Exposição no El Corte Inglês - Lisboa

Os encontros e reuniões da comunidade AFOL!
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: Exposição no El Corte Inglês - Lisboa

Mensagem por Conchas »

Pois tb fiquei cá a pensar o mesmo... :P
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
Diaaabo
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 08 jan 2010, 10:35

Mensagem por Diaaabo »

Foi a primeira exposição que vi da PLUG, e espero que não levem a mal o comentário, mas achei demasiados sets "à canzana". A cidade pouco standartizada, baseplates mal encaixadas, BURPs por disfarçar... o de castelo também demasiado monótono, só sets distribuidos pelas baseplates cujos limites de cores diferentes nem eram disfarçados com algum landscape... muito set e pouco MOC, no geral.

Compreendo perfeitamente a vertente coleccionista do LEGO, até porque eu próprio me considero mais coleccionista do que "MOCqueiro", mas para layouts atraentes é preciso mais que isso.

A coisa que mais me chamou a atenção, e pelos vistos de mais pessoas, foram as réplicas da CP do Sujiro, bem com algumas coisas do lado do Technic.

O layout egípcio estava engraçado, sobretudo pela originalidade da ideia, mas achei-o pouco detalhado e um pouco vazio. Destaco as pirâmides, que quando era puto e apanhei a série toda dos Adventurers era algo que sempre quis ver em LEGO.

No geral, e sendo sincero mas sem querer ofender quem trabalhou para isto, não achei a exposição nada demais. Foi-me dito que foi algo um pouco à pressa e com colaboração de pouca gente, mas ainda assim acho que pequenos detalhes dariam um outro relevo à coisa. É possivel fazer coisas grandes e ao mesmo tempo simples, mesmo com poucos recursos.

Espero conseguir ir visitar a Lourinhã, já que a de Marinhais não vou poder ir, e espero aqui ver layouts melhores, mais detalhados, mais personalizados, em vez de sets dispostos à batatada.

Novamente, não quero descreditar quem trabalhou, é apenas um comentário de quem está por dentro do mundo LEGO e viu a exposição; pois também compreendo que a maioria do público não liga se há landscape ou não, vê uma carrada de LEGO disposta numa cidade ou num cerco de castelo e fica fascinada com isso sem ligar muito ao aspecto mais técnico e artístico da coisa. Espero que não levem esta minha review da exposição a mal, novamente.
Ghé
Sócio
Sócio
Registado: 23 mai 2009, 17:31

Mensagem por Ghé »

Bons dias,

A critica é sempre bem vinda, desde que seja à imagem da tua, construtiva.

Dou-te razão em alguns pontos, nomeadamente a questão as baseplates soltas (ups, esquecemos que as pessoas insistem em pontapear e abanar expositores, mesmo que não seja de proposito, no futuro teremos de prevnir isso).

No que diz respeito ao layout da cidade, obviamente não era a cidade mais realista, mas foi o possível fazer considerando os expositores colocados à n/ disposição. Só desta forma foi possível fazer uma demonstração do máximo de conjuntos dos mais diversos segmentos da cidade.

Castelo, prefiro não responder porque não tenho grande gosto/experiência pelo tema.

Egipto, não estava nada vazio, lembra-te do próprio Egipto (desértico) e se ainda não foste lá, pensa nos filmes épicos. Se fosse mais carregado não seria nem tão bonito nem tão realista.

Technic, na minha opinião foi a parte mais fraca, isto porque as pessoas nem puderam ver os sets de perto, nem os seus mecanismos em funcionamento (mais uma vez culpa dos expositores)

Diaaabo, ainda não te conheço, mas quero enaltecer a tua frontalidade, és como eu, pegas o touro pelos cornos
Sócio nr 89 (não exclusivo)
sempre a escrever com a mesma forma de escrita, gramática e coerente nos erros de português, post após post...
Nuno Lino
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 20:31

Mensagem por Nuno Lino »

Embora tenha exposto, não visitei a esposição no ECI. Ainda assim queria lembrar que a PLUG tinha duas expos ao mesmo tempo, uma no ECI, outra no Gaia Shopping, com a consequente divisão de recursos.

Quanto à existência de set's nos layouts, eu sou um defensor, principalmente se estas expos são contratadas com entidades que vendem Lego. As pessoas querem comprar aquilo que vêem, logo acho que deve haver nos layouts set que estejam à venda e que levem as pessoas a compra-los.
Estás a promover a marca e a ajudar às vendas.

