Truck Trial

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
mfigueiredo
Newbie
Newbie
Registado: 13 dez 2006, 11:43

Re: Truck Trial

Mensagem por mfigueiredo »

[quote="isabruna"]
Estas imagens servem ou querem outras mais pormenorizadas ou alguma mais específica?

Beijos  :-*

[/quote]

Por mim... acho que estão muiiiito boas... já deu para tirar algumas ideias...

Quanto à pergunta sobre a escala... é melhor leres um post que está quase logo no inico... lá explica as "linhas" (que no caso são regras) mestre para a construção... depois veremos se consigo obedecer...

Cumprimentos
:: MIGUEL FIGUEIREDO ::
isabruna
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 20 mar 2007, 15:32

Mensagem por isabruna »

Se precisares de mais alguma coisa sobre isso podes falar comigo!!!
O meu namorado é viciado em tudo que diga respeito a TT, por isso arranjo tudo com alguma facilidade!!

Beijos  :-*
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Ena, as imagens são excelentes! 8)

Mas, pessoalmente, eu a fazer suspensões não as farei com molas, pois é muito difícil acertar com a força delas... como diz a Jennifer Clark, muito duras e é como se não houvesse suspensão, muito macias e o camião arrasta no chão (arrgh, fiz uma rima!). Para o propósito do trial, IMHO a suspensão pendular (ou lá qual é o termo em português) é melhor.
Nave4x4
Newbie
Newbie
Registado: 31 dez 2008, 01:55

Mensagem por Nave4x4 »

Ando a meses a tentar (nos tempos mais livres claro) construir um todo-terreno de LEGO, sem o tentar fazer muito grande nem demasiado simples...  Para mim a suspenção pendular não é lá muito realista...  :notcool: Torna as coisas tão faceis de construir que tira todo o gozo do carro... :dontcare:

Não é assim tão dificil acertar com a força das molas, basta por vezes desvia-las um pouco para fora ou para dentro do eixo, alterar apoios do eixo ou simplesmente dar-lhes algum ângulo... ;)

Para mim o maior obstáculo é mesmo a resistência do diferencial novo que veio com o Set 8297 (o único que eu tenho) que devido ao esforço começa a torcer e os dentes a estalar com os do pinhão (e todos sabemos o que vem a seguir a estalar... :'(), ao ínicio pensava que era da fraca qualidade da construção do eixo em si, que não dava muito apoio estrutural ao diff', mais tarde (com a ajuda de umas ideias do famoso Sariel) percebi que o defeito não era meu... É mesmo do diferencial... ::)

Até porque como so tenho um diff', todos os carros que faço são de tração traseira, e pelo que já me apercebi qualquer coisa que vá para alem das carpetes do nosso lar, esforça em demasiado as peças... Tem mesmo de ter tracção em todos os eixos se queremos subir algo com mais de 30º, seja regra ou não... >:(

Cump's lamacentos... ;D
Nave4x4
Newbie
Newbie

Mensagem por Nave4x4 »

Este é o meu Tipo 1 (T1), o meu primeiro protótipo de um TT de LEGO:
Imagem

Mais despido podem ver que o centro de gravidade é baixo, tem a caixa de pilhas entre os eixos na parte de baixo do chassi e o motor de tracção em cima do eixo traseiro para melhorar a aderência.
Imagem
Imagem

Tanto a suspenção dianteira como traseira são independentes, apesar da traseira ser bastante arcaica a dianteira trabalhava bastante bem (foi baseada na do Set 8272) bem demais até, ao ponto de ter de colocar uns crossaxle's a limitar o curso dos mesmos para evitar que os braços de direcção se desmontassem... Devido ao peso e aos pequenos pneus de 56mm era possivel negociar obstáculos de 35º a 40º e como podem ver usei apenas amortecedores amarelos (bastante rijos :-X)...
Imagem
Imagem

Espero "ouvir" ideias e críticas... :expectation:
Assim que puder tiro fotos ao Tipo 2 e posto... Cump's ;)
Última edição por Nave4x4 em 05 jun 2009, 02:51, editado 1 vez no total.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Em termos de carro TECHNIC parece bem :fixe:!

No entanto acho que falha num aspecto fundamental para um veículo TrTr. A clearence ao solo.
Será essêncialmente esse o aspecto a melhorar.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Também me parece ter muito bom aspecto! :fixe:

Para melhorar o clearance, o melhor mesmo (e talvez o que requer menos alterações) é usares rodas maiores: veículo de TrTr que se preze tem rodas monstras! :jump:

Quanto ao diferencial, será assim tão indispensável? Neste tipo de veículos, a tracção sempre disponível será mais importante que a suavidade das curvas: se por qualquer motivo uma das rodas traseiras fica levantada, tens o veículo atolado. :-X Um compromisso que podes experimentar é usar um diferencial torsen, que une o melhor dos dois mundos. :fixe: É capaz é de ser complicado integrar três desses (um à frente, um atrás, um ao meio entre os outros dois) num chassis do tamanho que fizeste.
Nave4x4
Newbie
Newbie

Mensagem por Nave4x4 »

