Mas ainda não consegui perceber: porque terá a LEGO criado esta peça, quando há tantas engrenagens que fazem o mesmo trabalho? Alguém faz alguma ideia? A única explicação que vejo é ter "dentes" com menos tendência para saltar sob torques elevados, mas nesse caso quem sofre são os eixos onde elas estão encaixadas...
Knob Wheel: qual a utilidade?
- AVCampos
- Sócio

- Registado: 27 fev 2007, 19:26
- Contacto:
Knob Wheel: qual a utilidade?
Apanhei pela primeira vez a
no 8415, e agora tanto no 8284 como no 8289 que recebi pelo meu aniversário.
Mas ainda não consegui perceber: porque terá a LEGO criado esta peça, quando há tantas engrenagens que fazem o mesmo trabalho? Alguém faz alguma ideia? A única explicação que vejo é ter "dentes" com menos tendência para saltar sob torques elevados, mas nesse caso quem sofre são os eixos onde elas estão encaixadas...
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Re: Knob Wheel: qual a utilidade?
As explicação que avanças é a mais aceite e eu tb concordo com a mesma ("They work very well when you want a lot of torque to go through a 90 degree bend without teeth slipping").
Podes ler a perspectiva de outros utilizadores num Blog conhecido. Levanta alguns tópicos interessantes, se não te fartares antes de chegares ao fim...
http://thenxtstep.blogspot.com/2007_06_01_archive.html
https://www.blogger.com/comment.g?blogI ... 7336571434
Mudanças de eixo engrenadas diferentes de ângulos rectos.
Utilização quando os movimentos exigem pouca precisão.
... e claro vantagens estas, sempre acompanhadas por um aumento do momento (torque) admitido.
Podes ler a perspectiva de outros utilizadores num Blog conhecido. Levanta alguns tópicos interessantes, se não te fartares antes de chegares ao fim...
http://thenxtstep.blogspot.com/2007_06_01_archive.html
https://www.blogger.com/comment.g?blogI ... 7336571434
Mudanças de eixo engrenadas diferentes de ângulos rectos.
Utilização quando os movimentos exigem pouca precisão.
... e claro vantagens estas, sempre acompanhadas por um aumento do momento (torque) admitido.
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- AVCampos
- Sócio

- Contacto:
Ah, sempre é isso.
Mesmo assim, para torques muito grandes, devem começar os eixos a torcer... o que não deve haver muito problema usando eixos curtos.
Então é por isso que vi disso na transmissão de um camião de trial!
Então é por isso que vi disso na transmissão de um camião de trial!
- Miguel
- Sr. Member

- Registado: 28 abr 2007, 19:15
Eu tambem tinha encontrado essa pessa fiz a mesma pergunta 
- BionicDroid
- Hero Member

- Registado: 20 jun 2006, 04:39
Esta peça tambem aparece no Set 8213 que em tempos ofereci e por ter ficado maravilhado com a sua utilidade acabei por comprar este Set ao Vasco Seranho.
obrigado Vasco. Neste Set a peça Knob Wheel pode mover os eixos das rodas da posição horizontal para a vertical bastando para isso acoplar duas delas a cada lado do Carro
Vejam as páginas 19, 20, 21 do Livro de instruções que aqui coloco
http://www.hccamsterdam.nl/brickfactory ... uction.htm
Vejam as páginas 19, 20, 21 do Livro de instruções que aqui coloco
http://www.hccamsterdam.nl/brickfactory ... uction.htm
Carlos Ribeiro
- AVCampos
- Sócio

- Contacto:
Pois, foi o primeiro set em que elas apareceram, e o único em que saíram em branco... mas, pelo menos neste caso, acho que bastavam engrenagens normais.
- Ribatagus
- Sócio

- Registado: 21 jun 2006, 11:00
- Contacto:
[quote="BionicDroid"]
Esta peça tambem aparece no Set 8213 que em tempos ofereci e por ter ficado maravilhado com a sua utilidade acabei por comprar este Set ao Vasco Serranho.
obrigado Vasco. [/quote]
Eu é que te agradeço!
Estava a custar-me desfazer este set completo para peças!
Mas se não lhe dei mais utilidade, este set ajudou-me a perceber para que servia este tipo de peça. Quando o vi também a achei esquisitíssima e perguntei "para quê?"...
Tal como já foi dito,funciona muito bem para angulos de 90º... Mas outra coisa que gostei muito desta peça foi a capacidade de fazer múltiplos encaixes e o manter sincronizadas as peças, estas são muito mais fáceis de coordenar do que dentes... Eu bem sei o trabalho de "afinação" que o meu carryall tem para manter os 4 motores alinhados... acreditem que não é simples, e nunca fica perfeito (há diferenças mínimas entre os dentes, mesmo usando rodas pequenas).
O set 8213 tem exactamente isto: ambos os lados "rodam" ao mesmo tempo, ficando perfeitamente sincronizados... E funciona bem tanto para dar rotação como para parar (os dentes têm mais potencialidade de "saltar", nomeadamente os pequenos)
Esta peça tambem aparece no Set 8213 que em tempos ofereci e por ter ficado maravilhado com a sua utilidade acabei por comprar este Set ao Vasco Serranho.
Eu é que te agradeço!
Mas se não lhe dei mais utilidade, este set ajudou-me a perceber para que servia este tipo de peça. Quando o vi também a achei esquisitíssima e perguntei "para quê?"...
Tal como já foi dito,funciona muito bem para angulos de 90º... Mas outra coisa que gostei muito desta peça foi a capacidade de fazer múltiplos encaixes e o manter sincronizadas as peças, estas são muito mais fáceis de coordenar do que dentes... Eu bem sei o trabalho de "afinação" que o meu carryall tem para manter os 4 motores alinhados... acreditem que não é simples, e nunca fica perfeito (há diferenças mínimas entre os dentes, mesmo usando rodas pequenas).
O set 8213 tem exactamente isto: ambos os lados "rodam" ao mesmo tempo, ficando perfeitamente sincronizados... E funciona bem tanto para dar rotação como para parar (os dentes têm mais potencialidade de "saltar", nomeadamente os pequenos)
Última edição por Ribatagus em 24 ago 2007, 10:57, editado 1 vez no total.
Cumprimentos LEG-AIS!!! 
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
-------
Vasco Serranho
INSTAGRAM BRICKSHELF
- AVCampos
- Sócio

- Contacto:
Pois, não me tinha ocorrido essa particularidade de, quando uma KW tem os "penduricalhos" em "+", a que estiver engrenada nela tem-nos obrigatoriamente em "x"! Lembro-me da dificuldade que tiveste no Marco de Canaveses para voltar a montar os motores do Carryall no ângulo certo, depois de o desmontares para mostrar como funcionavam. 
- Ribatagus
- Sócio

- Registado: 21 jun 2006, 11:00
- Contacto:
[quote="AVCampos"]
Pois, não me tinha ocorrido essa particularidade de, quando uma KW tem os "penduricalhos" em "+", a que estiver engrenada nela tem-nos obrigatoriamente em "x"! Lembro-me da dificuldade que tiveste no Marco de Canaveses para voltar a montar os motores do Carryall no ângulo certo, depois de o desmontares para mostrar como funcionavam.
[/quote]
... e sabes o que isso quer dizer? "evolução para breve... muito breve"!
[/quote]
... e sabes o que isso quer dizer? "evolução para breve... muito breve"!
Cumprimentos LEG-AIS!!! 
-------
Vasco Serranho
INSTAGRAM BRICKSHELF
-------
Vasco Serranho
INSTAGRAM BRICKSHELF