10194 - Emerald Night

Para te manteres informado sobre o que se passa no mundo LEGO!
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Re: 10194 - Emerald Night

Mensagem por Ribatagus »

fil_lego Escreveu:
Pois cá eu fiquei muito positivamente surpreendido com o peso muito reduzido, da nova bateria PF recarregável, ou não fosse ela feita de Li-Po
Eu fiquei muito negativamente surpreendido com o preço do sistema.

Filipe
totalmente de acordo... o sistema a pilhas, se usado frequentemente, faz um "rombo orçamental" pela constante troca... A solução de bateria recarregável deve realmente ficar mais em conta, só é preciso saber, com este preço, quando é que se dá o "break-even" (número de vezes que a bateria passa a ficar mais barata que as pilhas tradicionais)...

"break-even" esse que, no sistema de carris metálicos tradicionais, é mais complicado de calcular, porque se tem que incluir o valor acrescentado dos carris metálicos... mas presumo que, mesmo com esse custo adicional, "ganha" aos dois sistemas concorrentes... (creio que vai ser um estudo interessante de fazer, não tenho é os elementos todos para isso...mas podemos fazê-lo em conjunto!)

Mas agora assim de repente, fora destes devaneios de Gestão, veio-me à cabeça um outro detalhe muuuito peculiar:
Sendo que estas coisas são para "crianças", imagine-se este cenário: O jovem quer ir brincar com o seu comboio... monta as linhas, monta o comboio, e toca de o pôr a andar...

Cenário 1: 9v "carris metálicos":
- Liga à corrente, roda o botão e... a magia acontece!!!!
Resultado: tempo de espera: praticamente nenhum!

Cenário 2: "Pilhas"
Quando carrega no botão para arrancar, "tá sem carga!"
E daqui acontecem duas coisas: Há pilhas, ou não há pilhas. No cenário positivo, vai ao armário das pilhas, desmonta a caixa, tira pilhas, repõe pilhas, remonta o set... e a magia acontece!!!!
No cenário negativo: "não há pilhas, o comboio não anda"  :'(  :notcool:
Resultado: Tempo de espera: alguns minutos (no cenário positivo) ou falha total (não há comboio a andar)

Cenário 3: "Bateria recarregável"
Quando carrega no botão de arranque: "tá descarregado!" e tem que deixar o brinquedo ali montado, enquanto (des)espera pela bateria se carregar... Como as crianças têm muuuita paciência para esperar, vão brincar com outras coisas enquanto esperam pela pilha a carregar... Como também têm "boa memória", esquecem-se do comboio porque estão distraídos com outras coisas... e assim se perde a "magia" do LEGO para outras coisas...

É claro que isto tudo são situações fictícias, mas não são propriamente ficção... são cenários para contemplar e ponderar...
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

Eu cá gostei muito do set, apesar de a carruagem, para não variar, parecer demasiado curtinha.

Agora, o dilema: à partida, é sem dúvida um modelo estático muito vistoso, mas... com mais uns trecos, até anda! E a andar, é um espectáculo ver aqueles braços articulados a mexer!

Bom, só que os tais trecos, além do custo exorbitante, acabam por reduzir um tanto a estética da coisa - sobretudo a bateria, que fica bem à vista no tender.

Que fazer, então? Acho que vou avançar por fases: primeiro comprar o set sem motor, e depois logo se verá. Entretanto, pensarei em alongar a carruagem para umas dimensões decentes...  ;)

Não sei é se vou ter a paciência necessária para esperar que esteja disponível para a PLUG. Não costumo roer as unhas, mas...
#EuCáNãoUsoHashtags
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Sim, simm temos de tratar da encomenda...
Mas por enquanto, qd chego a casa do trabalha, ainda só me apetece é dormir...
Mais uns dias e isto passa. ;)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="JMCampos"]
Entretanto, pensarei em alongar a carruagem para umas dimensões decentes...  ;)[/quote]
Então tens de comprar dois sets, ou então dar o couro e o cabelo no BrickLink... pelo que tenho lido, aquelas janelas naquela cor por enquanto só há neste set.

[quote="Conchas"]
ainda só me apetece é dormir...[/quote]
Pff, não acredito! >:D
fil_lego
Sócio
Sócio
Registado: 07 out 2006, 10:05

Mensagem por fil_lego »

Eu cá gostei muito do set, apesar de a carruagem, para não variar, parecer demasiado curtinha.
Embora "comboios" não seja (ainda) o meu tema favorito gostaria de referir que a carruagem do set pode até ser "curtinha", mas na época em que eram utilizadas estas locomotivas a vapor, era mesmo assim. As carruagens eram bastante mais pequenas que as actuais.
Penso que seria preferível ter mais carruagens iguais a esta do que maiores.

