Como aplicar a mesma imagem automaticamente em muitas imagens com o Photoshop

Quando a informática e o LEGO se unem!
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Registado: 20 jun 2006, 04:39

Como aplicar a mesma imagem automaticamente em muitas imagens com o Photoshop

Mensagem por BionicDroid »

Como executar uma Action no Adobe Photoshop? O Photoshop permite executar dezenas de acções em forma automática pressionando apenas uma tecla, estas acçôes podem ser apenas uma sequência simples de copiar + colar + escalar + fechar imagem, ou acções muito mais mais numerosas e complexas que demoram minutos ou horas apenas para uma imagem e que, se tivesse-mos que executar a mesma acção em centenas de fotos poderia-mos levar dias de trabalho, com as Action graváveis do Photoshop este processo pode ser feito em meia dúzia de minutos pressionando apenas uma tecla. No exemplo seguinte o processo passar por colarmos uma mesma imagem em outras quatro imagens.

Imagens originais que vão receber uma colagem de outra imagem.
[align=center]Imagem

Imagem

Imagem

Imagem[/align]
Imagem a colar.sobre as quatro imagens anteriores.
[align=center]Imagem[/align]
[align=center]Passos para execução do automatismo Actions no Adobe Photohop[/align]

[align=center]CONSELHO ÚTIL PARA OBSERVAÇÃO DESTE TUTORIAL EM WEB BROWSERS
Imagens produzidas a 1440/900 pixels: usar Ctrl+ para aumento e leitura de parâmetros do Photoshop
[/align]

//############################################################
PASSO 1 - Abrir a imagem que vai sofrer a colagem e a imagem que irá ser colada sobre a anterior

//#####################
PASSO 2 - Abrir o painel de actions
//######################

############################################
PASSO 3 - New Action, no canto superior direito do painel Actions clicar sobre esta zona Imagem
//###########################################

//#############################################################
PASSO 4 - Dar nome e definir tecla para executar o automatismo
//#############################################################
1' Dar nome à nossa Action.
2' Escolher um set  qualquer por exemplo default.
Também poderia-mos ter criado no início um set novo mas já vamos tarde (icons tipo pastas no painel das Actions), posteriormente  podemos criar um set e arrastar a nossa Action para dentro dele, (podemos considerar set como sendo um grupo ou pasta para organizarmos as Actions que tenham algo em comum por ex: Se criar-mos um grupo LEGO poderia-mos gravar lá dentro uma action de scale para fotos Large a colocar no Brickshelf, gravar outra Action small, gravar ainda outra Action para aplicar o logo da Plug em qualquer imagem). Posteriormente podemos manter ou arrastar todas estas Actions criadas para dentro de outro qualquer set criado.
[align=center]Imagem

Imagem[/align]

3' Definir uma tecla para a Action ser executada,.
Mais tarde sempre que clicarmos na tecla definida a sequência de processos irá ser executada, no caso de já não haver teclas disponíveis podemos utilizar uma conjugação de teclas (Shft ou Control)

//##################################################
PASSO 5 -  Clicar no butão Record para iniciar gravação de tudo o que fizermos sobre as imagens
//################################################

PASSO 6 - Selecionar a imagem que se quer copiar e copia la (Ctrl c)

//##############################################
PASSO 7 - Selecionar a outra imagem e colar sobre esta a imagem copiada anteriormente (Ctrl v)
//##############################################

//#####################################
PASSO 8 - Deslocar a imagem para onde quisermos e escala-la.
//#####################################

//###################
PASSO 9 - Salvar imagem como...
//###################

//################
PASSO 10 -  Escolher formato
//################

//###############################
PASSO 11 - Definir taxa de compressão de imagem jpg
//###############################

//######################
PASSO 12 - Fechar imagem original.
//######################
Agora o Photoshop irá perguntar-nos se queremos gravar a imagem em formato nativo do Photoshop, isto é, gravar no formato PSD, aqui dizemos que sim ou não, eu escolhi não.

