Site de Pontes
-
benny
- Newbie

- Registado: 15 set 2006, 17:17
Site de Pontes
Oh pessoal das pontes encontrei um site altamente. Tem pontes, pontes, pontes...é só pontes. Tá mm altamente:
http://www.historicbridges.org/index.htm
Enjoy
http://www.historicbridges.org/index.htm
Enjoy
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Re: Site de Pontes
Agora é só começares a fazê-las todas em LEGO 
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
-
benny
- Newbie

- Registado: 15 set 2006, 17:17
Pois é! Tem algumas brutais. As que eu gosto mais são as móveis e dentro das móveis as rotativas, aquelas que servem de cruzamento multiplo ( chamemos-lhe assim), mas nao encontrei nenhuma neste site! Neste momento estou à procura de ventiladores na net para um túnel de vento que estou a projectar para a faculdade! 750.000 m^3/h não é brinquedo! Quem sabe se não virá aí um em Lego, num dia destes!! 
- ruialmeida
- Sócio

- Registado: 20 fev 2007, 22:29
- Contacto:
que tipo de peças aconselham na construção de pontes, serão as da technic,
é que nunca tive peças soltas ,só sets completos
- figueifoto
- Hero Member

- Registado: 28 jul 2006, 09:50
[quote="ruialmeida"]

[/quote]
As pontes que eu e o Vasco fizemos para o Plugfest do Cartaxo eram na maioria constituidas por peças technic.
A meu ver as peças Technic são as mais próprias para construção de estruturas que necessitem de suportar pesos e tensão.
Podemos sempre usar outro tipo de peças para tornar as construções com Technic mais "bonitas",mas isso já vai do gosto pessoal de cada um
[/quote]
As pontes que eu e o Vasco fizemos para o Plugfest do Cartaxo eram na maioria constituidas por peças technic.
A meu ver as peças Technic são as mais próprias para construção de estruturas que necessitem de suportar pesos e tensão.
Podemos sempre usar outro tipo de peças para tornar as construções com Technic mais "bonitas",mas isso já vai do gosto pessoal de cada um
- Ribatagus
- Sócio

- Registado: 21 jun 2006, 11:00
- Contacto:
[quote="ruialmeida"]

