Tribunal Europeu rejeita registo de patente LEGO
- Farrusco
- Sócio

- Registado: 12 set 2006, 01:08
Tribunal Europeu rejeita registo de patente LEGO
PLUG & Brickish proud member!
- gads
- Administrator

- Registado: 11 set 2006, 23:58
Re: Tribunal Europeu rejeita registo de patente LEGO
Para ser sincero ainda não sei bem o que pensar!

Eu desconfio um bocado do registo de patentes, mas ao mesmo tempo concordo que haja uma forma de proteger a propriedade intelectual...
Complicado...
Eu desconfio um bocado do registo de patentes, mas ao mesmo tempo concordo que haja uma forma de proteger a propriedade intelectual...
Complicado...
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- Super Pinga
- Hero Member

- Registado: 26 jul 2006, 23:37
Ainda falta a decisäo do Tribunal Europeu de Justiça...
Entretanto achei isto à venda na Finländia... www.knex.com Lego com LSD???
Vendo as coisas pelo lado positivo...
será que sem ter de pagar a patente o custo final para o utilizador será menor? Ou o apelo da marca fará o seu serviço? Diga-se de passagem que para mim o melhor da Lego é parecer harmonioso. Os clones têm uma "mania" irritante de ser... psicadélicos!
Vendo as coisas pelo lado positivo...
- pesgores
- Hero Member

- Registado: 03 fev 2008, 23:56
- Contacto:
@£&%$!!!
AGORA AS MARCAS CLONE VÃO PODER VENDER SEM PROBLEMAS MODELOS IGUAIZINHOS, MAIS BARATOS, MAS DE PIOR QUALIDADE???
Fico irritado por saber que algumas pessoas podem sair enganadas
AGORA AS MARCAS CLONE VÃO PODER VENDER SEM PROBLEMAS MODELOS IGUAIZINHOS, MAIS BARATOS, MAS DE PIOR QUALIDADE???
Fico irritado por saber que algumas pessoas podem sair enganadas
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71[/align]
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71[/align]
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
Faço minhas as palavras do Gads. 
[quote="Super Pinga"]
[/quote]
Também já houve à venda em Portugal (será que ainda há?) e faz-me lembrar muito o Znap.
[quote="Super Pinga"]
Também já houve à venda em Portugal (será que ainda há?) e faz-me lembrar muito o Znap.
-
Ricardo T
- Hero Member

- Registado: 27 jul 2006, 01:37
[quote="AVCampos"]
[quote="Super Pinga"]
[/quote]
[/quote]
Há sim! Eu tive um ou dois... Tem o seu interesse, mas são esquisitos e muito "technic". Até me admiro de se conseguir vender cá. E tem peças que para juntar e despegar é custoso! :\
Quanto à notícia, também não tenho grande opinião... Não entendo é que seja legal construir modelos iguais, tal e qual os da LEGO, como disse o pesgores. É demasiado explicito... Não é apenas o molde básico das peças! :\
[quote="Super Pinga"]
[/quote]
Há sim! Eu tive um ou dois... Tem o seu interesse, mas são esquisitos e muito "technic". Até me admiro de se conseguir vender cá. E tem peças que para juntar e despegar é custoso! :\
Quanto à notícia, também não tenho grande opinião... Não entendo é que seja legal construir modelos iguais, tal e qual os da LEGO, como disse o pesgores. É demasiado explicito... Não é apenas o molde básico das peças! :\
Ricardo Oliveira
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Aqui a história como ela foi explicada pela LEGO, na lingua original.
"Here is the story -
Background: The LEGO Group submitted an application for registration of the three‑dimensional mark comprising the well‑known LEGO 2x4 stud brick back in 1996. The mark was recognised as being not purely functional and distinctive for LEGO toys and was registered with effect in the entire EU in October 1999.
Shortly afterwards, Mega Bloks, Inc. (now Mega Brands), the Canadian maker of building bricks of exactly the same appearance as those of the LEGO Group's, requested cancellation of the mark. That company claimed that registration of the block’s shape was against trademark legislation.
In 2004 the EU Office for Harmonisation in the Internal Market (OHIM) in Alicante, Spain, ruled the LEGO Group’s registration of the LEGO brick invalid. The LEGO Group appealed against the ruling but without success – in 2006, the OHIM Board of Appeal upheld the prior ruling and the LEGO Group decided to appeal this ruling to The Court of First Instance.
This recent ruling: The Court of First Instance of the European Communities in Luxembourg has just rejected the LEGO Group’s complaint in a case regarding the right to register the well known eight-stud brick as a three-dimensional trademark.
Quote from Peter Kjaer in the legal department: “This case is not regarding the rights to produce or sell LEGO bricks or other bricks. It is solely about the right to register a three-dimensional image of the red eight-stud brick as a trademark”
The word is that we will appeal this ruling to the next instance. Hope this explains.
Tormod"
"Here is the story -
Background: The LEGO Group submitted an application for registration of the three‑dimensional mark comprising the well‑known LEGO 2x4 stud brick back in 1996. The mark was recognised as being not purely functional and distinctive for LEGO toys and was registered with effect in the entire EU in October 1999.
Shortly afterwards, Mega Bloks, Inc. (now Mega Brands), the Canadian maker of building bricks of exactly the same appearance as those of the LEGO Group's, requested cancellation of the mark. That company claimed that registration of the block’s shape was against trademark legislation.
In 2004 the EU Office for Harmonisation in the Internal Market (OHIM) in Alicante, Spain, ruled the LEGO Group’s registration of the LEGO brick invalid. The LEGO Group appealed against the ruling but without success – in 2006, the OHIM Board of Appeal upheld the prior ruling and the LEGO Group decided to appeal this ruling to The Court of First Instance.
This recent ruling: The Court of First Instance of the European Communities in Luxembourg has just rejected the LEGO Group’s complaint in a case regarding the right to register the well known eight-stud brick as a three-dimensional trademark.
Quote from Peter Kjaer in the legal department: “This case is not regarding the rights to produce or sell LEGO bricks or other bricks. It is solely about the right to register a three-dimensional image of the red eight-stud brick as a trademark”
The word is that we will appeal this ruling to the next instance. Hope this explains.
Tormod"
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- androidex
- Sr. Member