//#######################
PASSO 13 - Cuidado, caso particular,
//#######################

PASSO 14 - Correr automatismo / Action gravada.
Agora vamos abrir mais imagens para vermos a nossa Action gravada a executar maravilhosamente tudo sozinha
1' Selecionar o nome da Action a executar, na palete das Actions descrita como "A MINHA ACTION"
2' Seleccionar uma das imagens abertas e clicar na nossa tecla (key gravada no início como sendo o comando para executar este automatismo (Tecla f12)
3' Quando esta se fechar o Photoshop activa sozinho a imagem seguinte e só temos de voltar a clicar f12 e sempre sempre f12 até todas as imagens desaparecerem do nosso écran.
Nesta imagem também podemos observar a listagem de todas as acções gravadas, podemos mesmo modificar algumas delas já gravadas, por ex: taxa de compressão, redimensionar um scale, novos valores de posição x y da colagem, etc, para isso teria-mos que ligar novamente o botão de Record da nossa Action, fazer a modificação e finalmente clicar no botão Stop para parar a gravação porém existem algumas acções que não podem ser redefenidas

//######################################################
PASSO 15 - IMPORTANTE, Pasta de gravação de imagens - É muito importante que as imagens estejam a ser gravadas para uma pasta diferente das originais, caso contrário podemos estar a estragar as originais sem possibilidade de as recuperar.
//######################################################

//############
PASSO 16 - Clicar tecla f12
//############

PASSO 17 - Clicar tecla f12

Resultado das magens finais.
[align=center]Imagem

Imagem

Imagem

Imagem[/align]

Notas adicionais:
1 - Em caso de as teclas f2, ..., f12 estarem todas ocupadas temos duas soluções, ou desactivamos uma tecla de uma Action que não vamos usar tão cedo ou clicamos na tecla Play junto aos botões Record e Stop

Fim de Tutorial.
Última edição por BionicDroid em 23 ago 2009, 11:59, editado 1 vez no total.
Carlos Ribeiro
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: Como aplicar a mesma imagem automaticamente em muitas imagens com o Photoshop

Mensagem por Conchas »

Obrigado Carlos! Bom trabalho!!

Ainda não terminaste, mas já vi que vai ser muito útil.
Vou estudar isto muito bem, assim que tiveres terminado. ;)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
BionicDroid
Hero Member
Hero Member

Re: Como aplicar a mesma imagem automaticamente em muitas imagens com o Photoshop

Tutorial terminado, vou comprar cigarros e beber uma xícara de bagas Sul Americanas ali ao lado pois estou à horas sem nenhum destes mortíferos miseráveis.
Última edição por BionicDroid em 23 ago 2009, 08:46, editado 1 vez no total.
Carlos Ribeiro
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

Excelente tutorial!  :clapping:
Agora tenho que descubrir se o Corel PhotoPaint também tem uma função semelhante a essa! ;)
There are those who believe that life here began out there...
ruialmeida
Sócio
Sócio
Registado: 20 fev 2007, 22:29
Contacto:

Mensagem por ruialmeida »

;) bom tutorial, excelente trabalho :fixe:,  Carlos  :clapping:
BionicDroid
Hero Member
Hero Member

[quote="Cassiebsg"]
Excelente tutorial!  :clapping:
Agora tenho que descubrir se o Corel PhotoPaint também tem uma função semelhante a essa! ;)
[/quote]

A execução deste processo define-se como Macro e os seus scripts são em VBA (Visual Basic for Applications) mas não são compatíveis entre marcas de produtos semelhantes, o que é uma pena pois bastaria carregar uma macro do Photoshop para o Corel Photo Paint ou vice versa e tinha-mos o processo facilitado, por isso tenta procurar no Google desta forma:
Corel Photo Paint+macros.
Entretanto deixo aqui uma colecção de macros que podes incluir no teu Corel. http://www.antipoetics.com/photo-paint/ ... ml#effects
Carlos Ribeiro
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

Obrigado BionicDroid!  :fixe:

Já vi que dá para fazer, se bem que por alguma razão estranha os icons não me aparecem (os de record, stop, etc)... mas se passar o rato no local onde eles estão aparece-me as "tool tips" com a descrição dos butões...  ::) Não sei se é pq tenho o pc cheio de "tralha" na memoria, ou se é pq o prog é de origens duvidosas...  :whistle:

Obrigado pelo link! Pode ser que assim passe a meter uma série de fotos no brickshelf de eventos LEGO e Legoland que tenho no pc, mas que ainda não estive para editar e reduzir o tamanho.  :whistle:
BionicDroid
Hero Member
Hero Member

Tentei encontrar algo mas não encontrei no imediato Cassiebsg, por isso não te posso ajudar mais porque sempre fui muito mais virado para a Adobe Family do que para produtos da Corel que por sinal também são muito bons.
Carlos Ribeiro
BionicDroid
Hero Member
Hero Member

