Qual o background dos fãs de Technic/Mindstorms?

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder

És fã de Technic/Mindstorms e/ou tens background de engenharia "tecnológica"?

Sou fã e "inginhêiro"
9
41%
Sou fã e não sou "inginhêiro"
8
36%
Não sou fã e sou "inginhêiro"
1
5%
Não sou fã nem "inginhêiro"
3
14%
Outro (???)
1
5%

Total de votos: 22

AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Qual o background dos fãs de Technic/Mindstorms?

Mensagem por AVCampos »

Estava eu imerso em pensamentos acerca da melhoria do módulo compressor do Hexápode (trocar o motor 9V por um Power Functions M ou XL?) a ver o site do Philo para me ajudar à decisão, quando s'm'ocorreu uma coisa: será que o pessoal com background de engenharia (pelo menos mecânica, electrotécnica, informática ou aeroespacial) tem realmente tendência a preferir, dentro do LEGO, o Technic e o Mindstorms, e vice-versa? Ou os dois factores não estão relacionados?

O debate está aberto, aqui e agora! ;D
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Re: Qual o background dos fãs de Technic/Mindstorms?

Mensagem por Ribatagus »

fã sou eu... "inginhêro" nem por isso...

...se bem que a minha área é muito integrada na "engenharia de sistemas de informação", nomeadamentente na modelação e reorganização de processos... gosto de "ver como as coisas funcionam" e "como fazê-las funcionar melhor"... se um "inginhêro" faz isso a uma máquina, eu faço-o a um sistema de informação, a um fluxo de trabalho, etc...

Até nem sou "inginhêro", mas até tenho uma base "ingenhosa" :P

Acho que um "inginhêro" vai mais à profundidade da funcionalidade, enquanto eu me mantenho pelo "objectivo geral", por uma abordagem mais prática... e talvez seja por isso que gosto de technic, mas vejo-o mais como um "meio para atingir um fim" que um "tema em si"... gosto é de aplicar Technic às construções, e não fazer "máquinas" só pelo gozo de "maquinar"...

edit posterior:
Penso que aqui, o que será importante é definir "o que é um inginhêro"?
- Com grau académico em Engenharia?
- Que gosta de fazer "engenhocas"?
- Outra...

segundo a Consciência Global, é "é a arte, a ciência e a técnica de bem conjugar os conhecimentos especializados (científicos) de uma dada área do saber com a sua viabilidade técnico-econômica, para produzir novas utilidades e/ou transformar a natureza, em conformidade com idéias bem planejadas e em observância aos imperativos de preservação ambiental e de conservação ambiental, na escala que se fizer necessária."

Para mim, um engenheiro é alguém com a capacidade de utilizar a  arte e o engenho humano, de uma forma científica, para a criação de coisas que facilitem a vida quotidiana...

...sendo que "coisas" pode ser algo tão elementar como um botão... até uma ponte que liga duas margens, um avião, uma estrada, etc... basicamente, tudo o que tenha tido algum fundamento científico para ser "inventado" e/ou "melhorado"!
Última edição por Ribatagus em 18 mai 2009, 16:10, editado 1 vez no total.
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Independentemente do que sou ou não sou, devo confessar que fico surpreendido qd vejos fãs de TECHNIC, ligados a ramos não técnicos.

Fiquei particularmente surprrendido por exemplo, qd soube que o Sariel (um dos mais proficuos e talentosos construtores de TECHNIC), é de formação em Línguas e webdesigner de profissão.
Isto aliado ao facto das suas capacidades técnicas de construção, demonstram ser extremamente versátil e open-minded!
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

Não sou fã. Não porque não goste. Mas porque não consigo montar Technic. Já contei esta história a várias pessoas. O primeiro LEGO a que pus a mão era um Technic de um vizinho, que não conseguia montar. Como a minha irmã na altura também não estava com grande paciência para me ajudar, acabei por devolvê-lo ao rapaz sem o montar. Nunca mais quis Technic.

Mindstorms é fixe, e interessa-me pois é mais informático. Mas farto de Informática estou eu. O LEGO tem e deve de ser um escape e não mais do mesmo, logo nem vou por aí.

"Inginheiro" epá... tá quase! :D

Pocas
Imagem
nmaio
Sócio
Sócio
Registado: 30 abr 2009, 21:29

Mensagem por nmaio »

A Engenharia abrange diversas áreas, daí não saber ao certo o que querem dizer quando se referem a "inginhêiros"...

Suponho que não seja regra, mas acho que quem gosta de Technic goste de ver "algo mais real", os mecanismos a funcionar, as rodas dos carros a virar, daí talvez tenham alguma apetência natural a trabalhos (empregos) mais "manuais/visuais" do que por exemplo línguas.

No meu caso em particular, Technic é a minha preferência, e de facto sou das engenharias. "inginhêiro" só o Socrates, eu não pago cotas, portanto não posso usar esse título. :P
Se uma coisa tem directamente a ver com a outra não sei, mas gosto de saber como as coisas funcionam, gosto de ver as coisas a "crescer", daí ter seguido por uma área mais técnica.

Mindstorms nunca experimentei, mas de facto gostava. Na faculdade, não usei, mas vi uns robots de LEGO muita catitas. Por acaso gostava de brincar um pouco com aquilo. :expectation:

Talvez no futuro... :dontcare:
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Mensagem por Suntzu »

Eu sou fã moderado... Não tenho previsto comprar nada de technic se bem que hoje pouco faltou  ;D
Adiante, acho que estamos no fundo a falar dum brinquedo que é teoricamente acessível a todos. Logo, não é necessário ser engenheiro para gostar ou deixar de gostar...