[/quote]
passo a explicar (e corrigam-me se estiver incorrecto em alguma coisa):
Basicamente as pontes são feitas de duas partes:
Possuem um TABULEIRO (onde é feita a travessia de carros, comboios ou seja o que for) e uma ESTRUTURA que suporta esse mesmo tabuleiro.
Tens duas hipóteses quando constróis pontes: pontes "FUNCIONAIS" e pontes "DE FAZ DE CONTA"...
Quando constróis uma ponte que a estrutura suporta totalmente o tabuleiro (nem que as duas coisas sejam coincidentes) e existe um VÂO (zona em que a ponte efectivamente existe) que liga dois pontos sem que haja suporte entre eles. Isto é uma ponte funcional, ou verdadeira.
Uma ponte que não esteja suportada por nada, e apenas existe para dar o efeito, o "vão" está suportado pelo chão, logo, não existe ponte...
Ao criares uma ponte, a estrutura deve suportar não só o seu próprio peso, o peso do tabuleiro, e o peso do que lá passar por cima!
Ora, para criar estruturas complexas, de malha ou outras, sejam elas quais for, o melhor é usar peças compridas que consigam ser encaixáveis entre si, aumentando assim a sua resistência. Nisso, as peças technic estão em vantagem, já que não só são mais fortes que um brick "não furado" (os buracos aumentam muito a resistência dessas peças) mas também podem ser usados pin's technic para juntar peças umas com as outras.
As pontes do Cartaxo estão feitas em malha metálica, que transfere o peso da ponte para a estrutura, e por sua vez para fora do "vão" da ponte... todo o peso delas estava concentrado nas pontas, fora do vão.
As pontes suspensas parabólicas "transferem" o peso da ponte para enormes ancoradouros do mesmo peso da ponte, nas margens. O exemplo melhor que temos é a ponte 25 de Abril, em Lisboa. As pontes suspensas por tirantes equilibram o peso do tabuleiro de um dos lados do pilar com o outro lado. o melhor exemplo temos a Vasco da Gama, ou a MINHA Ponte Salgueira AQUI ou AQUI
Se pretendes criar uma ponte de estrutura debaixo do tabuleiro, em que o suporte é totalmente feito por arcos ou pilares, então as peças "brick" normais são mais que suficientes... é preciso é que a estrutura aguente-se!!! Exemplos destas pontes são as romanas (por arcos), a Ponte do Freixo (porto) e também no Porto, a nova ponte do Comboio que reformou a D. Maria Pia (por pilares)
De resto... é um desafio!!!! Faz como eu, anda a estudar estruturas e pontes, para aprender a criá-las!!!! O gozo de construir é também aprender com a brincadeira! certooo?
[/quote]
passo a explicar (e corrigam-me se estiver incorrecto em alguma coisa):
Basicamente as pontes são feitas de duas partes:
Possuem um TABULEIRO (onde é feita a travessia de carros, comboios ou seja o que for) e uma ESTRUTURA que suporta esse mesmo tabuleiro.
Tens duas hipóteses quando constróis pontes: pontes "FUNCIONAIS" e pontes "DE FAZ DE CONTA"...
Quando constróis uma ponte que a estrutura suporta totalmente o tabuleiro (nem que as duas coisas sejam coincidentes) e existe um VÂO (zona em que a ponte efectivamente existe) que liga dois pontos sem que haja suporte entre eles. Isto é uma ponte funcional, ou verdadeira.
Uma ponte que não esteja suportada por nada, e apenas existe para dar o efeito, o "vão" está suportado pelo chão, logo, não existe ponte...
Ao criares uma ponte, a estrutura deve suportar não só o seu próprio peso, o peso do tabuleiro, e o peso do que lá passar por cima!
Ora, para criar estruturas complexas, de malha ou outras, sejam elas quais for, o melhor é usar peças compridas que consigam ser encaixáveis entre si, aumentando assim a sua resistência. Nisso, as peças technic estão em vantagem, já que não só são mais fortes que um brick "não furado" (os buracos aumentam muito a resistência dessas peças) mas também podem ser usados pin's technic para juntar peças umas com as outras.
As pontes do Cartaxo estão feitas em malha metálica, que transfere o peso da ponte para a estrutura, e por sua vez para fora do "vão" da ponte... todo o peso delas estava concentrado nas pontas, fora do vão.
As pontes suspensas parabólicas "transferem" o peso da ponte para enormes ancoradouros do mesmo peso da ponte, nas margens. O exemplo melhor que temos é a ponte 25 de Abril, em Lisboa. As pontes suspensas por tirantes equilibram o peso do tabuleiro de um dos lados do pilar com o outro lado. o melhor exemplo temos a Vasco da Gama, ou a MINHA Ponte Salgueira AQUI ou AQUI
Se pretendes criar uma ponte de estrutura debaixo do tabuleiro, em que o suporte é totalmente feito por arcos ou pilares, então as peças "brick" normais são mais que suficientes... é preciso é que a estrutura aguente-se!!! Exemplos destas pontes são as romanas (por arcos), a Ponte do Freixo (porto) e também no Porto, a nova ponte do Comboio que reformou a D. Maria Pia (por pilares)
De resto... é um desafio!!!! Faz como eu, anda a estudar estruturas e pontes, para aprender a criá-las!!!! O gozo de construir é também aprender com a brincadeira! certooo?
Última edição por Ribatagus em 13 mar 2007, 15:03, editado 1 vez no total.
Cumprimentos LEG-AIS!!! 
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Bom resumo técnico for dummies, Vasco!
[quote="Ribatagus"]
"...os buracos aumentam muito a resistência dessas peças..."
[/quote]
Mais precisamente, diria que não são os buracos, mas o plástico adicional que os rodeia, distribuído ao longo do brick de uma forma regular, que confere maior rigidez deste à tensão e à torsão.
[quote="Ribatagus"]
"...os buracos aumentam muito a resistência dessas peças..."
[/quote]
Mais precisamente, diria que não são os buracos, mas o plástico adicional que os rodeia, distribuído ao longo do brick de uma forma regular, que confere maior rigidez deste à tensão e à torsão.
FCorreia
- Jnunes
- Sócio

- Registado: 27 jul 2006, 00:35
falando em pontes
olhem so para esta
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=224720
esta uma beleza
abraços
Jnunes
olhem so para esta
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=224720
esta uma beleza
abraços
Jnunes
- figueifoto
- Hero Member

- Registado: 28 jul 2006, 09:50
Onde é que ele arranjou tantos bricks technic "EM VERMELHO"?...
Deve ter comprado todos os que estavam á venda no Bricklink!
Os Gatos devem ter dado uma ajuda!
Deve ter comprado todos os que estavam á venda no Bricklink!
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
[quote="figueifoto"]
[/quote]
O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Alguém falou em Gatos?
Devem ter dado muita ajuda, devem... baseado na minha experiência, adivinho que devem ter andado constantemente a farejar as peças (sempre com risco de experimentar petiscar uma ou duas) e a espapaçarem-se no colo do dono, com este já à rasca dos joelhos de estar sentado há umas horas no chão de pernas cruzadas!
O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Alguém falou em Gatos?
Devem ter dado muita ajuda, devem... baseado na minha experiência, adivinho que devem ter andado constantemente a farejar as peças (sempre com risco de experimentar petiscar uma ou duas) e a espapaçarem-se no colo do dono, com este já à rasca dos joelhos de estar sentado há umas horas no chão de pernas cruzadas!
-
Platonic
- Sr. Member

- Registado: 26 abr 2007, 19:09
Já agora, existem tutoriais de lego que ensinem a cirar uma ponte? 
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
Acho que é mais uma questão de sites de engenharia do que de LEGO... a parte complicada está em determinar a forma certa para a estrutura ser leve e forte; daí para os technic bricks supostamente é fácil.