sera que estamos sozinhos neste imsenso universo?

Para conversar sobre tudo e sobre nada.
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Re: sera que estamos sozinhos neste imsenso universo?

Mensagem por AVCampos »

Não necessariamente! :fixe: Uma possibilidade é a forma do Universo, mas aqui no trabalho não tenho disponibilidade para explicar mais em pormenor.
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

[quote="pesgores"]
Só espero que a Teoria da Relatividade esteja errada, senão viagens espaciais=adeus.
[/quote]

Essa é aquela do E=mc^2 não é?

Então talvez tenhas sorte, porque aparentemente ela está mesmo errada.

Há quem defenda que a velocidade da luz esteve (está e estará) em decaímento. Ora se está em decaimento, não é uma constante, e torna o E=mc^2 uma equação possível e indeterminada, o que basicamente rebenta com toda a física que conhecemos.

Se eu acredito nisso? Sinceramente, não. Mas gostei de perceber essa perspectiva, que por acaso foi partilhada comigo por um Astrofísico!  ;D

Pocas
Imagem
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

Isto é só gente inteligente pá.

Até me sinto mal em ter feito um trabalho para Desenho A sobre a teoria da relatividade... sinceramente ainda não a entendo  ;D
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

[quote="Roger_the_gogogo"]
... a teoria da relatividade... sinceramente ainda não a entendo  ;D
[/quote]

Uns dizem uma coisa.

Outros dizem outra.

É relativo....

...e está explicado!  ;D

Abraço

PS: E só de pensar que algumas daquelas estrelas que vejo à noite no céu, já morreram há milhões de anos luz, e para nós parecem ainda lá estar... Apetecia-me dar um salto para uma bem mais perto, e ver o nascer da LEGO... e uns anos mais tarde... nascer eu na Terra  ::)
Última edição por Mortymore em 21 set 2009, 14:33, editado 1 vez no total.
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Mortymore"]
Uns dizem uma coisa.

Outros dizem outra.

É relativo....

...e está explicado!  ;D
[/quote]
{lol-up}
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Contacto:

A Teoria da Relatividade não tem nada que saber.

Como o próprio nome indica, é uma Teoria que estabelece uma relação entre duas coisas, a energia e a massa.

Neste caso estabelece que a energia é igual à massa vezes a velocidade da luz (que nesta teoria é dada como sendo constante, o que é discutível) ao quadrado.

Para o comum dos mortais, chega entender isto.  :fixe:

Pocas
Imagem
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Mas aprendi há uns tempos atrás que essa equação só é válida para objectos estáticos (ou era uma outra simplificação qualquer? ???). A mais geral é bastante mais complicada, e já não me lembro dela.
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

Porque traduzir por palavras o que está escrito numa fórmula, para uma pessoa leiga (sendo que para os restantes é igualmente inútil), é tão esclarecedor das dúvidas sexuais que a possam assolar, como ler os comentários da revista Maria, vou deixar aqui uma página que não explicando o assunto de uma forma extremamente simples, pode ainda assim lançar alguma luz.

http://to-campos.planetaclix.pt/astron/relat/relat.htm

Mas deixo já uma nota, de resto também realçada no texto: a velocidade da luz é apenas constante no vácuo e num referencial inercial.

Não li o texto todo, por isso também não sei exactamente o que lá vai mencionado, mas posso acresentar a título de curiosidade que "um tic temporal" (imaginem o tic-tac de um relógio), é diferente pelo espaço fora, como por exemplo um tic ao nível da superfície da Terra, não tem exactamente o mesmo tempo de um tic na superfíce da Lua ou à altitude a que se encontram os satélites do sistema GPS, o que obriga a um rigoroso controlo do tempo, ou as coordenadas recebidas estariam erradas.

Vejam por exemplo o documentário "What on Earth is Wrong With Gravity"

Abraço

PS: ver também "o paradoxo dos gémeos"
Última edição por Mortymore em 21 set 2009, 16:10, editado 1 vez no total.
Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Mensagem por Super Pinga »

[quote="PocasNuckie"]
Há quem defenda que a velocidade da luz esteve (está e estará) em decaímento.[/quote]
Ó com a breca! Entäo até o motor da luz está a gripar? Será da crise? ;D

Viagens espaciais? Eu já me contentaria se conseguisse fazer os "500" km Santarém-Bragança em menos de 5 horas...

Ora bem, a prova de que existe vida inteligente no Universo é de que nunca tentaram contactar com os humanos...
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Contacto:

[quote="Super Pinga"]
Ó com a breca! Entäo até o motor da luz está a gripar? Será da crise? ;D
[/quote]

A minha reacção quando o meu amigo Astrofísico me disse isso, foi exactamente a tua.

Segundo ele (e os teóricos desta ideia) a Velocidade da Luz teve a velocidade que nós lhe damos (a tal constante) num chamado momento 0 (se assim se poder dizer), e que a partir de aí tem vindo sempre a decair.

Eu vou ver se lhe mando um mail para ver se ele me dá umas luzes sobre isto para eu elaborar mais. Só que onde ele está, duvido que vá responder em breve, isto se chegar a receber o mail.

Pocas
Imagem
figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Mensagem por figueifoto »

Não digas...está nalgum planeta distante??? ;D
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Contacto:

[quote="figueifoto"]
Não digas...está nalgum planeta distante??? ;D

[/quote]

Não.

Ele está em Moçambique (é voluntário lá mais a mulher, numa daquelas associações católicas), e segundo ele me conta a Internet lá não é muito famosa.

Eu conheci-o, porque ele é Americano, e veio para Portugal aprender Português com a esposa, antes de ir para Moçambique, e como ele é amigo de uma amiga da minha irmã (confusão lol) e tal, pronto, a gente conheceu-se. Bem porreiro o gajo.  :fixe:

Pocas
Imagem
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

E ainda que mal pergunte... porque é que precisamos de astrofísico americano que está em Moçambique para explicar a teoria da relatividade? Ainda por cima se a net para ele é lenta, e o google para nós é mais rápido?  ;D

Abraço
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Contacto:

[quote="Mortymore"]
E ainda que mal pergunte... porque é que precisamos de astrofísico americano que está em Moçambique para explicar a teoria da relatividade? Ainda por cima se a net para ele é lenta, e o google para nós é mais rápido?  ;D

Abraço
[/quote]

Acho que não percebeste.

O que quero que ele me ajuda a explicar-vos é um ponto de vista segundo o qual a Teoria da Relatividade e tudo o que advém dela está errado.

Mas acho que entretanto podemos continuar a falar de ET's não?  ;D

Pocas
Imagem
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Mensagem por Suntzu »

A teoria da relatividade não passa disso. Uma teoria. Na verdade é por isso mesmo que se chama: teoria... ;D

Sendo uma teoria, não se baseia na experiência nem nunca foi comprovada.

Aliás, nem sequer é o maior contributo de Einstein para ciência...E contrariamente ao que a maioria da população pensa: NÃO, não foi essa teoria que deu o prémio Nobel ao homem ;D

Além do mais nem se trata de um assunto muito importante para os físicos (práticos)até porque não tem grande aplicação prática.

Por isso, não percam muito tempo com ela a não ser que gostem de filosofar... ;D

Nota: afinal qual é a dúvida exactamente? Tb queria ajudar tenho aqui uma infinidade de livros de física e posso dar uma olhadela :fixe:
Responder