Para além do tijolo inteligente

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Para além do tijolo inteligente

Mensagem por Mortymore »

Uma vez que há por aqui pessoal com os kits RCX 1 e 2, Scout e NXT, gostaria de saber para cada um dos tijolos inteligentes, o que pode ser necessário para trabalhar com eles, nomeadamente o que é necessário para os programar, e o tipo de alimentação requerida.

Coloco esta questão porque para quem não tem dinheiro para comprar um set completo e especialmente sendo novato e desconhecedor dos Mindstorm, poderá optar por comprar só o "brain brick" no ebay, bricklink, etc... mas depois para poder trabalhar com ele vai ter que o alimentar, quer de energia, quer de "inteligência", e por isso é importante saber pelo menos que acessórios mínimos poderão ser requeridos para o poder fazer alguma coisa com o "tijolo inteligente".

Obrigado por qualquer esclarecimento.

Abraço

PS: uma foto de família

Imagem
Última edição por Mortymore em 03 jan 2009, 18:17, editado 1 vez no total.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: Para além do tijolo inteligente

Mensagem por Conchas »

No caso do NXT, necessitas no mínimo de:
- NXT claro está!
- Pilhas ou bateria NXT recarregável.
- Cabo USB (tipo A-B) ou dongle BT, para ligar ao computador.
- Motores e/ou sensores. NXT ou outros.
- Cabos do tipo que permitam ligar sejam a motores/sensores NXT ou cabos adaptadores para motores/sensores mais antigos, ou mesmo PF.
- SW de programação. Tens diversas soluções free e mesmo pagas.
  Podes vê-las aqui e aqui.
Última edição por Conchas em 03 jan 2009, 16:14, editado 1 vez no total.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Agora o mínimo para Spybotics,

- 14
- Pilhas
- http://www.bricklink.com/catalogItem.asp?G=4177936
- 11
Última edição por Conchas em 03 jan 2009, 16:14, editado 1 vez no total.
FCorreia

Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

Obrigado pelas informações Conchas  :fixe:

Desconhecia a existência da linha Spybotics.
Tenho que investigar as funcionalidades disso.
Entretanto já vi que existe um controlo remoto para isso, mas não sei até que ponto é essencial ou para que pode servir.
A referência "4177936" que forneceste não deve estar bem porque não me leva a lado algum.  ::)

Em relação ao cabo USB para o NXT, já vi que é um cabo genérico USB, pelo inventário do bricklink para o set 8527.
Portanto assumo que desde que se tenham umas pilhas e um cabo USB do tipo que se usa para ligar impressoras, já se pode mexer no NXT. Claro que faltarão motores e/ou sensores conforma as necessidades.

Falta saber o que pode ser essencial para bricks RCX (884a) e Scout (32104).

Obrigado  :fixe:
Abraço

PS: Mais uma que desconhecia no campo dos tijolos inteligentes, o Micro Scout (32344)
Última edição por Mortymore em 03 jan 2009, 16:13, editado 1 vez no total.
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Tb ainda não tenho muita experiência com o Spybotics, mas acho que o controlo remoto não é essêncial.
Qt à referência desconhecida, referia-me ao CD com o SW. O código de peças para o BrickLink, não funciona neste caso, de forma que já substitui pelo link respectivo.

Qt ao cabo USB para o NXT, fizeste bem em notar que é igual aos usados para ligar impressoras. Um cabo tipo A-B (no momento, não me lembrei da designação correcta).
Última edição por Conchas em 03 jan 2009, 16:16, editado 1 vez no total.
FCorreia

Pirosca
Newbie
Newbie
Registado: 29 dez 2008, 13:14

Mensagem por Pirosca »

Já agora aproveito e pergunto o nxt já tem bluetooth integrado?

Cumpts e obrigado
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

Tem sim senhora, embora nunca o tenha usado.

Não estou com muito tempo, mas diria que temos dois pontos que acho relevantes mencionar.

Por um lado, o RCX e componentes associados, não são actualmente comercializados pela LEGO, pelo que para os comprar novos, sai bastante caro. Basta vasculhar um pouco no Bricklink. Os motores 9v por exemplo são carotes, acho eu, e são essenciais. Cabos 9v então, tenho reparado que estão um balúrdio!

Por outro lado, comprando por exemplo no ebay, usado, é capaz de se arranjar muita coisa até mais barata, por exemplo em lotes com o set RIS1.0 1.5 e 2.0 (9747).