Filipe
Não é por ser velho que se deixa de brincar.
É por deixar de brincar que se fica velho.
Ribatagus
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

fil_lego Escreveu:
(...) mas na época em que eram utilizadas estas locomotivas a vapor, era mesmo assim. As carruagens eram bastante mais pequenas que as actuais.
(...)
Depende da época de comboios que estejas a falar... Tenho ideia de que as primeiras eram de facto relativamente curtas... mas as últimas do tempo do "bapori" eram monstros abomináveis e gigantescos, com rodas atrás de rodas, eixos atrás de eixos, pistons atrás de pistons... recordo pelo menos uma que tinha tripla articulação, só na locomotiva!  :o

Por isso, creio que é apenas uma questão de "época" que é retratada...

No entanto (e para não variar) para mim, a escala "minifig-ável" é sempre preferível à "real", nem que seja para não construir mastodontes que devido ao seu peso não consigam sequer puxar-se a si mesmas...  :whistle:

...assim de repente veio-me à ideia a "big boy" da Union Pacific:
[img width=400]http://www.ronsaari.com/stockImages/pen ... BigBoy.jpg[/img]
-------
Vasco Serranho
BRICKSHELF
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Ele estava a referir-se à carruagem, não à locomotiva... :whistle:
Ribatagus
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="AVCampos"]
Ele estava a referir-se à carruagem, não à locomotiva... :whistle:
[/quote]
:-X  ;D  :whistle:

Quanto à carruagem, falta mais uma igual (no exterior, mas diferente por dentro) e uma terceira diferente (de carga ligeira ou de correio, por exemplo)... ganhava mais brincabilidade e tornava-a mais interessante!  :fixe:
Última edição por Ribatagus em 06 mai 2009, 18:28, editado 1 vez no total.
-------
Vasco Serranho
BRICKSHELF
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

[quote="Ribatagus"]
Quanto à carruagem, falta mais uma igual (no exterior, mas diferente por dentro) e uma terceira diferente (de carga ligeira ou de correio, por exemplo)... ganhava mais brincabilidade e tornava-a mais interessante!  :fixe:
[/quote]

Que a LEGO te ouça, Vasco!  :D
#EuCáNãoUsoHashtags
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

Pelo que ouvi dizer a LEGO não tem planos para lançar carruagens separadamente do comboio.  :notcool: Dizem que não compensa... mas deve ser só a nivel parental (que compram um set para os filhos e montam uma mini pista que anda à roda), pois os AFOLs querem 1 comboio e varias carruagens!

E já agora, tb já cá temos o comando PF do comboio.  :fixe: Gostei, mas continuo na minha que isto de ser IR é uma solução pior da que tinham por rádio. Prova disso é precisamente o tão falado descarilamento por excesso de velocidade.  :-[

E para continuar nestas andanças, tb já temos as novas linhas fléxiveis.  :expectation: Mas confesso que ainda não as testei, pois estamos numa de arrumações e meter a casa em ordem, que ainda não tivemos tempos de montar uma pequena pista.

Quanto à bateria recargavel... resolvemos ficar longe dela, pelo menos por agora. :whistle: Demasiado caro.  :'(
There are those who believe that life here began out there...
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Cassiebsg"]
Quanto à bateria recargavel... resolvemos ficar longe dela, pelo menos por agora. :whistle: Demasiado caro.  :'([/quote]
Na Lourinhã tive uma na mão, e parece tão leve! :o Mas, para ter 1100 mAh, mesmo com as funcionalidades de controlo de carga e regulação de velocidade integradas, parece-me um grande batajolo... :-\ Baterias de telemóvel com capacidades equivalentes são muito mais pequenas!
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Mas não são 9V.

A do meu tem 1620mAh, mas tem 3,7V
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Ah, é isso mesmo, esqueci-me! :-[ As de telemóvel costumam ser de 3.7 V, a tensão nominal de uma célula Li-Ion. Portanto esta deve ter dentro duas células em série, ou com 7.4 V na realidade ou com uma queda de 0.2 V provocada pela electrónica de regulação ou para emular mais fielmente pilhas recarregáveis de 1.2 V.
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Na realidade a bateria da LEGO, menciona mesmo ser de 7,4V, ao contrário dos 7,2V esperados (baterias de NiMh).
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

AHÁ! Então tudo bate certo! 8) Duas células de 3.7 V, um controlador de carregamento, um regulador de tensão de saída, um botão ON/OFF e um LED, studs por cima e antistuds por baixo, e ficamos com uma bateria recarregável LEGO.

Agora comparando com a do NXT, que se não me engano tem características eléctricas semelhantes: será que esta última tem as células lado a lado em vez de empilhadas, e o espaço extra é ocupado por um rectificador em vez do regulador de tensão?
Responder