Pequena Discussão - MOC's : O Passado e o Presente. + O excesso de peças limita a criatividade?

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.

Faziam mais MOC's quando tinham poucas peças? Ou fazem mais agora que tem muita coisa?

Faço MAIS agora, porque tenho mais peças
12
39%
Faço MENOS agora, apesar de ter mais peças
6
19%
Faço o mesmo
5
16%
Faço MAIS agora, mas não tem a haver com as peças que tenho
3
10%
Faço MENOS agora, mas não tem a haver com as peças que tenho
5
16%

Total de votos: 31

OGEL
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 20 dez 2008, 12:50

Re: Pequena Discussão - MOC's : O Passado e o Presente. + O excesso de peças limita a criatividade?

Mensagem por OGEL »

[quote="ruialmeida"]
[quote="OGEL"]
[quote="giacomo"]
com mais ou menos peças, o grande problema é mesmo a falta de tempo. nem tempo para montar sets tenho (basta referir que devo de ter uns 15 sets fechados por montar)... é mesmo muito triste  :notcool: pelo menos olho prás caixas  ;D
[/quote]

15 sets??  :jump: :jump: :jump:  até me levantava mais cedo só para os montar...  8) 8)
[/quote]
quando se tem pouco pensa-se assim, mas existe quem tenho muito mais do que 15 sets por montar, mas não o faz por falta de espaço depois para os guardar
[/quote]

Percebo o problema, mas podem sempre montá-los e de seguida voltar a desmontá-los e mante-los guardados nas caixas, ocupa o mesmo espaço 8) 8) 8)
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Re: Pequena Discussão - MOC's : O Passado e o Presente. + O excesso de peças limita a criatividade?

Mensagem por Ribatagus »

[quote="OGEL"]
Percebo o problema, mas podem sempre montá-los e de seguida voltar a desmontá-los e mante-los guardados nas caixas, ocupa o mesmo espaço 8) 8) 8)
[/quote]

Ocupa menos espaço se:
- Montares o set
- Espalmar a caixa
- "reduzir" o set por "encolhimento" de antenas, extras pendurados, desmontagem de asas e outras proturberâncias, reduzindo o set a um "bloco compacto
- Meter esse "bloco" dentro de um saco, que por sua vez é encaixado numa outra caixa com outros sets já arrumados do mesmo modo...

Não esquecer de ir registando todos os sets que estão dentro de cada caixa, para assim manteres a colecção inventariada e localizada!  :fixe:
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
OGEL
Sr. Member
Sr. Member

Mensagem por OGEL »

[quote="Ribatagus"]
[quote="OGEL"]
[/quote]

Ocupa menos espaço se:
- Montares o set
- Espalmar a caixa
- "reduzir" o set por "encolhimento" de antenas, extras pendurados, desmontagem de asas e outras proturberâncias, reduzindo o set a um "bloco compacto
- Meter esse "bloco" dentro de um saco, que por sua vez é encaixado numa outra caixa com outros sets já arrumados do mesmo modo...

Não esquecer de ir registando todos os sets que estão dentro de cada caixa, para assim manteres a colecção inventariada e localizada!  :fixe:
[/quote]

Boa táctica para quem não tem espaço... que felizmente não é o meu caso...

Arrumar na caixa original, ou dessa forma, o que interessa é que montámos os sets e isso é que é divertido... a questão aqui era outra: o pessoal não monta os sets (nem sequer abre as caixas) pq pode não ter espaço para os guardar, e isso é que não percebo...

Claro que a falta de tempo já é um argumento que entendo perfeitamente... se alguém tem uma vida muito preenchida e compra muitos sets, chega a um ponto que pode não ter tempo para os montar...

Mas voltando ao tema deste tópico, entendo bem o ponto do Pedro, quando diz que lhe falta pachorra para andar à procura de peças para fazer MOCs, uma pessoa também tem fases em que se cansa das coisas, acho normal...