Não há relação entre as duas coisas em meu entender...
fil_lego
Sócio
Sócio
Registado: 07 out 2006, 10:05

Mensagem por fil_lego »

Sou fã e não sou "inginhêiro"
"Inginhêiro" é pegar num porco ao colo para ele poder comer as bolotas que não caem da azinheira! :o
TECHNIC não é isso. :fixe:

Filipe
Não é por ser velho que se deixa de brincar.
É por deixar de brincar que se fica velho.
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Pessoal, não foi por acaso que escrevi "inginhêiro" e não "engenheiro"! Quis dizer com isso aqueles que, uns mais e outros menos, se revêm naquelas anedotas de engenheiros, mais aqueles do perfil descrito pelo nmaio que do descrito pelo fil_lego. :D Mesmo que uma pessoa não seja "engenheiro" de título pode ser "inginhêiro" de coração, e o contrário também é verdade.
fil_lego
Sócio
Sócio
Registado: 07 out 2006, 10:05

Mensagem por fil_lego »

"inginhêiro" de coração
= cardiologista! ;D

Filipe
Não é por ser velho que se deixa de brincar.
É por deixar de brincar que se fica velho.
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

fil_lego Escreveu:
"inginhêiro" de coração
= cardiologista! ;D
{lol-up}
Pebrick
Full Member
Full Member
Registado: 24 fev 2009, 02:15

Mensagem por Pebrick »

[quote="Ribatagus"]
fã sou eu... "inginhêro" nem por isso...

Para mim, um engenheiro é alguém com a capacidade de utilizar a  arte e o engenho humano, de uma forma científica, para a criação de coisas que facilitem a vida quotidiana...

[/quote]

Por aqui a conversa estava com algum nível… Gostei da tua intervenção.  :fixe:
Quanto à problemática do Alexandre acho que pode ser reformulada. Já tive no passado algumas discussões do tipo:
“Gostamos de Lego porque somos engenheiros?... Ou somos engenheiros porque gostávamos de Lego em novos?”
Eu acredito que foi a influência positiva do Lego na infância e adolescência que moldaram alguns dos meus interesses e competências. E assim virei engenheiro, ou “ênginhêro”, ou o que quiserem!  >:(
  Os efeitos positivos do Lego não têm de se concretizar em Engenheiros “puros”: Electro, mecânica,… mas em actividades em que a imaginação, abstracção e visualização tridimensional sejam importantes. Daí desde Web designer até arqueólogos possam ter beneficiado deste fantástico brinquedo.  :jump:

Quanto àqueles que voltam ao Lego um dia mais tarde, já não sei. Depende dos caminhos e da força da Dark Age.

Para os informáticos que não querem ver no Lego mais linhas de código, vai a minha compreensão. Faz sentido!

Abraço
Pebrick (quase o próximo sócio  :plug: )
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="Pebrick"]

Para os informáticos que não querem ver no Lego mais linhas de código, vai a minha compreensão. Faz sentido!

[/quote]
Olha que aqui tenho que discordar contigo: Objectos, atributos, propriedades, stacks, queues, LIFO e FIFO, entre outros conceitos "informáticos"... são todos compreensivelmente explicáveis por LEGO! Eu via-me nas aulas de programação a "encaixar" programas, associar métodos,...enfim, a misturar objectos de programação na minha cabeça, a dar "forma" aos conceitos, através de analogias de peças em LEGO!

A informática (de hoje) vai muito mais além das linhas de código "elementares": trabalha-se muito mais em conceitos de objectos, atributos, propriedades e métodos... tem muito mais a haver com LEGO do que à primeira vista parece!  :fixe:

Eu confesso que tenho de agradecer a minha facilidade de aprendizagem destes conceitos todos, graças ao meu background de ter brincado com LEGO quando era mais petiz!  :fixe: ...E via a dificuldade do pessoal que não tinha tido contacto com a realidade LEGal na aquisição destes conceitos...

Tive um professor meu de Programação que levou LEGO para a sala de aula para explicar listas, pilhas e algoritmos de ordenação... uma dúzia de bricks foi o suficiente para explicar conceitos tão essenciais à vida de um programador!  :clapping:
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
Pebrick
Full Member
Full Member
Registado: 24 fev 2009, 02:15

Mensagem por Pebrick »

[quote="Ribatagus"]
[quote="Pebrick"]

[/quote]
Olha que aqui tenho que discordar contigo:
Tive um professor meu de Programação que levou LEGO para a sala de aula para explicar listas, pilhas e algoritmos de ordenação... uma dúzia de bricks foi o suficiente para explicar conceitos tão essenciais à vida de um programador!  :clapping:
[/quote]

Expliquei-me mal. Percebi de um post aqui da conversa do Pocas que:
"Mindstorms é fixe, e interessa-me pois é mais informático. Mas farto de Informática estou eu. O LEGO tem e deve de ser um escape e não mais do mesmo, logo nem vou por aí."

Ou seja, para quem a informática já é o dia-a-dia, ver no Lego mais código não é propriamente relaxante e então os "velhos" bricks serem o centro das atenções faz mais sentido  :fixe:.

Enquanto elemento potenciador da aprendizagem bem podes ver que concordas com o que disse antes. Para dizer a verdade levei para as aulas de física de 8 e 9 ano montagens com roldanas e engrenagens para explicar com o porf. E pronto assim se ganha uum rótolo menos apelativo!! lololol  ;D

Pebrick
Responder