Bem, eu também sou principalmente um colecionador, por isso para mim os set's são importantes. Não desfazendo que gosto muito de ver as mocadas que a malta faz, e eu proprio de fazer algumas quando os € assim o permitem.

A Lourinhã vai ser diferente pois a expo não é numa entidade comercial.

Nuno Lino
Sócio Fundador n.º 5 da PLUG
Imagem
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Ghé"]
Technic, na minha opinião foi a parte mais fraca, isto porque as pessoas nem puderam ver os sets de perto, nem os seus mecanismos em funcionamento (mais uma vez culpa dos expositores)[/quote]
Nisto posso comentar melhor: mesmo com alguma automação RCX/NXT/whatever, é impossível numa exposição deste tipo (longa duração e sem manutenção constante nossa) haver coisas em funcionamento. Os comboios, que, regra geral, têm muito menos partes móveis e nalguns casos não submetem as respectivas peças a tanto esforço, sofrem um desgaste brutal. Com mecanismos construídos com peças discretas ainda é pior. Isto para não falar de ajustes ocasionais que é sempre preciso fazer...
Diaaabo
Sr. Member
Sr. Member

Mensagem por Diaaabo »

Tinha escrito alto texto mas entretanto a luz foi abaixo e perdi tudo :dontcare:

Resumindo um pouco o que queria dizer:

Layout egípcio: ainda não fui lá mas vontade não me falta ;) acho que um pouco de relevo e maior atenção ao detalhe (nas esfinges, que estavam em cinzento, por exemplo) dava outro ânimo à coisa.

Acho que um layout deve mostrar o trabalho da LUG que o fez, e não o poder de compra dos membros. Para mostrar os sets como meio publicitário, tinham lá a esquadra da polícia, o camião dos Agents, um camião Technic, entre outros. Um display pode incitar antes o público a usar a sua imaginação e a construir algo próprio sem terem que se cingir aos modelos dos sets. Até porque é essa a principal característica do LEGO: "um brinquedo novo todos os dias". Sejam MOCs, sejam sets, a exposição promove sempre a marca.

E é sempre possível combinar as duas coisas.

Como exemplo, o layout de Castle ficaria muito melhor com alguma vegetação, algum relevo... enfim, mais detalhe. Com meia dúzia de plates tan e castanhas se fazem uns caminhos para ligar os castelos, por exemplo. Sempre fica melhor do que baseplates inteiras sem nada lá. Os BURPs na zona "rural" do layout de cidade podiam ser disfarçados com uns cheeses e umas slopes, sempre dava melhor aspecto.
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

Em defesa do layout Castle que foi da minha responsabilidade.

Na verdade a vegetação só chegou uns dias depois, pois tinha-me esquecido da caixa das árvores em casa :(

Posso concordar contigo no que toca ao layout, bem gostava de poder fazer aquilo que imagino. Mas devido a tempo ou a €€€ nem sempre é possível (só em árvores gastei mais de 60€)

Na verdade, alguns dos sets até estavam já meio desmanchados para construir MOCs em vez de reutilizar os sets LEGO propriamente dito... Mas não havendo tempo, não há MOCs :)

Entretanto, tenho uma novidade medieval para breve :)
Teria mostrado hoje se não tivesse que estar a trabalhar :(
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

[quote="gads"]
Em defesa do layout Castle que foi da minha responsabilidade.

Na verdade a vegetação só chegou uns dias depois, pois tinha-me esquecido da caixa das árvores em casa :(

Posso concordar contigo no que toca ao layout, bem gostava de poder fazer aquilo que imagino. Mas devido a tempo ou a €€€ nem sempre é possível (só em árvores gastei mais de 60€)

Na verdade, alguns dos sets até estavam já meio desmanchados para construir MOCs em vez de reutilizar os sets LEGO propriamente dito... Mas não havendo tempo, não há MOCs :)

Entretanto, tenho uma novidade medieval para breve :)
Teria mostrado hoje se não tivesse que estar a trabalhar :(
[/quote]

contamos com isso na Lourinhã  :expectation:
Diaaabo
Sr. Member
Sr. Member

Mensagem por Diaaabo »

Como disse no comentário original, compreendo que os recursos e os participantes tenham sido escassos. E bem sei que a vegetação sai cara, mesmo pelas Bulk Orders ou pelo BL!