O NXT e companhia, são equipamentos que se encontram novos, por preços normais. Motores abaixo dos 20€.. sensores de luz e tacto também em conta.. etc. Juntando o que já se falou na facilidade de ligação USB e a possibilidade de comprar bateria, penso que seja a melhor opção.

Devo lembrar que o RCX exige uma torre USB ou Serial de infra-vermelhos (desaconselho por exigir pilha 9V e por haver muito PC por aí que já não suporte, portáteis por exemplo).
Ricardo Oliveira
Pirosca
Newbie
Newbie
Registado: 29 dez 2008, 13:14

Mensagem por Pirosca »

Aaiaiai tenho mesmo de comprar este menino...

Off Topic
Mas antes disso poderiam me aconselhar um bom TECHNIC® para relembrar os bons velhos tempos? Coisa entre 10-50€.

Ps: Gosto muito do tema, "construção" nomeadamente gruas e assim  (e com muitas peças:P)
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

Obrigado Ricardo T.  :fixe:

É este tipo de aconselhamento que um iniciado precisa, para depois não se meter em "baratos que saem caro". Realmente arranjar um brick inteligente cujos acessórios depois vão "comer" a grande fatia do orçamento, não faz muito sentido, ainda menos fará tratando-se de tecnologias mais antigas.

Uma página sobre o "Micro Scout" que pelos vistos é programado á custa de códigos de barras.  ???

Abraço

PS: LEGO Help sobre Spybotics

PS2: Sobre Spybotics - LUGNET

PS3: RCX internals Pelo que aqui é dito a única forma de comunicação do RCX com o PC só poderá ser feita via IV.
Última edição por Mortymore em 03 jan 2009, 19:08, editado 1 vez no total.
Ricardo T
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Ricardo T »

Mais um pormenor que eu e muitos mais acham ser mais que um pormenor, é o facto de sempre que retiras a alimentação do RCX, sejam pilhas ou adaptador, ele perde o firmware (o software interno do RCX, essencial para ser programado). Quando se volta a alimentá-lo tem de se fazer o download do firmware. Coisa muito chata mesmo!

Mesmo nas trocas rápidas de pilhas, pode perder-se à mesma o firmware, é um pouco incerto.

O NXT não tem problemas destes, fica sempre tudo guardado numa flash memory, penso eu que seja assim que se chama! :x

Quanto aos outros não conheço muito... o micro scout, tenho um mas nunca o programei e acho-o muito manhoso...
Ricardo Oliveira
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

O RCX, Scout, NXT e CyberMaster (esqueceram-se deste! ;)) trabalham cada um com 6 pilhas AA. Algumas versões do RCX (as que vieram com o RIS 1.0, o 9719) podem funcionar com transformador, e o NXT pode funcionar com a bateria recarregável, ou a bateria e o transformador.
Tanto quanto sei, o Micro Scout e o SpyBotics trabalham cada um com 3 pilhas AA.

Em relação aos três primeiros que mencionei, e que são os que conheço melhor...
O RCX é globalmente o melhor, com 3 outputs, firmware actualizável (com a chatice que o Ricardo T mencionou :-X) e memória, e suporte para sensores activos, como o de luz e de rotação. Comunica só por IV.
O Scout é só tem 2 outputs, e os 2 inputs só suportam sensores passivos (toque e temperatura). Tem um sensor de luz integrado, e comunica por IV ou, para o Micro Scout, por luz visível.
O CyberMaster tem 2 motores integrados, cada um com tacómetro. Tem mais 1 output, e os 3 inputs também só suportam sensores passivos. Ao contrário dos outros 2, comunica por rádio. O tipo de comunicação e os tacómetros tornam-no melhor para alguns robots móveis que o RCX.

Para programar qualquer um destes, o que recomendo é o BricxCC. Ao que parece, também dá para programar o NXT. Mas, pelo menos para o RCX e o NXT, o RobotC parece mais poderoso, mas não é grátis.

Ah, e pelo menos teoricamente o RCX pode controlar receptores Power Functions e comboios 9V e RC sem precisar de hardware extra. :fixe:
Ricardo T
Hero Member
Hero Member

Mensagem por Ricardo T »

[quote="AVCampos"]
Tanto quanto sei, o Micro Scout e o SpyBotics trabalham cada um com 3 pilhas AA.
[/quote]

O Micro Scout é com 2 pilhas AA. :P O SpyBotics, não conheço!
Ricardo Oliveira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

O Spybotics, leva 3 se bem me lembro.
FCorreia

Responder