Já tenho o cubo.
Fiz vários testes:
1º Coloquei o cubo com as cores todas no sitio e NXT calculou as soluções, resultado posito, identificou bem as cores.
2º Misturei tudo e NXT calculou três soluções de resolução e escolheu a de menores movimentos. (até aqui tudo bem) o problema começou quando em algumas viragem falhou o movimento. Resultado fracasso
3º voltei a colocar o cubo e fiquei atento às viragem. Com um pequeno toque de dedo o cubo voltava ao sítio. Mas com o andamento dos movimento descobri que a garra tem duas posições a 1ª segura dois andares e nunca dá problema. A 2ª posição da garra segura somente o andar superior e aqui sim temos problemas

o andar do meio nem sempre acompanha o movimento do primeiro, ficando numa posição irregular. Logo fracasso total na resolução do cubo.
4º sempre que o NXT optava por agarrar o andar superior e coisa falhava, desligava o NXT e pedia uma nova identificação das cores. Com três tentativas destas o meu NXT resolveu o cubo mágico
Eu sei que é uma pequena batota, mas até o cubo ter as folgas de ser várias vezes utlizado, o meu NXT encontra a solução
Penso que na fase de identifcação de cores a iluminação também é importante.
Com o tempo vou conseguir melhorar o Robot.
Em resumo construção muito positiva, sempre é mais rápido que eu a resolver, com as três tentativas penso que gastou mais ou menos 15 minutos
o NXT é
Vou começar a fazer vídeos