Por isso, malta:
O que utilizar para lubrificar peças e engrenagens LEGO?
Esta discussão tem estado dispersa em vários pontos do Fórum, mas penso que é pertinente agregar aqui opiniões e sugestões, apresentar experiências realizadas e o seu resultado!

Vou falar da minha experiência:
Após uma exposição pública realizada já no passado ano 2006, vi com surpresa a quantidade de pó que os bogies dos comboios acumularam durante o evento... Isso deixou-me preocupado e pôs-me a pensar que tipo de lubrificante poderia ser usado para prevenir o "pó de ABS" que faz um efeito de desgaste exponencial nas peças: o pó criado faz "moer" ainda mais as peças, gerando ainda mais pó... e o desgaste das peças!

Experimentei aplicar nos bogies, no pino de encaixe, um pouco de vaselina em creme que tinha na minha "farmácia de casa"(disponível em farmácias e/ou zona de saúde dos supermercados, ao pé dos pensos rápidos, álcool, etc)...
A vaselina tem a mesma origem do ABS (derivado de pretróleo) por isso assumi que seriam substâncias inócuas entre si. Por ser em creme, funciona de forma semelhante à massa consistente: fica "pegada" tipo "massa", não "pinga" (como aconteceria se fosse líquida, ou óleo).
Fiz a experiência com uma carruagem. Apliquei "peso" em cima dela (para "forçar" o desgaste) e num dos bogies fiz o teste (apliquei o creme), no outro fiz o controlo (sem nada).
Após algumas voltas (+-20m) o desgaste começou a aparecer no bogie de controle... era pouco, mas já se via. No bogie lubrificado retirei a vaselina com cuidado e espalhei numa folha de papel à procura de "pontos pretos" (pó de ABS) para testar se a lubrificação teve resultado. Não tendo encontrado pontos pretos, assumi que a lubrificação teve algum efeito...
O que não convém é abusar na quantidade : a aplicação deve ser mínima, porque depois fica o aspecto... "nheck"

O que não testei: efeitos a longo-prazo. Mesmo que nos primeiros tempos o ABS e a vaselina pareçam inócuas entre si, não sei se as duas substâncias reagirão com o tempo. Por agora deixei os meus comboios "com creme" guardados... se calhar agora era um bom momento para verificar se houve alguma reacção ao material

Fiz esta experiência há já algum tempo... é pena na altura não ter documentado com fotos... mas posso sempre repetir o teste, não é verdadeee?...