Mas não ter peças é bem pior...  :notcool: :notcool: :notcool:
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="OGEL"]
o pessoal não monta os sets (nem sequer abre as caixas) pq pode não ter espaço para os guardar, e isso é que não percebo...[/quote]
No meu caso, guardo sempre os sets em peças, e com elas espalhadas pelas caixas de divisórias, misturadas com os outros sets/peças avulsas.
Ribatagus
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="AVCampos"]
[quote="OGEL"]
o pessoal não monta os sets (nem sequer abre as caixas) pq pode não ter espaço para os guardar, e isso é que não percebo...[/quote]
No meu caso, guardo sempre os sets em peças, e com elas espalhadas pelas caixas de divisórias, misturadas com os outros sets/peças avulsas.
[/quote]

aqui já estamos a falar de outra coisa que influencia e MUITO a execução de um MOC: "como arrumar as peças":
http://www.plug.pt/forum/http://localho ... ic.php?t=1

e se há uma coisa que é verdade é que:
A arrumação das peças influencia e muito a quantidade e qualidade de MOCs criados!

Até ter tido o empreendimento épico de separar TODAS as peças, primeiro por TIPO e depois por COR, passava mais tempo à procura de peças do que a construir... e no fim, quando encontrava a peça, já me tinha esquecido para que é que a queria... :-[  :-\

...agora posso dizer com orgulho que o meu record é de menos de 10 minutos desde agarrar na primeira peça até ter completado o MOC, previamente projectado em "papel"  :clapping:  :fixe:
Última edição por Ribatagus em 22 mai 2009, 12:49, editado 1 vez no total.
-------
Vasco Serranho
BRICKSHELF
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Ora, esses recordes são muito relativos... duvido que tenhas demorado o mesmo tempo "agarrar peça -> terminar MOC", por exemplo, para o Diane e para o Carryall!
giacomo
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 10 out 2007, 17:01

Mensagem por giacomo »

[quote="Ribatagus"]
[quote="OGEL"]
[/quote]

[/quote]

isso é algo que realmente vou ter que fazer urgentemente... tenho tudo num pandemónio  :P
Ribatagus
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="AVCampos"]
Ora, esses recordes são muito relativos... duvido que tenhas demorado o mesmo tempo "agarrar peça -> terminar MOC", por exemplo, para o Diane e para o Carryall!
[/quote]
Claro que são relativos! Tem mais a haver com a complexidade e/ou detalhe do MOC que é feito! E dificilmente é realizável um estudo que consiga comparar MOCS e o seu tempo de realização...
...curiosamente terminei o Carryall mais depressa que a Dyane... :whistle:

O que aqui estava a apontar é a diferença entre ter e não ter as peças arrumadas... um MOC é feito muito mais depressa quando temos as coisas "organizadas", porque não passamos horas a remexer no "balde" à procura da peça que queremos...  :fixe:
-------
Vasco Serranho
BRICKSHELF
Macsword
Full Member
Full Member
Registado: 20 mai 2009, 00:54
Contacto:

Mensagem por Macsword »

Não estive a ler todas as respostas, mas na minha opinião, é a falta de peças que nos dá mais vontade de fazer isto ou aquilo.  :)

"Epá, se eu tivesse estas peças!"  ::)

Se temos muitas peças, nada como arranjar algo que as permita ter minimamente separadas por tipos, facilita a procura!  :fixe:

No meu ver, excesso de peça, nunca é pretexto para limitação de criatividade, muito pelo contrario, quanto mais peças tenho, mais coisas imagino para dar uso a determinada peça, e mais coisas quero... Quanto mais tenho, mais quero, mais imagino!  :plug:
A predator's heart, knows no remorse, it lives for the hunt. A natural force!
A natural force, it knows no remorse and lives for the kill!!!
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

[quote="Ribatagus"]
[quote="AVCampos"]
[quote="PocasNuckie"]
Pior ainda, não tenho paciência para esperar dias ou semanas que cheguem aquelas peças encomendadas que faltavam.[/quote]
Então e o teu projecto, que requeria peças encomendadas?
[/quote]

Isso falou ele durante o nosso último evento!

