"Making of" do MOC - CP 1100 [Comboios]

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 02 ago 2009, 18:01

"Making of" do MOC - CP 1100 [Comboios]

Mensagem por diesel_heart »

Tal como prometido, cá fica um tópico dedicado à construção do meu CP 1100 (GE 44 ton) que foi previamente apresentado neste tópico:
http://www.plug.pt/forum/http://localho ... ic.php?t=7

Aqui vou mostar algumas técnicas interessantes que usei na montagem.

Vou colocando as coisas por partes porque tudo de uma vez levava imenso tempo. Vou colocando as coisas neste post para ficar tudo junto no fim, e quando alterar este post faço um novo a avisar para o tópico ir "UP"  :fixe:
(Espero que pela parte da moderação não haja problemas...)

Chassis

Bom, a primeira coisa a fazer é o chassis do locotractor. Antes de começar fiz uns esboços em papel (sim, sou primitivo, eu sei...podem gozar!! ;D) para determinar as proporções básicas. A dimensão dos chassis seria 26 pernos em comprimento. Poderia ter usado o chassis de 24 pernos da Lego mas isso traria um problema: o posicionamento da parte de baixo da cabine. Como tinha de respeitar os angulos e usar 3660 para essa inclinação não dava jeito usar o chassis de 24 da Lego com "acrescentos". Por isso decidi construir o meu próprio chassis à custa de chapas.

Vejam nesta imagem o pormenor da parte de baixo da cabine (é a parte entre os tanques e o próprio chassis):

Imagem

Então mãos à obra...pegar no material...

Imagem

...e "atacar"!!  ;D

Estas são as peças usadas no chassis:

Imagem

- Duas chapas 6x10 para os capots
- Uma chapa 6x6 para a cabine
- Duas chapas 2x4 para ligar as 6X10 a 6x6 por baixo
- Duas chapas 1x10 para fazerem o reforço lateral por baixo
- Duas chapas 2x8 Technic com buracos para depois encaixar os bogies
- Uma chapa 2x12 para fazer o reforço por cima

A montagem pode ser começada por baixo, usando as 2x4 e as 1x10 para unir as placas 6x6 e 6x10:

Imagem

Por baixo, na zona onde as 2x4 se juntam com as 1x10 é onde serão aplicas as 3660. Opcionalmente podem ser postas chapas 1x1 de modo a que as 3660 tenham mais um ponto de apoio. Da 1ª vez que montei (e quando tirei as fotos) não usei as 1x1 nesse sítio, mas depois fiz a rectificação.

Depois vira-se o chassis e aplica-se a 2x12 ao centro e de modo a que ela "entre" um pouco nas 6x10. O resultado é um chassis bastante rígido!

Imagem

Telhado da cabine

O telhado da cabine é feito com cunhas arredondadas. Tem 6 pernos de comprimento por 6 de largura. Para eliminar o efeito "bicudo" dos pernos, coloquei uma camada de chapas lisas em cima. Para a união das cunhas ser mais rígida usei uma chapa 2x4 por baixo para efectuar a junção.

As chapas lisas foram montadas também de forma a contribuir para a rigidez do bloco.
As 1x4 laterais unem as 3 cunhas ao passo que as 2x2 unem as cunhas duas a duas.

O telhado irá depois assentar em pernos nas paredes da cabine.

Imagem

Imagem

Imagem

Paredes da cabine

Antes de se fazerem as paredes da cabine é conveniente "marcar" o sítio onde ficaram todas as paredes da locomotiva: sejam dos capots, sejam da cabine.
As marcações são feitas com chapas com um perno de largura. O propósito destas marcações é, além do reforço adicional dos chassis, dar a quem monta uma ideia visual das proporções da locomotiva.

Imagem

Após estas marcações estarem feitas estão preparadas as condições para montar as paredes da cabine. Nesta locomotiva optei por fazê-las com chapas ao invés de blocos para aumentar rigidez da estrutura.

Imagem

Destaco o uso da técnica das "linhas cruzadas", onde as chapas são montadas de modo a que junções entre chapas adjacentes são unidas em cima e em baixo por outras chapas. O comprimento da parede é de 6 pernos, pelo que optei pelo seguinte padrão de montagem (de cima para baixo):

chapa 1x6
chapa 1x3 + chapa 1x3
chapa 1x2 + chapa 1x4
chapa 1x6
...

Depois o padrão é variado (trocando os lados da chapa 1x2 com a 1x4) por forma a conseguir a melhor união e rigidez possível.

A zona de 4 pernos de largura no topo da parede é a base das "janelas".

Fica aqui uma imagem para demonstrar as "linhas cruzadas"

Imagem

Caixas do passadiço

Uma das caracteristicas mais marcantes desta locomotiva são as caixas que têm no passadiço, junto da cabine. Como tal, este era um dos pontos de destaque no modelo.

