...mais vale tarde que nunca, por isso aqui vai o primeiro dessa série. Espero que gostem!
8019: Republic Attack Shuttle

Sobre o original podem consultar aqui:
http://starwars.wikia.com/wiki/Republic_attack_shuttle
Pasta Brickshelf (quando moderada):
http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=419339
À parte da correspondência com o original, apenas me apetecia louvar o aspecto positivamente semelhante e abstrair-me de tudo o resto... mas não consigo não deixar de referir que não existe espaço para 30 pessoasa bordo (nem 3!) nem o facto de o original não ter "bombas" e/ou lançador de mísseis... porque já sabemos que, neste tipo de conjuntos, a LEGO não se preocupa em corresponder essas características com o original...
(ao menos podiam aproximar... mas proooonto! custa taaaanto fazer um shuttle onde caibam soldados dentro!!!!!!)

A caixa e os seus elementos:
- Caixa selada com "anti-violação" (que é como quem diz aquele sistema irritante que não conseguimos abrir a caixa sem estragar a tampa)

- 8 sacos (4 grandes, dois médios e dois pequenos) NÃO NUMERADOS
- 2 livros de instruções
Minifigs
Os dois Clones (um com capacete de piloto) são uma boa tripulação (coerente com o original). O Mace Windu também é bem-vindo e enriquece este conjunto.

Construção
Nada a assinalar. Apesar dos sacos não estarem numerados, indicar as peças para cada passo é positivo e facilita a construção!
Só fiquei com a dúvida desta côr transparente...

No final do primeiro "livro" ficamos com isto e podemos ver o detalhe do sistema de fecho da tampa de acesso à fuselagem:

e ao fim do segundo livro temos isto:

as minhas "sobras"
Aspecto final
Esta é a nave toda "aberta" onde se pode ver as entranhas todas, nomeadamente as "bombas" e o "buraco" onde cai o "cartuxo" das "balas"

Aqui o detalhe de "carregamento" das "bombas" sem ser preciso abrir a "fuselagem"

Asas recolhidas (modo de aterragem)

Modo de vôo
Nesta foto podem ver o "Pin" que faz disparar as "balas azuis" que saem por aquele buraco na frente e que no fim, faz cair o "cartucho" pelo buraco na fuselagem referido à pouco, para além da peça que faz cair uma bomba de cada vez, de cada um dos contentores.

finalmente...
a comparação do conjunto MONTADO mas "reduzido à Vasco" para guardar, e temos a demonstração de espaço vazio que há dentro da caixa...

Considerações:
Construção
- Gostei, está bem detalhado e não oferece surpresas. Gostei do sistema de "disparo" e da forma como a tampa da fuselagem é presa.
Jogabilidade
- Como "Shuttle" é impossível brincar com este set. Não tem sequer uma porta para entrar dentro da fuselagem "normal" (só a "hand of god") nem sequer tem espaço para soldados dentro...
- Para nós, AFOLS, os canhões e as bombinhas não nos dizem nada... mas para a criançada, os disparos repetidos a puxar o pin faz com que pareça uma metralhadora de alto débito!
- Cabem duas bombas/mísseis em cada um dos compartimentos laterais. Cada bomba cai individualmente, e não todas de uma vez
- Esta nave não tem sistema de fecho de asas tal como o 7659 o que acho que é uma pena... é das coisas mais "fixes" de fazer em modo swoosh é aproximar a nave da pista de aterragem e as asas fecharem sincronizadas...
- Para além disso não têm sistema que "tranque" as asas na posição... o que também não tem graça
Conclusões
- É um bom set para quem quer ter a colecção toda, mas não para brincar com o sentido original desta nave. A jogabilidade deste set resume-se ao de um caça/bombardeiro (um X-Wing, um Tie Fighter) e não de um shuttle, pelo que nisto, acho que falhou redondamente...
- Não percebo estas caixas novas: para além de só terem é espaço vazio ("sim tá bem o tamanho vende e bla bla bla... E O IMPACTE AMBIENTAL NÃO VENDE?") este sistema que nos obriga a "rasgá-las" É HORRÍVEL!!!!! DETESTO-O!!!!
- Se não fosse o aspecto interessante e começar já a imaginar uma série de alterações e modificações para que este set possa ser mais "real", não o recomendaria como um conjunto a oferecer a um jovem entusiasta LEGal.
Por tudo isto, e mesmo não me arrependendo de o comprar (porque gostei dele), na minha "escala de sorrisos", dou-lhe um...
[align=center]