- Registado: 30 jun 2007, 23:22
Boa madrugada! 
Eu vejo as coisas assim: os tijolos convencionais da construção civil são todos iguais, regra geral, e existem milhares de fabricantes por esse mundo fora.
Imagine-se o que seria se alguém registasse o modelo ao ponto de não poder ser copiado!
Isto faz lembrar uma história semelhante com a Mcdonalds que queria registar a palavra "hamburger" (em inglês)... Há coisas que são demasiado paradoxais e não se pode chegar a extremos.
Uma coisa é plagiar modelos criados por pessoas que merecem ser recompensadas por isso, outra é o conceito da peça por si só.
A propriedade intelectual não pode ser de extremos e sobretudo tudo é "parecido a tudo" quando não existe plágio descarado!...
A MegaBlocks, por exemplo, pode e deve afastar-se do brick normal o que está a acontecer na maioria dos seus modelos.
A Lego é a Lego. Todo o mundo reconhece a marca.
Agora se os outros usam o conceito de encaixe, isso é complexo do ponto de vista dos direitos de autor.
Nesta perspectiva seria o fim, por exemplo, da indústria automóvel!
Por outro lado julgo que a Lego devia registar isso sim "todas as peças diferentes" até porque existem muitas que realmente são únicas e revolucionárias!
Acho que a Lego está a dar um tiro no pé... Mas se conseguir, melhor.
Androidex
Eu vejo as coisas assim: os tijolos convencionais da construção civil são todos iguais, regra geral, e existem milhares de fabricantes por esse mundo fora.
Imagine-se o que seria se alguém registasse o modelo ao ponto de não poder ser copiado!
Isto faz lembrar uma história semelhante com a Mcdonalds que queria registar a palavra "hamburger" (em inglês)... Há coisas que são demasiado paradoxais e não se pode chegar a extremos.
Uma coisa é plagiar modelos criados por pessoas que merecem ser recompensadas por isso, outra é o conceito da peça por si só.
A propriedade intelectual não pode ser de extremos e sobretudo tudo é "parecido a tudo" quando não existe plágio descarado!...
A MegaBlocks, por exemplo, pode e deve afastar-se do brick normal o que está a acontecer na maioria dos seus modelos.
A Lego é a Lego. Todo o mundo reconhece a marca.
Agora se os outros usam o conceito de encaixe, isso é complexo do ponto de vista dos direitos de autor.
Nesta perspectiva seria o fim, por exemplo, da indústria automóvel!
Por outro lado julgo que a Lego devia registar isso sim "todas as peças diferentes" até porque existem muitas que realmente são únicas e revolucionárias!
Acho que a Lego está a dar um tiro no pé... Mas se conseguir, melhor.
Androidex
É só para dizer que adoro Legos desde os meus 4 anos. Continuo a gostar imenso dos Legos, mas penso que eles (a empresa) está muito virada para facturar e não inovar como fez há alguns anos, nomeadamente no sector da Technic.
Mas enfim, pode ser que acordem para melhorar o que já é fantástico em si
Mas enfim, pode ser que acordem para melhorar o que já é fantástico em si
- gads
- Administrator

Ah, Afinal eles só estão a tentar registar a imagem do brick. Uma espécie de logotipo“This case is not regarding the rights to produce or sell LEGO bricks or other bricks. It is solely about the right to register a three-dimensional image of the red eight-stud brick as a trademark”
PS: Por falar em patentes estupidas, sabiam que a Microsoft tem registado o "Duplo Clique"?
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
- AVCampos
- Sócio

- Contacto:
Essa não sabia! Sabia era que a McDonalds tentou registar o nome "hamburger"! 
- gads
- Administrator