Aproveito esta parte do tutorial para falar de um conceito muito importante no modelismo de lego: a compressão do detalhe. Este conceito refere-se à impossibilidade de representar na escala do Lego todos os detalhes do objecto real. Isto porque como sabemos, estamos limitados a um conjunto finito de peças de Lego e a determinados constragimentos dimensionais (nunca poderemos representar nada menor que uma placa lisa (tile) em altura, ou um perno em largura). Daí que a compressão do detalhe se torna quase parte integrante do modelismo em Lego. É por isso necessário fazer um estudo aprofundado do objecto e escolher criteriosamente o que é realmente necessário incluir de modo a que o modelo se assemelhe com o objecto e por outro lado, que outros detalhes adicionais poderemos incluir também para dar um ar mais real ao modelo.

Bom, voltando às caixas do passadiço...estas são construidas com recurso a blocos corrugados (2877) e têm 4 pernos de comprimento. A montagem em si não tem nada de especial salvo duas coisas:

- para obter uma melhor rigidez "estiquei" uma das chapas da cabine para que esta entrasse na caixa do passadiço e a tornasse mais sólida
- coloquei placas lisas em cima para esconder os pernos

As caixas do passadiço são montadas dos dois lados da locomotiva, mas há só uma caixa por lado.

Aqui ficam as fotos:

Imagem

Imagem

To be continued...  >:D
Última edição por diesel_heart em 23 jan 2010, 15:33, editado 1 vez no total.
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Re: "Making of" do MOC - CP 1100 [Comboios]

Mensagem por Sujiro »

Tão organizadinho  :o

Se visses a salganhada de peças que separo em cima da cama(local de construção,lol)  até te assustavas, depois junto tanta coisa que depois não tenho paciencia em separar :P tambem não me dou ao trabalho de fazer esquemas, é à tentativa-erro e instinto :P

Admiro bastante a excelente organização, praticamente estás a fazer um "how made online"  :fixe:
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

É uma boa ideia! :fixe:

A este ritmo lá para a Lourinhã 2015, chegamos ao fim... ;D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member

[quote="Sujiro"]
tambem não me dou ao trabalho de fazer esquemas, é à tentativa-erro e instinto :P
[/quote]

Isso é  que é mérito! Já estás num estado tal que não precisas dessas cenas mundanas de "esquemas" e "papelinhos"...o Lego já te está no sangue! Ahahah...

Eu faço os esquemas mas depois quando vou a montar "ah e tal falta uma peça aqui", "eh pá enganei-me aqui", por isso se calhar mais valia não fazer  ;D  ;D  ;D

[quote="Sujiro"]
Admiro bastante a excelente organização, praticamente estás a fazer um "how made online"  :fixe:[/quote]

Sim a ideia era mais ou menos essa... ir mostrando a construção, não numa de fazer umas "instruções" com os passinhos todos mas de mostrar o modo como abordo alguns desafios e como resolvo problemas...

[quote="Conchas"]

[/quote]

Sim, sim, a este ritmo sim...se não for antes....  ;D  ;D  ;D

Mas tambem isto não tem assim tanto "sumo", mais 3 ou 4 posts e está feito!  :fixe:
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Mensagem por Suntzu »

[quote="Conchas"]

[/quote]

Ia dizer algo do género! ;D
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member

[quote="Suntzu"]
[quote="Conchas"]

[/quote]

Ia dizer algo do género! ;D
[/quote]

Vá lá...não se enervem... ;D

Isto ainda dá (algum) trabalho... :D
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

[quote="diesel_heart"]

Isto ainda dá (algum) trabalho... :D

[/quote]

Ah pois dá, dá!...

Dá quase mais trabalho (e quase tanto gozo) fazer as instruções do que a construção em si.

Eu normalmente começo por fazer um esboço tosco em MLCad, depois parto para o "terreno" com as peças reais (e há sempre dezenas de ajustes a fazer) e, depois de a construção estar pronta ou quase, faço então as instruções "a sério": corrijo os ficheiros MLCad, depois passo-os com o LPub para ter as imagens que coloco num DOC, o qual finalmente converto para PDF. Uff!  :P

Organização exemplar e excelente trabalho. Os meus sinceros parabéns!  :clapping:
Última edição por JMCampos em 12 jan 2010, 23:53, editado 1 vez no total.
#EuCáNãoUsoHashtags
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member

[quote="JMCampos"]
Eu normalmente começo por fazer um esboço tosco em MLCad, depois parto para o "terreno" com as peças reais (e há sempre dezenas de ajustes a fazer) e, depois de a construção estar pronta ou quase, faço então as instruções "a sério": corrijo os ficheiros MLCad, depois passo-os com o LPub para ter as imagens que coloco num DOC, o qual finalmente converto para PDF. Uff!  :P
[/quote]

Que inveja, João! O meu sonho era conseguir fazer assim também...fazer em MLCad e tudo bonitinho, mas infelizmente, há aspectos do MLCad que me ultrapassam e sinceramente não tenho muita paciência também.

