Bomba peristáltica

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4328
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Bomba peristáltica

Mensagem por CyberX »

No meu projecto "LEGO B52 Robot" estou a usar várias bombas peristálticas feitas em LEGO.

Uma bomba peristáltica, não sendo tão eficiente como outros tipos de bombas, tem a particularidade de movimentar um líquido ou um gás sem que nenhuma parte mecânica entre em contacto directo com ele, apenas por movimentos de fricção sobre um tubo, usualmente inerte de modo a não adulterar o sabor ou outras propriedades químicas do fluido que se pretenda movimentar. Isso torna-a muito adequada para usos laboratoriais ou alimentares daí o meu interesse neste tipo de bombas.

Até aqui tinha conseguido bombas "99% LEGO" - as minhas primeiras versões apenas funcionavam com um determinado tipo de tubo de aquário, mais flexivel que o habitual. Depois lá consegui com tubo de silicone para fins médicos, com dimensões semelhantes às do tubo pneumáico LEGO (4 mm de diâmetro com espessura de 1 mm) mas bastante mais flexível e finalmente consegui com tubo LEGO original, preto, novo, que suspeito que tenha vindo de um dos sets TECHNIC mais recentes.

Encontrei um pedaço de tubo 24L/19.2 cm "trans-clear" que decidi utilizar neste video:


terá sido trans-clear quando foi fabricado, agora é assim como que "trans-coffee" mas pelo menos permite ver o líquido e as bolhas a passarem. Nem tudo no video é LEGO, a bomba em si é mas 19.2 cm só dá mesmo para a parte interior pelo que ligo o tubo LEGO a tubo médico por intermédio de 2 tubos rígidos de 4 mm laranja.

O débito da bomba neste video é de 31 cl/min ou 19.3 l/h, com pilhas novas de marca branca. Sem os tubos rígidos seria um pouco maior e com tubo médico em vez de tubo LEGO ainda maior seria, a minha experiência com os B52 anda em torno dos 50 cl/min.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 15904
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada)
Contacto:

Re: Bomba peristáltica

Mensagem por Conchas »

Ora aí tens algo para vazar o lago do Castelo Medieval em Oeiras... :D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2024, 25-28 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4328
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Bomba peristáltica

Mensagem por CyberX »

Estava mais a pensar em vazar um barril de Franziskaner, mal eu descubra como se abre aquilo sem vir tudo por fora. Senão lá terão de ser garrafas de meio litro, demora só um quarto de hora cada é uma questão de ter tremoços e amendoins.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder