LEGO Star Wars - E depois do adeus ?

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
andy
Hero Member
Hero Member
Registado: 08 mai 2008, 22:43
Contacto:

LEGO Star Wars - E depois do adeus ?

Mensagem por andy »

Todos nós sabemos que o tema Star Wars é o tema mais lucrativo de sempre na LEGO.
Tambem sabemos que nos ultimos anos este tema tem sido a « muleta » da Lego, tendo permitido injectar verdadeiros baloes de oxigénio nos piores anos da Companhia.
Actualmente a LEGO voltou a entrar nos eixos, mas o tema Star Wars continua a ser um grande amparo...( especialmente nos EUA )

A minha pergunta é ...e quando terminar a liçença, ou os conjuntos (muitos deles já em 2 e 3 remakes..? )

O contracto foi recentemente revalidado por mais 2 ou 3 anos penso eu, e com a serie de animação Clone Wars, e a nova série televisiva que George Lucas tem planeada estrear para o ano que vem, a LEGO ainda pode dormir descansada...

Mas e depois ?

Mesmo que continuem a produzir 4 ou 5 « classicos », não irá ser a mesma coisa...

Será que já ha alternativas em estudo ?

é que isto é mais ou menos com o petroleo...dá dinheiro..mas não dura para sempre...e quem se encosta á sombra da bananeira a contar com ele..vai-se dar mal no futuro..
"Look to the stars...where others already are"
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Re: LEGO Star Wars - E depois do adeus ?

Mensagem por gads »

Lord of the Rings,
Star Trek,
Terminator,
...
;D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
andy
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por andy »

nao me parece q seja igual...

Lord of the rings embora tenha poder como saga...nao chega nem a metade do poder de star wars..

Star wars e Lego foi uma combinação de 2 das imagens de marca mais poderosas de sempre...

Terminator era tema para 1 ou 2 anos..

star trek poderia resultar...pois tem muitos fans adultos..tal como star wars..( aliás, são rivais )
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

A minha resposta foi meio a brincar!
Mas o que pretendia realmente dizer é que após a Star Wars surgirão outras licenças.
Tão fortes como Star Wars provavelmente será dificil, mas a empresa certamente lá encontrará um novo caminho :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
giacomo
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 10 out 2007, 17:01

Mensagem por giacomo »

sem dúvida que poderá haver outros temas. e Star Trek pode ser um deles. principalmente depois do J.J Abrams ter reinventado e actualizado a franchise para o cinema e que está a ter um estrondoso sucesso (não ao nivel de Star Wars obviamente). depois ainda há o batman, Indiana Jones etc...

e quem sabe se George Lucas não completa a saga com uma nova trilogia, embora sempre o tenha negado... :expectation:
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Cá para mim hão-de continuar a espremer a fonte SW por muitos e bons tempos...

Ao fim ao cabo interessa a todos e não há-de acabar por falta de temas de trabalho para novos sets.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="andy"]
Todos nós sabemos que o tema Star Wars é o tema mais lucrativo de sempre na LEGO.

Tambem sabemos que nos ultimos anos este tema tem sido a « muleta » da Lego, tendo permitido injectar verdadeiros baloes de oxigénio nos piores anos da Companhia.
[/quote]
Isto não é necessariamente verdade...
Creio que o que queres dizer é que é o tema que mais vendeu de sempre.

Não esquecer que os conjuntos SW têm que pagar a licença...
Por isso, é bem possível que, apesar de ser dos temas que mais vendeu, não significa inequivocamente que seja o mais lucrativo, precisamente pelo custo adicional da licença.

Há que elucidar 3 conceitos:
Volume de Vendas, Rentabilidade e Lucro.