A única coisa que fiz em MLCad primeiro foi a 0-6-0 a vapor (http://www.plug.pt/forum/http://localho ... ic.php?t=8)), mas fiz tudo no mesmo passo!!  :-[

Mas asim como tu fazes é que é....aliás, aposto que depois como mandas vir as peças que precisas exactamente não te acontece nenhuma de duas:

a) gastares uma fortuna em peças (muitas das quais acabam por não ser necessárias)
b) mandares vir peças a menos e dp ficares lixado porque te enganaste e pq tens de ficar mais não sei qtas semanas à espera para acabar o  MOC  ;D
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

[quote="diesel_heart"]

a) gastares uma fortuna em peças (muitas das quais acabam por não ser necessárias)
b) mandares vir peças a menos e dp ficares lixado porque te enganaste e pq tens de ficar mais não sei qtas semanas à espera para acabar o  MOC  ;D
[/quote]

Estou sempre a passar por isso e da ultima vez que sobraram peças, foram tantas que deu pa fazer 2 locomotivas :P

Agora Cad é que não é comigo mesmo  :P

Vou fazendo com aquilo que tenho mesmo que fique uma salganhada de cores, depois vejo o k falta e encomendo, sempre sem pressas, isto é um brinquedo, não um trabalho para apresentar a prazo  :fixe:
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member

[quote="Sujiro"]

Estou sempre a passar por isso e da ultima vez que sobraram peças, foram tantas que deu pa fazer 2 locomotivas :P
[/quote]

Eheheh...pois, mas pelo menos ainda ficaste com as locos...  :fixe:

[quote="Sujiro"]

Vou fazendo com aquilo que tenho mesmo que fique uma salganhada de cores, depois vejo o k falta e encomendo, sempre sem pressas, isto é um brinquedo, não um trabalho para apresentar a prazo  :fixe:
[/quote]

Sim, tens razão...só que eu como sou informático gostava de ter tudo num formato computorizado...mas é mais mania minha... :notcool:

Bom, na prática também a mania não adianta porque ainda não tive paciência para me meter no CAD...  :expectation:

E como o stock de peças vai crescendo a tendência é cada vez mais fazer como tu: modelos "salganhados" e depois encomendar as peças nas cores certas... :clapping:
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

[quote="diesel_heart"]
[quote="Sujiro"]

[/quote]

Eheheh...pois, mas pelo menos ainda ficaste com as locos...  :fixe:

[quote="Sujiro"]

[/quote]

Sim, tens razão...só que eu como sou informático gostava de ter tudo num formato computorizado...mas é mais mania minha... :notcool:

Bom, na prática também a mania não adianta porque ainda não tive paciência para me meter no CAD...  :expectation:

E como o stock de peças vai crescendo a tendência é cada vez mais fazer como tu: modelos "salganhados" e depois encomendar as peças nas cores certas... :clapping:

[/quote]

Se visses o meu próxmio Moc (wip) parece uma tenda de circo, eheheh

O curioso é que a 2ª locomotiva foi basicamente restos e até ficou maior que a primeira, por fora não se nota, mas o que parece bricks são na verdade Slopes com as inclinações viradas para dentro (falo da 1960) fiz essa locomotiva sem a ter planeado, foi uma coisa instintiva e fiz em meio dia, acho que foi o moc mais rápido que fiz tanto em planeamento(que não foi nenhum) como em construção, não encomendei nada para ela,  acredita com as sobras vais acabar por fazer o mesmo  :fixe:
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member

[quote="Sujiro"]

Se visses o meu próxmio Moc (wip) parece uma tenda de circo, eheheh

O curioso é que a 2ª locomotiva foi basicamente restos e até ficou maior que a primeira, por fora não se nota, mas o que parece bricks são na verdade Slopes com as inclinações viradas para dentro (falo da 1960) fiz essa locomotiva sem a ter planeado, foi uma coisa instintiva e fiz em meio dia, acho que foi o moc mais rápido que fiz tanto em planeamento(que não foi nenhum) como em construção, não encomendei nada para ela,  acredita com as sobras vais acabar por fazer o mesmo  :fixe:
[/quote]

A tua 1960 foi feita com "restos" e de improviso??? Meu Deus...a  minha alma está parva!!  :expectation: :expectation: :expectation: :clapping: :clapping: :clapping:

Tá muito porreira essa máquina!! Para mim, das Portuguesas, essa e as 1900 e 2600 são as mais diícies de fazer em Lego...
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

[quote="diesel_heart"]
(...) Para mim, das Portuguesas, essa e as 1900 e 2600 são as mais diícies de fazer em Lego...
[/quote]

Olha que a série 1400 também não deve ser pêra doce...
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG - Sanjoanense BRInCKa 2026 - 3 a 5 de outubro
diesel_heart
Jr. Member
Jr. Member

[quote="AGarcia"]
[/quote]

De facto não...e essa também está nos meus planos...

...mas eu tenho uma arma secreta para essa...eheheh...

Mais pormenores sobre esse assunto daqui a uns meses...

(Estou a "prototipar"... >:D)
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

[quote="diesel_heart"]
[quote="AGarcia"]
[/quote]

De facto não...e essa também está nos meus planos...

...mas eu tenho uma arma secreta para essa...eheheh...

Mais pormenores sobre esse assunto daqui a uns meses...

(Estou a "prototipar"... >:D)
[/quote]

Nada dificil mesmo em Azul então :whistle:
Responder