Lubrificantes... só se for em sistemas pneumáticos, que como não tenho nada disso, não sei se necessitarão, mas de resto não se usam lubrificantes com peças LEGO.
O que faz com que algumas engrenagens fiquem mais presas, é como já foi referido, a forma como por vezes encaixamos as peças, mas também há o problema das tolerancias destas, que faz com que por vezes o produto final de a junção de N peças dê resultados ligeiramente diferentes se outras fossem usadas.
É mesmo uma questão de ir fazendo testes á mobilidade das engrenagens durante a montagem para verificar potenciais problemas, e dar pequenas folgas se necessário.
Quanto a motores para a escavadora, até me parece que o melhor será usar todos os motores M, em vez de XL. Eu só tenho 2 motores M e 1 motor XL, e já motorizei parcialmente quase tudo o que havia para motorizar, mas como estou curto de motores, faço as coisas á vez, o que já me tem dado para umas quantas montagens parciais da escavadora, com o monta e desmonta para encaixar motores aqui, ou ali.
Se procuras uma desculpa para o uso da escavadora, diz que serve para o miúdo se entreter a recolher as peças de LEGO espalhadas pelo chão, que as vai despejando para dentro de uma caixa qualquer onde seja suposto ficarem armazenadas.

Eu assim que resolvi sair da "dark age" com Technic, pensei montar a escavadora
8294, e a Cherry Picker
8292, mas adaptada a camião de carga (dump truck), tudo motorizado, pois claro. A escavadora apanhava as peças para o camião, que por sua vez as transportaria para o caixote onde as peças de LEGO deveria ser arrumadas. Como tenho 2 filhotes, era a minha desculpa para os manter entretidos aos 2, e ao mesmo tempo incentivá-los a arrumar as coisas de forma divertida.
Fica a ideia, se for de alguma utilidade.
Uma coisa é certa... a escavadora (e não só) torna-se muito mais "divertida" se for completamente motorizada. Por mim, vou deixar de lado o motor XL, e optar por adquirir os motores M que me faltam para completar o serviço, pois a escavadora não é muito grande, e não fica fácil encaixar-lhe todos os motores e receptores necessários. Outro problema é que só os motores não bastam, pois se com 1 só comando se podem controlar os motores todos, seleccionando um canal á vez, temos mesmo que ter 3 receptores IV para controlar os 5 ou 6 motores (depende se pretendermos motorizar também a pá), e os receptores são ainda mais caros que os motores.
Abraço
PS: A questão que a tua esposa colocou, "E agora o que é que fazes com isso?", é recorrente por parte de quem não está familiarizado com LEGO. Acontece que desconhecem que para muitos dos apreciadores, a diversão não vem depois da montagem, mas decorre da montagem em si. Eu pelo menos não fico mais de 30 minutos a meter as coisas a mexer após uma construção, pois o que me dá mesmo gozo é construir. Acontece também, em particular no caso dos Technic (e creio que mais ainda com Mindstrom), que para um leigo, podem aprender-se muitos conceitos nomeadamente de mecânica, que de outa forma não teríamos oportunidade de adquirir e muito menos de colocar em prática. No caso dos Mindstorm, podem construir-se robôs e outros automatismos de forma muito mais rápida e prática, do que se se tivesse que andar a construir todo o hardaware necessário em plástico, metal, e outros, agarrado a tornos e berbequins (para já não falar nas componentes electrónicas).