O diferencial torsen já me andou a viajar pelas ideias, eu próprio ja conduzi um H1 (que tem dois) e só pára quando fica atolado até a barriga... lol É tudo muito bonito, mas lembrem-se, LEGO é de plástico e o motor PF-XL desenvolve um binário bastante fatal para as coroas de 8 dentes... :-\ Alem disso para fazer um torsen em LEGO minimamente compacto e consistente é necessário 5 coroas de 8 dentes, porisso já estão a ver o que pode acontecer, demasiado elos fracos, pra lem de levar coroas de 36 dentes, coisa que eu não tenho... :P

Mas a ideia de aplicar 3 ao mesmo tempo num carro parece aliciante, apesar de que para o meu T2 ser dificil integrar mais do que apenas no eixo traseiro, e lá está, iria ficar demasiado grande para o meu gosto lol tenho de procurar algo mais pequeno... ::)

E a tracção dianteira continua a ser necessária não só para ajudar a "transportar" o peso mas também para negociar alguns obstáculos, em que uma roda sem tracção simplesmente bate nele em vez de o ultrapassar... lol :dontcare: Quanto as rodas, no T2 estou a usar pneus de 68mm (coisa que não tinha na altura do T1), não penso usar rodas maiores que essas, pelo menos para já... ;D
Última edição por Nave4x4 em 05 jun 2009, 12:13, editado 1 vez no total.
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Então, talvez o melhor mesmo seja simplesmente tirares o diferencial: como usa menos engrenagens fica mais simples e robusto, e não bloqueia se uma das rodas levantar.

Se eu fosse a construir um veículo de TrTr, só colocaria diferencial(is) se também usasse suspensão pendular, para assegurar que as rodas estão sempre assentes. E vi alguns veículos que não ficaram assim tão mal com pendular. :fixe:
Nave4x4
Newbie
Newbie

Mensagem por Nave4x4 »

Aqui vai uma foto do Tipo 2, assim que puder ponho mais fotos e explico as minhas ideias... ;)
Imagem

Cump's
figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Mensagem por figueifoto »

Muito boa aparencia e deve ser funcional..para quando vai ser possivel ver ao vivo? ;D
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

O primeiro tinha um ar mais "racing". Este sem dúvida parece mais adaptado ao TrTr e concerteza que ajuda principal vem para já da troca das rodas.

Qual é a função da corrente?
Receio que seja um pouco frágil, para os esforços sujeitos a um veículo de TrTr.
FCorreia

Macsword
Full Member
Full Member
Registado: 20 mai 2009, 00:54
Contacto:

Mensagem por Macsword »

Gosto, gosto sim senhor...  ;D

Eu ainda nunca fiz nada... mas não será que o carro tem demasiado peso á frente? É que parece que vejo o amortecedor tão encolhido... ou os carros ficam mesmo assim?
A predator's heart, knows no remorse, it lives for the hunt. A natural force!
A natural force, it knows no remorse and lives for the kill!!!
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Aquele amortecedor é diferente do de trás por isso o aspecto que vês na foto. Respectivamente 9.5L e 6.5L.
FCorreia

Nave4x4
Newbie
Newbie

Mensagem por Nave4x4 »

Ora bem aqui vou eu tentar explicar algumas ideias... Se o tempo melhorar faço um filmezinho para o youtube...

A corrente é apenas usada para as funções da direcção, para manter o espaço da longarina de cima do chassi facilitando o encaixe de uma futura carroçaria... No entanto devido a minha ideia de alterar por completo a direcção para aplicar uma transmissão dianteira, porque o carro ta muito bonito sim sr. mas como já disse, até uma rampa com 30º faz o diferencial estalar (já esperimentei fazer sem differencial, aplicar logo um pinhão e coroa, mas o efeito é pior, devido ao esforço os dentes das rodas dentadas começão a ficar todos comidos :notcool: porisso mantive o diferencial...), mas directo ao assunto da corrente, pode ser rapidamente substituida por coroas de 24 dentes apesar de até agora não ter dado problemas, até porque na direcção ha uma coroa de 24 dentes daquelas brancas, tipo embraiagem...

Como podem ver, a distribuição do peso é diferente do T1, passei grande parte do peso para trás, não só para ajudar na articulação do eixo traseiro mas também para facilitar a ultrapassagem dos obstáculos por parte das rodas dianteiras... A ideia é boa até certo ponto, mas estamos todos limitados a resistência dos plásticos usados... :dontcare:
Imagem

A suspensão dianteira é o mais realista que consegui fazer, é basicamente uma cópia da do meu Isuzu, sendo o triângulo de baixo mais longo que o de cima, o que ajuda bastante a manter o carro estável quando necessário sem comprometer a articulação do eixo... Como é óbvio eu não iria cortar os triângulos de forma a criar o mesmo efeito, limitei-me a mudar o ponto de apoio dos triângulos de cima, tornando o curso deles mais curto (o que me obrigou a usar os amortecedores amarelos, os cinzentos eram simplesmente fracos...) e criando o mesmo efeito... Pelas fotos percebem melhor não? ;)
Imagem
Imagem
Imagem

Próximo...
Última edição por Nave4x4 em 06 jun 2009, 14:32, editado 1 vez no total.
Responder