Relé LEGO

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Relé LEGO

Mensagem por CyberX »

Há uns tempos nas experiências com ignitores e geradores de fumo precisei de accionar um circuito que usasse uma alimentação diferente da habitual - no caso o controlo remoto era Power Functions e usava também uma LEGO Power Functions (digamos 9V) mas eu precisava de uns 15 Volt por isso usei um transformador ligado a um interruptor Power Functions para não misturar as alimentações. Em electrotecnia chamamos-lhe um relé.

Quando comecei o monorail Conveyex decidi usar Powered Up mas o Hub como tem apenas 6 pilhas AAA é fraquinho e com dois motores de monorail, uma locomotiva e quatro carruagens e mais "umas coisinhas" era impraticável.

Por isso recuperei o relé mas agora com Powered Up embora também possa ser usado com Power Functions, MINDSTORMS, WeDo... Penso que será util a qualquer um que queira simplesmente controlar o estado LIGADO / DESLIGADO de um ou mais dispositivos eléctrico LEGO. A vantagem com Powered Up é poder poupar a bateria ao Hub e não ser necessário fazer ou modificar cabos LEGO - algo 100% puro (estou a ficar velho).

Imagem



O artigo no meu blog: https://ofalcao.pt/blog/2019/lego-powered-up-relay tem também o ficheiro LDCad e as instruções em PDF para quem quiser.

Imagem
Última edição por CyberX em 08 jan 2019, 14:59, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13696
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Relé LEGO

Mensagem por AVCampos »

É uma boa solução enquanto [modo_figas]aparece uma versão mais potente do hub e com mais outputs[/modo_figas]. :fixe: Desconfio que deve ser possível controlar mais que um interruptor PF com um motor PUp, mas certamente será um mecanismo bastante maior e mais complicado, e assim de repente não estou a ver como se poderia fazer.

Mas não se pode reproduzir o teu mecanismo: onde é que conseguimos arranjar motores PUp e interruptores PF pretos? >:D
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Relé LEGO

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Mas não se pode reproduzir o teu mecanismo: onde é que conseguimos arranjar motores PUp e interruptores PF pretos? >:D
[/quote]

Foi para baralhar os piratas chineses :D

Mudei as cores às peças todas no LDCad para ficarem iguais às do meu protótipo mas nem me preocupei com os dispositivos eléctricos, ficaram com a cor 'default'. E olha que para 2 dias de experiência com o LDCad não foi nada mau, passei as primeiras horas só a tentar endireitar peças e corrigir a perspectiva.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Relé LEGO

Mensagem por CyberX »

Aplicação prática no Conveyex:



Acabaram-se (por agora) os cabos modificados. A única coisa não-LEGO no projecto Conveyex são as peças 4DBrix.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder