Lubrificar peças e/ou engrenagens LEGO

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Lubrificar peças e/ou engrenagens LEGO

Mensagem por Ribatagus »

No rescaldo do "pó de GBC" da Lourinhã e no seguimento de dúvidas apresentadas noutro tópico, venho abrir este tópico para discutirmos sobre formas de lubrificar peças e engrenagens LEGO de forma eficiente e que mantenha as nossas peças imaculadas  :fixe:

Por isso, malta:
O que utilizar para lubrificar peças e engrenagens LEGO?

Esta discussão tem estado dispersa em vários pontos do Fórum, mas penso que é pertinente agregar aqui opiniões e sugestões, apresentar experiências realizadas e o seu resultado!  :fixe:

Vou falar da minha experiência:

Após uma exposição pública realizada já no passado ano 2006, vi com surpresa a quantidade de pó que os bogies dos comboios acumularam durante o evento... Isso deixou-me preocupado  e pôs-me a pensar que tipo de lubrificante poderia ser usado para prevenir o "pó de ABS" que faz um efeito de desgaste exponencial nas peças: o pó criado faz "moer" ainda mais as peças, gerando ainda mais pó... e o desgaste das peças!  :notcool:

Experimentei aplicar nos bogies, no pino de encaixe, um pouco de vaselina em creme que tinha na minha "farmácia de casa"(disponível em farmácias e/ou zona de saúde dos supermercados, ao pé dos pensos rápidos, álcool, etc)...

A vaselina tem a mesma origem do ABS (derivado de pretróleo) por isso assumi que seriam substâncias inócuas entre si. Por ser em creme, funciona de forma semelhante à massa consistente: fica "pegada" tipo "massa", não "pinga" (como aconteceria se fosse líquida, ou óleo).

Fiz a experiência com uma carruagem. Apliquei "peso" em cima dela (para "forçar" o desgaste) e num dos bogies fiz o teste (apliquei o creme), no outro fiz o controlo (sem nada).

Após algumas voltas (+-20m) o desgaste começou a aparecer no bogie de controle... era pouco, mas já se via. No bogie lubrificado retirei a vaselina com cuidado e espalhei numa folha de papel à procura de "pontos pretos" (pó de ABS) para testar se a lubrificação teve resultado. Não tendo encontrado pontos pretos, assumi que a lubrificação teve algum efeito...

O que não convém é abusar na quantidade : a aplicação deve ser mínima, porque depois fica o aspecto... "nheck"  :notcool: De preferência, não lubrificar com este material partes demasiado expostas... fica com mau aspecto se não retirarmos o excesso de material!

O que não testei: efeitos a longo-prazo. Mesmo que nos primeiros tempos o ABS e a vaselina pareçam inócuas entre si, não sei se as duas substâncias reagirão com o tempo. Por agora deixei os meus comboios "com creme" guardados... se calhar agora era um bom momento para verificar se houve alguma reacção ao material  ::)

Fiz esta experiência há já algum tempo... é pena na altura não ter documentado com fotos... mas posso sempre repetir o teste, não é verdadeee?...  :whistle:
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Lubrificar peças e/ou engrenagens LEGO

Mensagem por Suntzu »

Normalmente costuma-se usar um indicador para saber se um produto ataca ou não o plástico.
Se faz mal à nossa pele também faz mal ao plástico...

Uma vez que a vaselina não faz mal à pele tb não ataca o plástico...
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Mas o éter ou a acetona (já não me lembro qual) é inofensivo para a pele e estraga o plástico... :-\
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="AVCampos"]
Mas o éter ou a acetona (já não me lembro qual) é inofensivo para a pele e estraga o plástico... :-\
[/quote]
A Acetona é tudo menos inofensiva para a pele...pode ser aplicado em doses "pequenas" e de "curta duração", mas em doses prolongadas deixa marca...

o éter, posso presumir que tenha um efeito semelhante ao álcool, mas... não posso concluir nada. Quem conhecer o efeito do éter que enuncie aqui.

Já agora, o álcool não afecta o ABS... mas é implacável para serigrafias!  :o
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Mensagem por Suntzu »

[quote="AVCampos"]
[/quote]

O éter não faço ideia mas a acetona é solvente, logo, prejudica a pele e o plástico.

Quando me refiro a pele, comparo com plástico sem pigmentos . Nestes casos é comparável.
Se houver algum pigmento mais sensível no plástico: aí não me responsabilizo  ;D
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Registado: 20 jun 2006, 04:39

Mensagem por BionicDroid »

À cerca de 4 anos ao desmontar uma locomotiva de um comboio Duplo (talvez com dez anos de idade) descobri que as rodas dentadas internas em ABS tinham entre os seus dentes uma massa branca, logo não era vaselina líquida uma vez que não apresentava manchas sobre as diversas partes internas em ABS (sinal de não ter havido escorrimento) daí depreendo que talvez possa ser vaselina sólida.
Será que se pode perguntar à LEGO® que tipo de lubríficante usam nas suas engrenagens internas?
Carlos Ribeiro
deda
Hero Member
Hero Member
Registado: 02 abr 2009, 21:20

Mensagem por deda »

Usar vaselina liquida. :fixe:
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="BionicDroid"]
À cerca de 4 anos ao desmontar uma locomotiva de um comboio Duplo (talvez com dez anos de idade) descobri que as rodas dentadas internas em ABS tinham entre os seus dentes uma massa branca, logo não era vaselina líquida uma vez que não apresentava manchas sobre as diversas partes internas em ABS (sinal de não ter havido escorrimento) daí depreendo que talvez possa ser vaselina sólida.
Será que se pode perguntar à LEGO® que tipo de lubríficante usam nas suas engrenagens internas?
[/quote]

Coloca a questão na secção apropriada e de acordo com as guidelines. :fixe:
http://www.plug.pt/forum/http://localho ... .php?f=2.0

Já agora, um dia destes uma sócia perguntou-me se sabia qual a cola utilizada pela LEGO, para colar as peças nos seus modelos grandes. Mais uma questão a colocar no sítio correcto... :whistle:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Viana :brincka: 2025, 19-22 de Junho
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Mensagem por Hyphos »

O eter não pode funcionar lubrificante pois têm um ponto de evaporação baixo e não possui propriedades lubrificantes.

A vaselina é uma boa hipótese, pois têm alguma viscosidade e propriedades lubrificantes, e como não estamos a falar de algo que atinja grandes temperaturas, essas propriedades não se alteram.

Sei que existe alguns lubrificantes à base de silicone que talvez sejam os mais indicados.
Paulo "Jones" Brown
Pebrick
Full Member
Full Member
Registado: 24 fev 2009, 02:15

Mensagem por Pebrick »

Obrigado pela criação do tópico.

No passado very far away lembro-me de ter posto sabão em eixos em rotação apoiados em bricks perfurados (seja lá qual for o termo certo para chamar essas peças)

De qualquer forma não me lembro do resultado, o que significa que nem me adiantou nem estragou. Só tive de lavar as peças!

Quanto ao comentário do Conchas, no tópico de origem, concordo:
Quando se quer ir além do que as peças foram feitas para suportar é natural que algo se vá estragando. é um risco assumido, venha a vaselina!  :-\
Ou melhor, se houver ideias.  :expectation:

Pebrick
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Pebrick"]
bricks perfurados (seja lá qual for o termo certo para chamar essas peças)[/quote]
Bricks Technic. ;)
Pebrick
Full Member
Full Member
Registado: 24 fev 2009, 02:15

Mensagem por Pebrick »

[quote="AVCampos"]
[quote="Pebrick"]
bricks perfurados (seja lá qual for o termo certo para chamar essas peças)[/quote]
Bricks Technic. ;)
[/quote]

Tu e as tuas pérolas! Obrigado, como sempre!
Pebrick
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Ora, foi só, ao chafurdar no MLCad, procurar peças pelas figuras e ver os respectivos nomes, que fiquei a saber. :)
ruialmeida
Sócio
Sócio
Registado: 20 fev 2007, 22:29
Contacto:

Mensagem por ruialmeida »

;) bem, na minha opinião, um bom lubrificante para alguns trabalhos em lego, é o detergente liquido de lavar a louça, tipo fary, assim evita o desgaste das peças, e depois do material ser usado sempre se pode lavar,  atenção que a vaselina nem sempre depois consegue sair das peças com tanta facilidade.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Já estou a ver o GBC a fazer espuma por todo o lado, as bolas de basket sem se verem ou a confundirem-se com as de futebol, etc... ;D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Viana :brincka: 2025, 19-22 de Junho
Responder