Isto começou por ideia há uns bons anos quando estava a fazer o palco dos Xistos&Pedras e precisava iluminação... quem faz um concerto também faz uma discoteca, um dia volto a pensar nisso.
A experiência do palco revelou que em eventos as luzes eram fraquitas, demasiada luz natural. Começámos aqui em casa (eu a marida) a xutar ideias... uma caixa escura, talvez uma tenda portátil ou aqueles mini-estúdios de fotografia de pormenor?
Entretanto experimetei UV, lasers, som, lupas... se calhar regresso à ideia da disco.
Mas o que me fez mesmo decidir avançar foi este video do mestre Isogawa:
Se com uma lupa, uma matriz de LEDS Powered Up e um meio-globo prismático o mestre conseguia aquilo eu também hei-de conseguir alguma coisa com alguma força bruta por cima
Claro que o LED PU haverá de funcionar, é essencialmente o mesmo que o LED Power Functions que usei no Rockódromo Zé Pedra. Com a lupa há-de se conseguir um feixe mais estreito, depois é fazer vários e "colorir" com peças trans colored a fazer de filtros.
Mas a matriz é cara e as que tenho estou a usar noutra coisa por isso testei o sensor ColorDistance... não faz o vistaço da matriz mas funciona, e tenho uns quantos.
Depois a caixa escura... regressei a uma ideia que tinha tido há uns tempos quando se discutiu um hangar para o Space Shuttle, ligar baseplates 48x48
Primeira prova de conceito, muito tosca:
o video começa com um projector prismático a pilhas, sensível ao som, que emprestadei ao #2... depois desligo-o, mas é para ter um ideia do objectivo (lá para a versão 0.4 ou 0.5)
Ideias:
- melhorar um bocadito a solidez da caixa escura
- fazer duas paredes para a discoteca, para não perder luz, ganhar em efeitos e sustentar a "bola de esferas"
- meter mais projectores
- melhorar a focagem
- experimentar a lente de fresnel do farol
- juntar UV e laser
- meter as minifigs a dançar
- música!! e depois sensor de som
[WIP] LEGO disco
- CyberX
- Sócio

- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Contacto:
[WIP] LEGO disco
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- CyberX
- Sócio

- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Contacto:
Re: [WIP] LEGO disco
Algumas fotos, sem escuridão total para se perceber melhor (aliás a ideia é usar isto com luz ambiente):

do lado esquerdo:
- mais próximo, o projector feito com a matriz de LEDs PU
- ao fundo, o projector feito com o sensor ColorDistance PU
do lado direito:
- o projector feito com um LED PU (a cor resulta de um stud boat trans blue qq coisa)
ao centro:
- o outro LED PU mais ao menos ao nível da "bola de espelhos"

do lado esquerdo:
- mais próximo, o projector feito com a matriz de LEDs PU
- ao fundo, o projector feito com o sensor ColorDistance PU
do lado direito:
- o projector feito com um LED PU (a cor resulta de um stud boat trans blue qq coisa)
ao centro:
- o outro LED PU mais ao menos ao nível da "bola de espelhos"

Jorge Pereira