Estas grandes empresas tem montes de patentes do género registadas.
Supostamente para se protegerem a elas próprias
Claro que isto é nos states.
Por cá, felizmente ainda não temos patentes de software
Supostamente para se protegerem a elas próprias
Claro que isto é nos states.
Por cá, felizmente ainda não temos patentes de software
Guilherme Santos
www.historybricks.com
www.historybricks.com
-
N19h7M4r3
- Hero Member

- Registado: 08 fev 2007, 19:18
- Contacto:
Eu sou contra... possivelmente o pedido de pantente não foi correctamente feito... Suponho que o lego no sentido de tijolos pequenos pa construir coisas maiores não pode ter licença, mas pode licenciar as suas peças e esquemas de montagem...
toda a gente usa ratos e teclados de computador diferentes porque o conceito é de todos mas a forma e tecnologia é livre tirando as já patenteadas...
ou seja a lego já tem as peça base com as proporções que todos sabem de 6*6*5 né? tão os gajos do mega block precisam de inventar umas noutras proporções sem o esquema por studs até noutra forma se quiserem tipo triangulares o que até dá mais liberdade de montagem, mas tem de ser tudo "incompativel" com o lego actual... né tipo as imitações chinesas e afins que mais um bocado e até tem os tócolantes iguais lol
toda a gente usa ratos e teclados de computador diferentes porque o conceito é de todos mas a forma e tecnologia é livre tirando as já patenteadas...
ou seja a lego já tem as peça base com as proporções que todos sabem de 6*6*5 né? tão os gajos do mega block precisam de inventar umas noutras proporções sem o esquema por studs até noutra forma se quiserem tipo triangulares o que até dá mais liberdade de montagem, mas tem de ser tudo "incompativel" com o lego actual... né tipo as imitações chinesas e afins que mais um bocado e até tem os tócolantes iguais lol
-
N19h7M4r3
- Hero Member

- Registado: 08 fev 2007, 19:18
- Contacto:
por acaso não mas sei que recentemente ficou com a do Page Up e Page Down e acho que o print screen... mas pá patentes nos states é uma cena estupida... lembro-me de ver uma patente para um meio de transporte que usava uma forma de energia que ia contra as leis estruturais da fisica lol xDgads Escreveu:Ah, Afinal eles só estão a tentar registar a imagem do brick. Uma espécie de logotipo“This case is not regarding the rights to produce or sell LEGO bricks or other bricks. It is solely about the right to register a three-dimensional image of the red eight-stud brick as a trademark”
PS: Por falar em patentes estupidas, sabiam que a Microsoft tem registado o "Duplo Clique"?![]()
Ps: só agora é que li bem a conversa toda lol ja era pa ter postado aquilo ali a trás à mais tempo lol é o que dá ter teste de mat amanhã mas fica a ideia que acho que a lego pode muito bem ficar com a imagem de um brick... eles foram os primeiros possivelmente e não sei qual é o stress...
- AVCampos
- Sócio

- Contacto:
[quote="N19h7M4r3"]
eles foram os primeiros possivelmente e não sei qual é o stress...[/quote]
Tenho ideia de ter lido que o OCK buscou inspiração a uma linha qualquer da Fisher-Price, ou coisa assim.
eles foram os primeiros possivelmente e não sei qual é o stress...[/quote]
Tenho ideia de ter lido que o OCK buscou inspiração a uma linha qualquer da Fisher-Price, ou coisa assim.
- PocasNuckie
- Sócio

- Registado: 10 mar 2007, 19:12
- Contacto:
Vamos lá ver uma coisa:
O que é que uma decisão contrária a esta, iria trazer? Nada de relevante para nós, parece-me.
Não ia tirar os concorrentes do mercado.
Iria eventualmente aumentar o preço dos produtos da concorrência, fazendo-os custar aquilo que não valem em qualidade.
A receita extra de patentes e afins, não iria fazer os preços do LEGO baixar. Eles iam encher-se, e os clientes continuar a bufar na mesma.
Eu não sou extremista quanto ao uso por outras marcas do conceito do tijolo LEGO e do sistema de encaixe. Acho mais grave, e tenho pena que aí ninguém mexa, nas cópias descaradas dos chinocas que copiam não só o tijolo, mas todo o design dos sets.
Pocas
O que é que uma decisão contrária a esta, iria trazer? Nada de relevante para nós, parece-me.
Não ia tirar os concorrentes do mercado.
Iria eventualmente aumentar o preço dos produtos da concorrência, fazendo-os custar aquilo que não valem em qualidade.
A receita extra de patentes e afins, não iria fazer os preços do LEGO baixar. Eles iam encher-se, e os clientes continuar a bufar na mesma.
Eu não sou extremista quanto ao uso por outras marcas do conceito do tijolo LEGO e do sistema de encaixe. Acho mais grave, e tenho pena que aí ninguém mexa, nas cópias descaradas dos chinocas que copiam não só o tijolo, mas todo o design dos sets.
Pocas