Sorefame 2a classe CP [train]

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
BrickCP
Full Member
Full Member
Registado: 23 mai 2011, 19:38

Sorefame 2a classe CP [train]

Mensagem por BrickCP »

Esta e uma Sorefame 2 classe vulgar de 11 janelas principais.

Imagem
Imagem

Totalmente baseada nos planos genericos IC do Joao Campos que todos conhecem - muito obrigado - mas pretendendo simular uma carruagem CP real.

Prototipo: Serie 21-40001 a 024
Númeração UIC: 51942140001 a 51942140024
Data de construcção: 1975; velocidade: 140 km/h; 88 lugares; freio de ar comprimido: Westinghouse

O modelo tem tecto amovivel e cadeiras para 8 Minifigs.
A estrutura foi concebida para ser o mais leve possivel, so com os reforcos indispensaveis. Por ex o teto e oco.
So que nunca vai ser construida porque as 8 janelas tipo aviao, 2377 nao existem em Light Grey. So alterando.
A nao ser que eu goste mesmo do efeito Bluish Gray - duvido - este e um projecto que podera nao ter grande futuro.
Acho que vou ter de me dedicar so as versoes IC, por causa das portas laranja.
Última edição por BrickCP em 31 ago 2011, 16:22, editado 1 vez no total.
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Re: Sorefame 2a classe CP

Mensagem por AGarcia »

Está fixe.
Tem é cuidado que o Light Gray é uma cor que a LEGO já não usa. Por isso as peças nessa cor vão ter a tendência a desaparecer e a ficar mais caras.
O LBG (Light Bluish Gray) é o seu substituto.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

Está muito boa, bem realista!  :clapping:
#EuCáNãoUsoHashtags
Aristoteles
Full Member
Full Member
Registado: 16 jan 2011, 17:01

Mensagem por Aristoteles »

Onde é que podemos arranjar o ficheiro LDD  ;D ?
Imagem           Imagem
Imagem           Imagem
BrickCP
Full Member
Full Member

Mensagem por BrickCP »

[quote="Aristoteles"]
[/quote]

Eu considero que todo o merito deste modelo deve ir para o Joao Campos, autor no qual me basei, mas podes meter aqui umas largas horas de trabalho.
Palmas, agradecimentos, uaus, etc, se os houver, sao dirigidos a ele e nao a mim.
Nao tenho qq problema em colocar o file LDD no site to BrickShelf, mas queria uma permissao primeiro. Acho que com isso se facilita a entrada de mais pessoal de modelismo CP e Transfesa que circula em Portugal, o que sera sempre bom para todos.

Tomo conta das notas sobre o Bluish Gray. Tenho mta pena que os cinza basicos estejam a acabar, e pessimo para o 'modelismo' real. Ja mandei vir algumas pecas para ver a tonalidade, mas as encomendas no Links demoram tanto tempo a ser processadas! Mais estes feriados...
Última edição por BrickCP em 11 jun 2011, 22:21, editado 1 vez no total.
ruialmeida
Sócio
Sócio
Registado: 20 fev 2007, 22:29
Contacto:

Mensagem por ruialmeida »

;) bom trabalho
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

Reparei agora: aquelas peças "Plate 1 x 4 Offset" #4590 nos bogies vão ter de ser montadas ao contrário (com o "offset" para cima), porque senão ao mínimo ressalto batem nos carris. Esta foi ditada pela prática...  ;)
#EuCáNãoUsoHashtags
BrickCP
Full Member
Full Member

Mensagem por BrickCP »

[quote="JMCampos"]
Reparei agora: aquelas peças "Plate 1 x 4 Offset" #4590 nos bogies vão ter de ser montadas ao contrário (com o "offset" para cima), porque senão ao mínimo ressalto batem nos carris. Esta foi ditada pela prática...  ;)
[/quote]

Notei que num dos modelos estava para cima. No outro estava assim.
No que estava para ciona havia umas setas, deve ser por ter de se forcar um pouco para encaixar? E que o LDD nao deixa colocar para cima.
No real esta para baixo, vou tentar encontrar outra solucao, se calhar uma simples barra horizontal.
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

Está muito giro o teu Mod de um Moc  8)

eu também tenho uma Sorefame, mas fiz à minha maneira, (por acaso não fiz apresentação oficial embora já andou em várias exposições) a minha não foi para o regionais, mas para o antigo sud express, também à muito tempo atrás fiz no Ldd uma com compartimentos, mas a escala está absurdamente grande

Se tivesse dinheiro fazia umas quantas iguais às tuas, mas com os boggies que fiz para as minhas que tem escadinhas para as portas.

só tenho uma sugestão.

