Review 8145 - Ferrari 599 GTB Fiorano

Aqui podes encontrar "Reviews" sobre conjuntos Oficiais da LEGO
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Review 8145 - Ferrari 599 GTB Fiorano

Mensagem por Conchas »

A minha primeira Review aqui no forum... :)

Não pretendo fazer uma review muito detalhada do 8145, mas sim transmitir algumas breves impressões que obtive ao montar este set.

Antes de mais é um set com uma caixa de aspecto gráfico bastante apelativo, o que ajuda em muito a incentivar a compra do mesmo.
Trata-se de mais um carro TECHNIC Racers, que embora não seja própriamente um dos supercarros LEGO TECHNIC, não deixa de ser um dos grandes carros desta linha (escala 1:10). Traz 1327 peças para montar, excluindo algumas que fazem parte dos habituais spares.
Tal como a maioria dos sets TECHNIC dos últimos anos, utiliza exclusivamente a técnica de construção studless e não apresenta novidades em termos de novas peças.

Contudo a minha primeira surpresa ocorreu ao aperceber-me de que a sequência de montagem não iria seguir as fases tradicionais destes modelos, que costumavam começar pela montagem de um chassis completo, à volta do qual se construia depois todo o restante carro.
Este Ferrari não!... começa com a montagem das secções frontal e traseira do chassis, à volta das quais se vai montando partes dos restantes elementos do carro. É a cerca de metade da montagem que se juntam as duas partes, para formar o chassis completo.
É uma solução engraçada, que ajuda a quebrar a previsibilidade da montagem destes sets, e a quebrar a monotonia.

[align=center]Imagem

Imagem

Imagem[/align]

A técnica utilizada parece nem conduzir a uma menor rigidez estrutural do chassis, ao contrário do que se puderia pensar e diz do studless.
Isto apesar de as partes frontal e traseira se unirem apenas por dois longos beams TECHNIC, de cada lado.

[align=center]Imagem[/align]

Face a uma estrutura totalmente studless, este modelo usa e abusa de pinos e peças afins, tais como: Imagem (50), Imagem (70), Imagem (212), Imagem (94) e Imagem (78)...

Depois de todo montado, atentemos nalguns pormenores menos positivos:

1) Como a maioria saberá, este é mais um daquelas grandes carros LEGO, que apesar de estar próximo da linha TECHNIC, não possui uma série de mecanismos interessantes, presentes noutros grandes clássicos anteriores (8880, 8448 e 8466), tais como:
- Suspensões à frente e/ou atrás.
- Caixa de velocidades.
Já para não falar na tracção integral. Enfim trás um motor de 12 cilindros e pouco mais...

2) O 8145 permite regular a direcção através de um 'Hand-of-God' na parte traseira do mesmo ('Axle Joiner' cinzento, à direita na imagem em baixo), mas o volante não tem qq feito sobre a mesma, uma vez que roda solto de tudo o resto...
Este parece-me um aspecto bastante negativo que penaliza ainda mais o realismo a que estamos habituados neste tipo de carros (a adicionar aos pontos anteriores), e estou em crer que é a primeira vez que a LEGO o faz, neste tipo de carros.

Correcção: Já tinha acontecido o mesmo com o Enzo Ferrari (8653), que apresentava contudo uma outra solução mecânica muito interessante.
Uma geometria de direcção, tipo Ackermann, a qual permite que o roda que fica do lado interior da curva, rode mais do que a que fica do lado exterior, para se adaptarem às diferentes distâncias/trajectos que têem de percorrer em curva.

3) Os bancos apesar de aparecerem pela primeira vez na cor tan (o que lhes confere um aspecto bastante realista, inovador e interessante) são de desenho muito pobre, tal como se pode ver nas fotos em baixo.
Já se fez muito melhor em anteriores modelos do género! Aqui, cai-se pelo fundo do banco... :(

[align=center]Imagem

Imagem[/align]

Saliente-se pela positiva o sistema de abertura das portas, que apesar de simples, se destaca pelo desenho e solução nunca antes adoptada, o qual confere ao carro um aspecto bastante interessante. A mala e o capot tb abrem e fecham, sendo que não me lembro de outros carros do género, que apresentassem a mesma funcionalidade do capot.

Interessante foram também as peças escolhidas para construir os farois frontais.

Foi contudo mais um set muito interessante de construir, que permitiu chegar ao fim com um belo modelo e muita semelhança com o respectivo modelo real.
Definitivamente não me arrependi de o ter comprado! :D.
Apesar de não ser um modelo de eleição para brincar, trata-se de um belo modelo de prateleira (para expôr, portanto).

Pelo aspecto e técnicas utilizadas, dar-lhe-ia 4 pontos em 5, apesar da ausência de muitas funcionalidades mecânicas, que todos gostamos de ver nestes carros.

Um bom incentivo, para comprar agora o original...

Última edição por Conchas em 30 set 2007, 22:55, editado 1 vez no total.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Re: Review 8145 - Ferrari 599 GTB Fiorano

Mensagem por Hyphos »

Muitos parabéns

Está excelente.

Paulo
Paulo "Jones" Brown
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

Muito bom review! O meu está a caminho, mas senti-me no teu lugar... Estou-me a imaginar concordar com tudo o que dizes...

Em relação à direcção, não é o primeiro carro assim, pois o Enzo já assim é! :/ É uma pena. Tão simples e nem esse pequeno aspecto mecânico apresenta...

E já agora: Também apresenta várias tonalidades de vermelhos como o Enzo?

PS: Estou a pensar fazer uma adaptação num carro destes só na parte mecânica... ideias não faltam!
Ricardo Oliveira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="Ricardo T"]
Muito bom review! O meu está a caminho, mas senti-me no teu lugar... Estou-me a imaginar concordar com tudo o que dizes...