[quote="Cassiebsg"]
Obrigado BionicDroid!  :fixe:
... mas se passar o rato no local onde eles estão aparece-me as "tool tips" com a descrição dos butões...  ::) Não sei se é pq tenho o pc cheio de "tralha" na memoria, ou se é pq o prog é de origens duvidosas...  :whistle:
[/quote]
Das três uma, ou estás com o PC atolado no lodo  :whistle:, ou a placa gráfica está sobre carregada, ou então ele não encontra as imagens porque não existem, mas como é um software muito bem concebido aparece o texto relativo em vez da imagem (similar ás tags Alt para os Web Browsers)
Carlos Ribeiro
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

É o PC/placa video sobre-carregada, pois também não me está a aparecer as imagens para outras tool que normalmente uso sem problemas... é o que dá ter umas 20 tabs abertas, mais programa de video, edição de audio e mais umas "poucas" apps abertas ao mesmo tempo... ;)
nunocool
Full Member
Full Member
Registado: 22 jun 2009, 22:05

Mensagem por nunocool »

Excelente tutorial, fai facilitar-me imenso no que toca a identificar as criações.  :fixe:
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Excelente tutorial Carlos!
Investiste algum tempo na sua preparação obrigado! Obrigado!!

O conceito de macros não me é nada estranho e sabia que o PhtoShop as tinha também, mas ainda não me tinha lembrado de tentar aplicar.
Agora qd tiver tempo tenho de experimentar e investigar melhor, para ver:
- Se consigo gravar o ficheiro com a definição de macro, num sítio identificável, por forma a que possa ser reutilizada após re-instalações de PC.
- Como controlo o posicionamento da imagem a colar, para ficar por exemplo no canto inferior direito, mesmo qd as imagens destino têem tamanhos diferentes.

PS: Qt ao redimensionamento de imagens e mesmo alteração de nomes (todas de uma vez), é muito mais simples utilizar o Microsoft Office Picture Manager, que tem funções específicas e muito fáceis de utilizar, para o efeito.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
BionicDroid
Hero Member
Hero Member

[quote="Conchas"]
... ver:
- Se consigo gravar o ficheiro com a definição de macro, num sítio identificável, por forma a que possa ser reutilizada após re-instalações de PC.
[/quote]
Pois isso também me ocorreu mas para não estar a maçar o tutorial resolvi abdicar dele, agora que falas resolvi investigar.da seguinte maneira:

No painel das Actions fiz um Set novo e dentro dele defini 4 Actions como sendo:
A minha Action
Brickshelf Large
Brickshelf Small
Logo Plug

Descobri entretanto que o facto de termos um visto vermelho na Action Logo Plug deve-se ao facto de ter uma acção desligada que não irá ser executada assim que correr a Macro Logo Plug (Cut = cortar).

Gravei o meu set LEGO clicando em Save Action e dei o nome ao ficheiro como sendo LEGO:ATN nas pasta por defeito.
3º Tentei fazer uma pesquisa para ver se encontrava o file mas nada os que me aparecem são apenas os que veém com o photoshop.

Apaguei o meu set LEGO (conjunto de Actions) do painel das Actions

Voltei á pasta e apenas os mesmos files atn me aprecem.

Tentei fazer Load do meu set LEGO anteriormente apagado, e não é que o ficherio lego.atn está lá.  ???
Alguém compreende isto? Por um lado faz algum sentido se o ficheiro atn for escrito em VBA e aqui o Photoshop não sei se é capaz de escrever um ficheiro atn de funções matemáticas, a não ser que tenha ferramentas internas para o compilar que nos sejam desconhecidas, mas então porque quando faço Load Action consigo observar o meu file lego.atn? já modifiquei as opções de pastas e ficheiros para colocar ficheiros ocultos visíveis mas mesmo assim nada.  ???
Última edição por BionicDroid em 23 ago 2009, 17:44, editado 1 vez no total.
Carlos Ribeiro
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

Deve estar a gravar por defeito numa daquelas pastas idiotas dos "My documents" ou coisa do estilo.
Faz uma busca ao disco rigido por lego.atn e quando encontrares, vê em que folder se encontra gravado. ;)
BionicDroid
Hero Member
Hero Member

[quote="Cassiebsg"]
Deve estar a gravar por defeito numa daquelas pastas idiotas dos "My documents" ou coisa do estilo.
[/quote]
Obrigado pela sugestão mas já fiz essa busca que nem era necessária, se repares um pouco mais acima no 2º passo tem a busca exactamente na directoria exacta c:\Program Files\Adobe\Adobe Photoshop cs4\Presets/Actions e nada do ficheiro lego.atn, a meu ver acho que só pode ser alguma opção no Windows em Tools/Folder Options/View  :fixe:
Carlos Ribeiro
Responder