As Sorefames antigas não tinham as portas recolhidas, eram praticamente niveladas com o  resto da carruagem, eu sei que se perde um pouco a noção em Bricks, mas tens lá os corrimões para saber onde são as portas.
Aristoteles
Full Member
Full Member
Registado: 16 jan 2011, 17:01

Mensagem por Aristoteles »

[quote="BrickCP"]
[quote="Aristoteles"]
[/quote]

Eu considero que todo o merito deste modelo deve ir para o Joao Campos, autor no qual me basei, mas podes meter aqui umas largas horas de trabalho.
Palmas, agradecimentos, uaus, etc, se os houver, sao dirigidos a ele e nao a mim.
Nao tenho qq problema em colocar o file LDD no site to BrickShelf, mas queria uma permissao primeiro. Acho que com isso se facilita a entrada de mais pessoal de modelismo CP e Transfesa que circula em Portugal, o que sera sempre bom para todos.

Tomo conta das notas sobre o Bluish Gray. Tenho mta pena que os cinza basicos estejam a acabar, e pessimo para o 'modelismo' real. Ja mandei vir algumas pecas para ver a tonalidade, mas as encomendas no Links demoram tanto tempo a ser processadas! Mais estes feriados...
[/quote]

Ah ok ok  ;) eu já tenho estado a tirar umas ideias a partir das imagens
Imagem           Imagem
Imagem           Imagem
JorgeRodrigues
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 27 mai 2011, 16:19

Mensagem por JorgeRodrigues »

Muito bom. Só falta o logótipo CP. Parabéns .  :fixe:
BrickCP
Full Member
Full Member

Mensagem por BrickCP »

Acho que o Sugiro tem razao, neste tipo de carruagem ficava bem as escadinhas: parece facil de implementar.
O recuo das portas e de facto discreto, mas nao vejo grande alternativa ao offset 1/2 pino que os Legos permitem.
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

[quote="BrickCP"]
Acho que o Sugiro tem razao, neste tipo de carruagem ficava bem as escadinhas: parece facil de implementar.
O recuo das portas e de facto discreto, mas nao vejo grande alternativa ao offset 1/2 pino que os Legos permitem.
[/quote]

uma solução com technic dá, vai é sacrificar o espaço interior das portas
http://www.brickshelf.com/gallery/dutch ... 011459.jpg

essa é para 8 de largo, mas a técnica funciona também com 6

na minha opinião, no que toca a estas partes em carruagens são "zonas mortas" a nível de interiores, se a porta não abre, não tenho problemas em sacrificar o espaço interior, as minhas Talgo por exemplo se cabem dois bonecos por carruagem é muito, tive sacrificar muito espaço para a engenharia complexa que aquilo leva, para ser funcional
luis3057
Newbie
Newbie
Registado: 12 mar 2010, 12:55
Contacto:

Mensagem por luis3057 »

Se a ideia é recuar a porta só meio tile, deve haver soluções mais simples do que esta technic. Por exemplo, usando as peças que fazem angulo recto, e que um dos lados é meio tile.
BriKcp, gosto do teu trabalho. Acho é que trabalhar em LDD encomendável só traz vantagens e pode fazer-se muita coisa. Levam 3 a 4 semanas a chegar. Provavelmente esta carruagem é toda encomendável, em cinza claro normal (alguém vai notar a diferença?)
BrickCP
Full Member
Full Member

Mensagem por BrickCP »

Actualizado de acordo com os comentarios, que muito agradeco.
O J Campos nao vai ter outro remedio que deixar-me colocar o file LDD online para o pessoal!

Imagem

Este modelo nao e feito para a vitrine mas sim para rolar, e' bastante leve de concepcao a fim de possibilitar ate pelo menos 3 unidades engatadas. Vamos ver nos testes reais, sera tudo afinado ao pormenor.
Voces conseguiram-me convencer, vou encomendar em Light Bluish Grey.
Se correr bem segue-se a primeira classe e talvez BAR: tenho de investigar bem as diferencas.

Atencao: os modelos reais de numero de janelas pares nao sao a mesma coisa e sao mas dificeis de simular bem, devido a metrica da maioria das placas.
Responder