets com pouquissima imaginação quase os levou à falência.
E nessa altura, se bem te lembrares, as prateleiras dos supermercados estavam cheias com MB e outros brinquedos. Só recentemente começou novamente a surgir bastante mais LEGO nas prateleiras das lojas.
Bem... E já me estou a esticar no testamento

Termino apenas para voltar a dizer que neste momento, de forma geral, não considero que os preços do LEGO sejam demasiado injustos.
Continuo a acreditar na marca e na sua qualidade :D