(double post? não, apenas transcrever a mensagem enviada na mailing list)
Estou deveras satisfeito com as novidades, e se a começar pela "cidade" e "piratas" isto já vai bancarrotar como vai, nem quero imaginar no resto que ainda falta ver!!!
Piratas:(WEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!!!)
Repare-se que os novos não ficarão nada mal junto dos "piratas clássicos", até ficam bem complementares!!! Nem os bonecos saíram muito fora do estilo anterior nem o aspecto das construções!
O reaproveitamento do "logotipo" do Governador Vermelho" foi uma boa idéia, o que garante a continuidade da colecção "adormecida", mas ao mesmo tempo é "cheia" o suficiente para quem está a começar agora!
Aquele barco parece-se muuuito com a Barracuda (esta será portanto a versão 2.0)
Novas peças:
- Arara multicolorida
- "pernas" da sereia (
6243, na frente do barco)
- Tubarão branco(
6243)
- Novas peças de casco? (pelo menos a frente não tem os buracos habituais)
- óculo (usado como base de tocha no
6239)
- Peixe (
6241, ao lume)
- Baseplate (
6241)
peças regressadas (e em muuuito boa hora)
- CANHOES QUE DISPARAM BRICK ROUND 1x1!!!!

(detestava os canhões "para vista")
- Chapéu de soldado (com estilização)
CIDADE - Construção:
- Que bela evolução!!!! Não só em tipo de sets, como no tipo de acessórios novos!!!! A construção modular com os guindastes é uma excelente idéia, e aumenta muito a jogabilidade do set individualmente (a outra grua tinha esse problema: depois de a construíres, não se tinha nada para "elevar".
passando a pente-fino:
7631: o Camião basculante já voltou à dimensão "minifig", pelo menos, está um bocado mais próxima!
7630: Parece-me uma nova canópia, mas não tenho a certeza.
7632: só uma palavra: QUERO!!!!!!!!

O design é fabulástico! Parece-me que o braço da grua é feito por secções: duas na extremidade, 5 pelo meio. Seja para peças ou como set, acho este set a melhor das novidades deste grupo.
7833: Um verdadeiro "playset" completo! 3 veículos e uma área de construção a crescer à nossa vontade! O camião a transportar os elementos que são um "must" e a grua a montá-los vão dar horas de prazer aos "pequerruchos"! A grua parece a versão "encolhida" da versão anterior, mas não está nada mal!!! A escavadora vem dar algo "extra", apesar de parecer o elemento "estranho" do grupo.
7685: é a versão "minifig" da famosa escacadora
8275! Mesmo assim fica "grande" comparado com a cidade (mas não tanto, quando comparado com os outros elementos de construção)
7746: Como o Ricardo bem definiu, parece um moc meu "com vitaminas". Aquelas rodas e aquele acessório dentro delas parece-me algo completamente novo!
CIDADE - Cidade:
8401- Colecção de 4 figuras: Bom e mau. São boas, mas poucas. Se for para ter um? tudo bem... muitos? ficamos com uma invasão policial :S
CIDADE - Quinta:
FINALMEEEEEEEENTEEEEEEE!!!!!! Algo mais que Polícia, Bombeiro e Construção!!! Algo totalmente "civil"!!!!!

As preces de muuuitos de nós foram ouvidas, anos de "reclamação" deram os seus frutos!!!!!!!!!!!!!!!
7634: Tractor com bom design, muito bom! A canópia parece novidade (também aparece nos construtores) e aquele recipiente na traseira não o conheço, ou não reconheço.
7635: um SUV bem jeitoso, e um atrelado delicioso! A ideia deste set já existia, (
6359)mas é uma boa actualização.
7636: Ceifeira XXL!

Faz-me lembrar uma das primeiras que vi na PLUG, creio ser do João Figueiredo ou do Sérgio. O tamanho e os "fardos a cair" são o seu ponto forte!
7637: WEEEEEEEEEEEEEE!!!! UMA QUINTA!!!! COM VACAS!!!!
São estes animais a maior surpresa deste set! o "cilindro do silo" parece a peça do tambor do camião do cimento. Tudo é...delicioso!!! Serão dias e dias a brincar com ele! E se isto é o começo... o que mais virá deste sub-tema?

Quanto ao resto? não comento, não é da minha área de especialidade

Apenas refiro que os Creators estão muito interessantes, e os racers estão... racers, como sempre