Volume de Vendas é o que efectivamente se vendeu...
Rentabilidade é o valor absoluto que ganhaste com o "negócio"
Lucro é a relação (normalmente percentual) entre o custo (de produzir) e proveito(valor de venda)

Ilustrando com exemplos:
Produto A - Custo: 1000; valor de venda: 1100;
Rentabilidade: 100 - Lucro: 10%;
Produto B - custo: 200; valor de venda: 250;
Rentabilidade:   50 - Lucro: 25%;

Como vês, o produto A pode ter tido mais rentabilidade, mas o seu lucro é menor, ou seja "comparativamente tiveste menos ganho, apesar de teres tido mais recursos alocados"...

O mais "lucrativo" tema da LEGO é, provavelmente...
Bionicle!  :o
O tema é "caseiro", o design, história, etc...tudo é da própria LEGO! E vendeu-se como ginjas... Foi esse o " balão de oxigénio" que praticamente "salvou a companhia" dos piores anos de que falas...!

[quote="andy"]
Actualmente a LEGO voltou a entrar nos eixos, mas o tema Star Wars continua a ser um grande amparo...( especialmente nos EUA )

A minha pergunta é ...e quando terminar a liçença, ou os conjuntos (muitos deles já em 2 e 3 remakes..? )

O contracto foi recentemente revalidado por mais 2 ou 3 anos penso eu, e com a serie de animação Clone Wars, e a nova série televisiva que George Lucas tem planeada estrear para o ano que vem, a LEGO ainda pode dormir descansada...

Mas e depois ?

Mesmo que continuem a produzir 4 ou 5 « classicos », não irá ser a mesma coisa...

Será que já ha alternativas em estudo ?

é que isto é mais ou menos com o petroleo...dá dinheiro..mas não dura para sempre...e quem se encosta á sombra da bananeira a contar com ele..vai-se dar mal no futuro..
[/quote]

Os temas não vão faltar... e ainda agora apareceu aí umas notícias de uma licença de BD...embora seja um tema que seja algo limitado geograficamente (quem não vê esses desenhos animados não vai com certeza ter tanto desejo de os comprar como quem segue a série)

Desconfio que a LEGO está a voltar um bocado às origens agora: mais temas caseiros (Power Miners), regresso dos Piratas, Space Police, ênfase nos Castelos, a nova "moda" da cidade com os Modulares...

Presumo que as licenças vão sempre surgir, porque é algo que dá "disparos" de vendas em certas alturas, e dá uma aproximação ao mundo "real" ou pelo menos às coisas do quotidiano, ligando os media ao brinquedo... Mas tal como os media, são coisas efémeras, que dão um disparo de vendas numa altura, mas caem na desgraça na "estação seguinte"...

...mas o crescimento cada vez maior dos temas caseiros pode levá-los à conclusão que as licenças não são assim tão "lucrativas" como o resto das coisas!

considero, acima de tudo, que um tema como o StarWars não é uma regra, mas uma feliz excepção: um universo enooooooooorme, com (ainda) muito para explorar, Público adulto e jovem ao mesmo tempo, que procura ter "tudo o que haja em todas as variedades"... não esquecer que foi a StarWars que "inventou" o conceito de merchandising tal como o conhecemos hoje...

Sinceramente, duvido que a LEGO alguma vez consiga outra licença de características semelhante: diversificada, com um público potencial tão grande, com uma longevidade como esta!! :)

Mas um sério candidato é mesmo a saga StarTrek...
Há quem fomente uma "rivalidade" entre essas as duas "realidades interestelares", (SW, StarTrek) mas sinceramente... essas quezílias não funcionam em LEGO!  :P o que a malta quer e gosta é coisas giras, divertidas, cheias de funcionalidades, com capacidade de swooshar e disparar e desmontar... para montar de novo :D
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Ribatagus"]
Há quem fomente uma "rivalidade" entre essas as duas "realidades interestelares", (SW, StarTrek) mas sinceramente... essas quezílias não funcionam em LEGO!  :P[/quote]
E um exemplo disso é a linha Ferrari, que a LEGO já "explora" há tantos anos, e que este ano tem a companhia da rival Lamborghini (que prefiro à Ferrari, mas isso são gostos pessoais)... :)
Macsword
Full Member
Full Member
Registado: 20 mai 2009, 00:54
Contacto:

Mensagem por Macsword »

No meu ver, há-de haver sempre algum tema para os SET que rende dinheiro...
É o bom dos LEGO, podes fazer tudo e mais alguma coisa...
Um dia destes, uma cabecinha pensadora inventa uma coisa qualquer e o Star Wars fica mais para trás.

Eu, sinceramente, nunca fui pelos "temas", sou pelos LEGO, e ponto final.
A predator's heart, knows no remorse, it lives for the hunt. A natural force!
A natural force, it knows no remorse and lives for the kill!!!
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="AVCampos"]
[quote="Ribatagus"]
Há quem fomente uma "rivalidade" entre essas as duas "realidades interestelares", (SW, StarTrek) mas sinceramente... essas quezílias não funcionam em LEGO!  :P[/quote]
E um exemplo disso é a linha Ferrari, que a LEGO já "explora" há tantos anos, e que este ano tem a companhia da rival Lamborghini (que prefiro à Ferrari, mas isso são gostos pessoais)... :)
[/quote]
...Mas a Ferrari é mais um nicho de mercado: os seus "seguidores" são, apesar de fiéis devotos à marca, poucos em número... comparativamente a SW claro!
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

Não li a thread (estou em aula)... mas tenho a dizer :

A Licença SW nunca vai acabar .. mais ... NUNCA PODE ACABAR!

No dia em que acabe, eu corro seriamente o risco de deixar de gostar de LEGO. Não falo a brincar. Há outros temas que me agradam, mas não é a mesma coisa.

E não se preocupem. O GL vai continuar a querer espremer a teta até morrer, e quando ele morrer vão queres os filhos, netos e por aí fora ... , logo a LEGO só tem é que aproveitar e espremer também!

O Universo SW é Infinito, há Imenso potencial ainda inexplorado nos filmes, há sempre novos jogos e séries (vem ai mais uma live-action em 2010), e em ultimo caso saltem para o EU com os livros (só a thrawn trilogy tem potencial que meu deus) e afins.

Mas repito :

SW LEGO Não pode acabar!

Acho que tenho um enfarte nesse dia.

Pocas

PS: Logo passo cá a dar uma opinião menos apressada e mais elaborada.  :fixe:
Imagem
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Mensagem por Suntzu »

Curiosamente, SW não me diz quase nada. É giro e tal mas torna-se repetitivo, do género: mais uma nave e mais outra. Enfim, não percebo onde está a diversidade. 99% dos sets são naves  ;D

Além do mais, o tema é oscilante. SW morreu no final da década de 80 e renasceu no final dos 90. Neste momento está em queda e já começa a enjoar um pouco em meu entender.

Mas gosto de ver alguns sets como toada a gente!
pesgores
Hero Member
Hero Member
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Contacto:

Mensagem por pesgores »

[quote="gads"]
A minha resposta foi meio a brincar!
Mas o que pretendia realmente dizer é que após a Star Wars surgirão outras licenças.
Tão fortes como Star Wars provavelmente será dificil, mas a empresa certamente lá encontrará um novo caminho :)
[/quote]

Não. A LEGO abrirá falência e será dissolvida. Entretanto, acontece o Apocalipse.
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
andy
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por andy »

sinceramente nao me parece que haja uma licença com um poder de marketing de de atracão tao grande como star wars..
Isto foi (e é ) uma autentica galinha dos ovos de ouro para a Lego..
pesgores
Hero Member
Hero Member
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Contacto:

Mensagem por pesgores »

[quote="andy"]
sinceramente nao me parece que haja uma licença com um poder de marketing de de atracão tao grande como star wars..
Isto foi (e é ) uma autentica galinha dos ovos de ouro para a Lego..

[/quote]

Claro. É o que eu digo, assim que a licença acabar, o Apocalipse vai começar. Pior, TLG abrirá falência.
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
Responder