Espero ver os novos layouts na Lourinhã. Por motivos de outros projectos pessoais, não faço tensões de me envolver activamente em projectos da PLUG, mas poderei sempre deixar a minha opinião :)
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Bem Diaaabo,

não há muito a defender sobre estes pontos, mesmo que alguns tentem. Aquil que viste é mais ou menos os que os membros da :plug: por motivos vários conseguem fazer.
Pode ser que um dia se venha a fazer melhor, muito melhor, ou mesmo que as coisas nunca venham a mudar muito. Não importa assim tanto.
Alguns visitantes também gostam particularmento do que fazemos.

Existem vários motivos que conduzem a esta situação, mas não servem de desculpa.
O que interesse é que nos divertimos imenso com o que fazemos e provávelmente o que poderás ver na Lourinhã, não será assim tão diferente, sendo que será bastante maior.

Se não quiseres ficar disulidido, o melhor será mesmo nem ires ver... ;)

Enfim, muito boa sorte para os teus projectos pessoais! :fixe:

Novos membros com capacidade de construir ou sem ela, são sempre bem vindos, desde que tenham esse gosto pelo LEGO e gostem de falar sobre LEGO.

:plug: :jump: :bailinho: :clapping:
FCorreia

Diaaabo
Sr. Member
Sr. Member

Mensagem por Diaaabo »

É certo que não se pode agradar a todos; e reforço a ideia de que não quero tirar o crédito de quem se esforçou tanto para essa exposição, como outras.

E tens toda a razão numa frase: o que interessa é o pessoal divertir-se e gostar do que faz ;) e como um bom exemplo disso, tens o LUG E-Kloki, que praticamente não fazem eventos mas apresentam grandes criações para eles mesmos.

Enfim, no fim do dia somos todos fãs de LEGO e isso é que interessa ;D
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Certo!

E não interpretes que levei a mal uma palavra sequer das tuas apreciações.

Repito, "boa sorte para os teus projectos" e digo mais " a :plug: está e estará aqui!".
O tempo a tudo ajuda...
FCorreia

Ghé
Sócio
Sócio
Registado: 23 mai 2009, 17:31

Mensagem por Ghé »

[quote="AVCampos"]
[quote="Ghé"]
Technic, na minha opinião foi a parte mais fraca, isto porque as pessoas nem puderam ver os sets de perto, nem os seus mecanismos em funcionamento (mais uma vez culpa dos expositores)[/quote]
Nisto posso comentar melhor: mesmo com alguma automação RCX/NXT/whatever, é impossível numa exposição deste tipo (longa duração e sem manutenção constante nossa) haver coisas em funcionamento. Os comboios, que, regra geral, têm muito menos partes móveis e nalguns casos não submetem as respectivas peças a tanto esforço, sofrem um desgaste brutal. Com mecanismos construídos com peças discretas ainda é pior. Isto para não falar de ajustes ocasionais que é sempre preciso fazer...
[/quote]

Para explicar a "parte mais fraca", para mim a "magia" do technic está nos mecanismos e no funcionamento dos mesmos e esses infelizmente não são visíveis numa exposição não assistida.
Sócio nr 89 (não exclusivo)
sempre a escrever com a mesma forma de escrita, gramática e coerente nos erros de português, post após post...
Diaaabo
Sr. Member
Sr. Member

Mensagem por Diaaabo »

[quote="Ghé"]
[quote="AVCampos"]
[quote="Ghé"]
[/quote]

Para explicar a "parte mais fraca", para mim a "magia" do technic está nos mecanismos e no funcionamento dos mesmos e esses infelizmente não são visíveis numa exposição não assistida.
[/quote]

Nem peguei neste assunto, mas de facto um display de Technic é dos que mais convida a que haja movimento. No entanto compreendo que a manutenção e vigilância seja mais complicada também.
Nasclego
Sócio
Sócio
Registado: 24 abr 2009, 09:44

Mensagem por Nasclego »

viva comp.s  :plug:
e so para lembrar que ainda não recebi um sete  :notcool: :notcool: :notcool:mas em compensação em Marinhães tive de forçar para receber um 1.7 :expectation: :expectation: :expectation: e vai lá perceber pq qué EHEHEHHE
um abraço
sempre LEGO  :clapping: :clapping: :clapping:
pedro nascimento
nasclego  :plug:
LEGO NUNCA E MUITO
Responder