Aqui esta a conclusao do meu primeiro projecto no LDD, em modelo real.
De facto nao e possivel fazer a versao mais comum, em oxido, ate que existam as pecas apropriadas em reddish brown.
O unico modelo possivel e o vagao da Cimpor, bicolor cinza-amarelo. Mesmo assim acho que o tejadilho original seria oxido, so depois se tornando cinza quando queimado pelo sol (mas nao tenho a certeza, pois muitos modelos H0 sao vendidos com o tecto cinzento).
A construcao nao deixou de ser interessaante, baseada na reconstrucao dos primos Hikks: nesta fase so difere a posicao da caixa de etiquetas. Note-se que o vagao tem comprimento impar, pelo que sao essenciais as placas de 2x12 ancoradas nos tijolos de 2x3 para dar estabilidade a toda a estrutura.
O vagao His terminado:
A circulacao fiavel destes vagoes so e possivel com um elastico estabilizador por baixo:
Depois de inumeras experiencias e com mais hores de circulacao real, obtive os melhores resultados prolongando as placas de apoio dos eixos para tras ao maximo, aproximando portanto as pecas de enlace do elastico. O segredo esta em que o elastico fique laxo, para permitr que os eixos rodem com forcas minimas, o mais livremente possivel, adaptando-se facilmente as curvas e desvios. Elastico: azul 'large'. Ainda nao tive um unico descarrilamento com esta combinacao.
Os elasticos Lego sao espessos e melhores que os elasticos normais, porque a sua rigidez serve para manter os eixos direitos sem terem de estar muito esticados.
Ficheiro LDD actualizado no Brickshelf.