[Dúvida Informática] Direitos de consumidor

Para conversar sobre tudo e sobre nada.
Responder
Carlos Diogo
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 07 jul 2010, 20:18

[Dúvida Informática] Direitos de consumidor

Mensagem por Carlos Diogo »

Boas a todos,

É o seguinte, estes dias comprei um conjunto de cabo + transformador para ligar um disco IDE/SATA a um pc qualquer por USB.
Isto:

[img width=300 height=300]http://www.pccool.org/img/p/598-1064-large.jpg[/img]

Como normalmente faço, li o manual de instruções que vinha no interior. Acontece que, como indicado nas intruções, liguei o adaptador ao disco SATA e a corrente no mesmo adaptador (dado que o adaptador tinha porta quer para o encaixe quer para a corrente.
A surpresa foi que, segundos depois da ligação, aínda não tinha sequer ligado o usb ao pc, o disco começou a fumegar. Simplesmente foi-se. Fiquei mesmo bastante aborrecido por ter feito o que dizia no manual, e para além de ficar sem os dados do disco, ficar também sem o próprio disco. Indignado com o acontecido, voltei á loja. Pediram-me para ficar com o disco e com o cabo e as facturas dos mesmos (tiraram fotocopia, o disco também tinha comprado no mesmo local à uns anos atrás). Dizem que vão enviar o disco para a garantia. O que me pareceu um bocado estupido dado que o disco já não está na garantia. Quer dizer, uma  pessoa compra um conjunto de cabos para fazer uma dada aplicação, faz as coisas correctamente e para além de ficar sem o cabo, fica sem o próprio objecto de aplicação desse artigo. A loja aínda não me falou em reembolso, acho que vou aguardar para ver a resposta que eles me vão dar depois de enviar as coisas para trás. O que o senhor da loja já com a maior naturalidade do mundo fez foi em pegar dois discos que tinha para lá de igual capacidade, e me perguntar qual queria comprar. A minha reacção foi óbvia. "Comprar?. Então, vamos lá ver uma coisa, eu comprei o cabo que tinha como objectivo uma dada aplicação num disco. Essa aplicação foi feita correctamente. Pelos menos, foi feita como está referida no manual. Simplesmente pegou-me fumo ao disco, acho que ou a marca do cabo, ou a vossa empresa que foi a quem comprei o produto, tem de responsabilizar-se por isto, ou não?" O rapaz simplesmente se limitou a dizer que não podia fazer mais nada e que em última instância me dava o contacto da marca do cabo para entrar em contacto com eles.
Pela lógica (como não percebo muito destas coisas) acho que se lhes comprei o cabo a eles e não á marca, mesmo que não tivessem obrigação, profissionalmente deviam-se responsabilizar por expor a situação com a marca e serem eles a resolver isto. O que acontece agora, é que estou sem cabo, sem disco, sem os dados do disco pois o acontecido fez com que o disco deixa-se de funcionar, sem devolução do dinheiro, sem qualquer tipo de crédito na loja (ao menos..).

Eu procurei seguir o processo de uma forma lógica no entanto não conheço muito bem e queria informar-me dos direitos que me estão reservados nesta situação enquanto consumidor.
Alguém me pode dar uma ajuda?

Obrigado.
[center]
Imagem Imagem

My LEGO Collection :)

A sentir o prazer do encaixe desde 2010  ;D
Fã do som do LEGO a chocalhar :D

C
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Re: [Dúvida Informática] Direitos de consumidor

Mensagem por Ribatagus »

primeiro de tudo: livro de reclamações...
normalmente basta isso para aparecer o gerente todo desvairado para procurar uma solução "sem" preencher o livro...
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Registado: 08 fev 2007, 19:18
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 »

Só por curiosidade qual é a loja?
Na prática apenas o adaptador que compraste é que neste momento é responsabilidade da loja, ou seja o cabo teriam obrigatoriamente de to arranjar. Em relação ao disco o melhor é entrares em contacto com a marca, que penso eu de que, eles costumam ter uns seguros para estes casos como as UPS's e supressores de picos...
Se a marca começar a dar problemas podes tentar o livro de reclamações da loja... mas a não sei o que a ASAE consegue fazer nesse caso.
De qualquer modo agora vai ter ai uma bela carga de trabalhos...
Carlos Diogo
Sr. Member
Sr. Member

Peço que não se importem se não revelar o nome da loja.

De qualquer forma, eu também só falaria no caso da loja fazer alguma coisa relativamente ao disco porque efectivamente, o disco também foi comprado lá. Com a factura de compra realizada nessa mesma loja também. Espero mesmo que consigam resolver o caso, ver-me com o disco queimado sem cabo e neste momento até sem o dinheiro de volta, é algo que me deixou sem dúvida bastante aborrecido. É nestes casos que eu pessoalmente avalio a qualidade de serviço de uma loja.

Provavelmente esta semana irei tratar de voltar a loja. Penso já lhes ter dado tempo para me darem novidades. Logo que posso, darei notícias.
E claro está, seguirei com o livro como recomendam pois já me sinto fragilizado demais com o sucedido.

Obrigado! ;)
Última edição por Carlos Diogo em 20 ago 2011, 23:52, editado 1 vez no total.
[center]
Imagem Imagem

C
Carlos Diogo
Sr. Member
Sr. Member

Consegui resolver parte do problema. Passaram-me uma nota de crédito no valor que gastei pelo cabo. Provavelmente vou ficar é a "assar" com o disco que nunca mais o vou ver nem outro de substituíção, assim como os dados. Estou para ver..
[center]
Imagem Imagem

C
deda
Hero Member
Hero Member
Registado: 02 abr 2009, 21:20

Mensagem por deda »

primeiro quando se compra qualquer coisa pede-se o talao ou factura. Se o artigo nao esta em condiçoes vai-se a loja.o empregado ouve a reclamaçao.Dai nao der nada livro de reclamaçoes.Mas como eles deram uma nota de credito para quê? agora fica a pessoa  a espera e nao vao resolver nada.Se isso tal acontecer vai a deco ou ainda melhor livro de reclamaçoes, se for negado a autoridade resolve o assunto. Eu ja me aconteceu uma que nunca mais me enganam.venderam-me um blusao em 2ª mao sem dizerem nada eu descobri por vi a gola e vi que estava russa. Fui a loja e disse para ele me dar o dinheiro e deu-mo mas memso assim fiz participaçao a asae e ficou registada a queixa. Dei as informaçeas que me pediram para investigarem. por isso quando foram a uma loja de artigos baratos de roupa tenham cautela.
Responder