Assim sendo, este tópico servirá precisamente para todos aqueles que quiserem relatar algoritmos de resolução de problemas, ou procurar solução para os mesmos.
Muito bem, vou partilhar o meu mais recente problema com LDD para a quem acontecer igual.
[align=center]LDD: Lego Digital Designer em Linux - Correcção problema de scrolling[/align]
SO utilizado: Ubuntu Linux Lucid Lynx 10.04
Pacote de instalação: LDD Official da LEGO v3.1.3
Problema: Erro ao fazer scroll na brick pallet do LDD faz com que o programa encerre.
Descrição.
Bom, este algoritmo servirá para todos aqueles que tal como eu, usam sistema operativo linux e gostariam de poder utilizar o LDD no mesmo. Existem várias versões de programas de construção em LEGO para linux alternativos mas na minha opinião, notam-se serem mais fracos.
Pois bem. Para aqueles que não sabem sequer como instalar o LDD no linux vou dar uma ajuda inicial ao processo de instalação do mesmo e de seguida falarei da correcção do bug.
Para poderem instalar o LDD no vosso linux terão que instalar um programa chamado Wine. Este programa faz com que seja possível correr programas produzidos para Windows em Linux.
1- Instalação do Wine. Ir para System -> Administration -> Synaptic Package Manager.
[img height=500]http://img80.imageshack.us/img80/7008/screenshothf.png[/img]
Como podem ver eu já tenho o meu instalado e por isso a caixa está marcada a verde. Para instalar basta clicarem com o direito do rato e fazer "Mark for instalation" e de seguida fazer Apply.
2 - Descarregar e instalar o LDD.
[img height=500]http://img84.imageshack.us/img84/9661/screenshot1fl.png[/img]
Depois de descarregado o programa tentem correr o programa fazendo duplo clique. Como agora possuem o Wine instalado, este será carregado e fará com que o programa seja corrido. Caso o programa de instalação não abra, cliquem com o direito do rato em cima do setup de instalação e selecionem "Open with Wine Windows Program Loader". Não têm que alterar directoria nenhuma. É só fazer next até ao final do programa.
3- Agora vamos abrir o LDD. Por defeito, deverá ter sido criado um ícone de atalho em "Application -> Wine -> LEGO Company -> Lego Digital Designer". Caso não tenham encontrado o ícone de abertura, abram o programa em: /home/diogo/.wine/dosdevices/c:/Program Files/LEGO Company/LEGO Digital Designer/LDD.exe
4 - Agora estamos confrontados com o problema.
O programa abriu, tudo nos conformes... Experimente fazer "scroll" na Brick Pallet (Coluna das peças de montagem). Conseguiu? Pois...
Por defeito o Wine produz um erro e de seguida, o programa encerra.
Solução!
A solução passa por susbstituírmos um ficheiro na pasta system32 da unidade C: (unidade existente no Wine).
Esse ficheiro chama-se quartz.dll. Podem descarregá-lo aqui:
http://www.dll-files.com/pop.php?dll=quartz
Fechem o LDD.
Depois de descarregar o ficheiro, copiem-no e colem nesta directoria:
/home/nomedeutilizador/.wine/dosdevices/c:/windows/system32
Provavelmente vai pedir para substituír pois o ficheiro já existe. Então substituam clicando em "Replace".
Abram o LDD.
You're free to go now!