É um projecto em curso, mas tá com um problema de logística vs agenda:
Onde tem tempo não tem as peças e onde tem as peças não tem tempo!  :o
[/quote]

O problema é mesmo agenda.

Não faz sentido empatar agora dinheiro em peças para ficarem a apanhar pó até ao verão. Quando delas precisar, lá as encomendo.

No caso do Mosaico, não tenho grande stress na questão das encomendas, espera e afins. Porquê? Porque é um tipo muito específico e restrito de peças que não envolve grande confusão em termos de criatividade, muito menos de procura das peças na loja X e na loja Y.

Até foi muito por essa "simplicidade" se assim se pode chamar, que enveredei por tal projecto.

Pocas
Imagem
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Macsword"]
No meu ver, excesso de peça, nunca é pretexto para limitação de criatividade, muito pelo contrario, quanto mais peças tenho, mais coisas imagino para dar uso a determinada peça, e mais coisas quero... , mais imagino!  :plug:[/quote]
É verdade (especialmente o "quanto mais tenho, mais quero" :expectation:), mas há um factor negativo que vai ganhando importância à medida que se vai tendo mais peças: a logística. Digo isto pelo meu caso, que tenho muitas caixas com divisórias onde pôr as peças, elas estão cheias, e não vejo hipótese de ter mais caixas: espalhando-as à minha volta, não há espaço para mais. :notcool: A não ser que construísse umas prateleiras para ter caixas sobrepostas, como se faz com sintetizadores de música, mas para ficar minimamente decente seria um projecto de bricolage e pêras!
OGEL
Sr. Member
Sr. Member

Mensagem por OGEL »

[quote="AVCampos"]
[quote="Macsword"]
No meu ver, excesso de peça, nunca é pretexto para limitação de criatividade, muito pelo contrario, quanto mais peças tenho, mais coisas imagino para dar uso a determinada peça, e mais coisas quero... , mais imagino!  :plug:[/quote]
É verdade (especialmente o "quanto mais tenho, mais quero" :expectation:), mas há um factor negativo que vai ganhando importância à medida que se vai tendo mais peças: a logística. Digo isto pelo meu caso, que tenho muitas caixas com divisórias onde pôr as peças, elas estão cheias, e não vejo hipótese de ter mais caixas: espalhando-as à minha volta, não há espaço para mais. :notcool: A não ser que construísse umas prateleiras para ter caixas sobrepostas, como se faz com sintetizadores de música, mas para ficar minimamente decente seria um projecto de bricolage e pêras!
[/quote]

Bricolage  :clapping: :clapping: :clapping:  Força, atira-te a esse projecto...  ;D ;D Uma armação de madeira com umas prateleiras, coisa simples... no AKI consegues os materiais que precisas... Se tivesse perto, até te podia ajudar, assim apenas posso incentivar e dar apoio moral  :jump: :jump: :jump: o que já não é mau...  ;)
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Talvez amanhã possa estar junto do meu LEGO, e aí tiro uma foto para se ver porque é que não dá para fazer uma coisa dessas. :'(
Ribatagus
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

...começa a investir em gavetas SUC ou um sistema parecido... Pode ser caro, mas dura-te para a vida... e dos teus filhos, netos e bisnetos!

Além disso, depois podes indrominar também o teu pai para te ajudar na divisão das peças! :D
-------
Vasco Serranho
BRICKSHELF
Macsword
Full Member
Full Member
Registado: 20 mai 2009, 00:54
Contacto:

Mensagem por Macsword »

Ideal ideal, era ter uma divisão da casa única e exclusivamente para Lego...

Peças, construções, projectos a meio e o pessoal no meio a trabalhar.

Isto sim, parece uma boa ideia!  :fixe:

Deixem-me só aterrar que o sonho já vai muito alto!  ::)
A predator's heart, knows no remorse, it lives for the hunt. A natural force!
A natural force, it knows no remorse and lives for the kill!!!
Responder