Em relação à direcção, não é o primeiro carro assim, pois o Enzo já assim é! :/ É uma pena. Tão simples e nem esse pequeno aspecto mecânico apresenta...

E já agora: Também apresenta várias tonalidades de vermelhos como o Enzo?

PS: Estou a pensar fazer uma adaptação num carro destes só na parte mecânica... ideias não faltam!
[/quote]

Obrigado aos dois pelo incentivo! :)

Tens razão, o Enzo sofre do mesmo defeito na direcção, mas pelo menos apresentava uma outra solução mecânica muito interessante.
Uma geometria de direcção, tipo Ackermann, a qual permite que o roda que fica do lado interior da curva, rode mais do que a que fica do lado exterior, para se adaptarem às diferentes distâncias/trajectos que têem de percorrer em curva.

Quanto aos vermelhos de facto continuam a variar ligeiramente consoante o tipo de peça e plástico utilizado, mas tb dentro de peças idênticas...

Tb penso alterar futuramente um destes carros, mas creio que terei de lhes mexer igualmente na escala.
Talvez até faça um outro modelo de carro para variar. Tenho andado a pensar no McClaren F1 em amarelo... ::)
Última edição por Conchas em 30 set 2007, 22:43, editado 1 vez no total.
FCorreia

Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

Parece-me original! Força nisso!  :D Estamos todos à espera! :P Não tou a pressionar de maneira alguma! ::)

Não reparei nesse pormenor da direcção! Pensei que fosse simples como os outros a virar as rodas igualmente! Muito interessante!
Ricardo Oliveira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="Ricardo T"]
Não reparei nesse pormenor da direcção! Pensei que fosse simples como os outros a virar as rodas igualmente! Muito interessante!
[/quote]

A diferença é pouco perceptivel.
Foi a técnica de construção invulgar, que me chamou a atenção para o que ali estaria. Tinha de ter um significado qq!...
Só depois consegui ter a certeza que de facto as rodas, rodavam de forma ligeiramente diferente.

Qd estava a construir o Enzo nas férias, lembrei-me que já tinha visto uma referência a direcção de Ackermann aqui no forum pelo AVC (http://www.plug.pt/forum/http://localho ... 381#p14381) e fui procurar, para saber mais.
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Bela review! 8) Também pensei em fazer alguma a alguns sets (o 8284, por exemplo, atraiu atenções no jantar da PLUG ;)), mas, se me falta iniciativa para continuar a escrever o que prometi sobre o LDraw, então reviews... :-[
E essa técnica de construção de unir duas metades já data pelo menos de 2006... o 8289 é construído assim, levando depois os apetrechos como a cabina e o mecanismo central depois.
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="AVCampos"]
Bela review! 8) Também pensei em fazer alguma a alguns sets (o 8284, por exemplo, atraiu atenções no jantar da PLUG ;)), mas, se me falta iniciativa para continuar a escrever o que prometi sobre o LDraw, então reviews... :-[
E essa técnica de construção de unir duas metades já data pelo menos de 2006... o 8289 é construído assim, levando depois os apetrechos como a cabina e o mecanismo central depois.
[/quote]

Não é falta de iniciativa! Todos sabemos que estás com falta de tempo, por causa desse maldito TFC... ;)
FCorreia

figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Mensagem por figueifoto »

Agora fiquei cheio de vontade de montar o meu!
Só que por enquanto não me vai ser possivel, por isso obrigado pelo tempo que tiraste para nos ofereceres esta Review :)
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

Também quero!

Eu acho que isto das reviews faz mal...  ;)
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

É verdade!... Parece uma doença que nos invade e toma conta de nós ;D

Já disse aqui, que somos muito más companhias uns para os outros e arruinamos carteiras mutuamente! >:(
FCorreia

fil_lego
Sócio
Sócio
Registado: 07 out 2006, 10:05

Mensagem por fil_lego »

Bom trabalho, Conchas

Concordo com a crónica, principalmente quando referes que é uma peça para exposição em vez de ser para "brincar", o que no meu ponto de vista altera significativamente o espirito LEGO, e sobreudo num modelo que se espera TECHNIC.

PS.: Quando montei o meu dei por falta de uma peça, ou melhor dizendo, trocaram uma peça - um daqueles (não sei o nome) angulos que em vez de ser de 90º são de cento e tal.
Não é por ser velho que se deixa de brincar.
É por deixar de brincar que se fica velho.
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Faltar pode acontecer, agora isso é estranho e muito menos provável.
Verifica bem se não meteste o que te falta, algures no lugar de um de 90º. Por vezes acontece.

De qq das formas se faltar mesmo, pode-lo pedir através da página de suporte ao cliente da LEGO, que eles são muito rápidos a enviar.
FCorreia

figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Mensagem por figueifoto »

Eh Pá!Dantes nunca se ouvia estas histórias de peças a faltar ou trocadas!
Como não vou montar o meu por enquanto, espero que quando o faça e se faltar ou estiver alguma peça trocada,ainda vá a tempo de fazer o pedido para trocas! ???
fil_lego
Sócio
Sócio
Registado: 07 out 2006, 10:05

Mensagem por fil_lego »

Concordo que seja estranho e o facto é que não é possível estar trocada porque na lista de peças não consta a que eu tenho, enquanto que a que me falta é da mesma família.

Penso que tenho em stock, no entanto vou ensaiar o serviço LEGO.

PS: João, quando fores montar o teu, tem cuidado com a posição do pipo, podem as rodas ficar descalibradas.
Não é por ser velho que se deixa de brincar.
É por deixar de brincar que se fica velho.
Responder