estou a fazer as carruagens do comboio lusitana expresso que fazem o percurso Lisboa-Madrid (estas carruagens são da Renfe e não da CP)
o grande problemas é que o acoplamento desatas carruagens é feito por um boggie unico de apenas 2 rodas como mostra a imagem em baixo

(fazer isto em lego vai ser uma maravilha, vai
ora aqui não vai haver ligações pelos imans, mas sim por elásticos, vi algures no brickshelf este tipo de ligação e testei no real e funciona, pode ser visto aqui http://www.youtube.com/watch?v=OZWMfQ6P2s8 (desculpem a má qualidade, mas aqui a única camera aqui é o telemóvel)
com este sistema as carruagens mantém-se juntas e fazem as curvas na perfeição
agora em baixo vou mostrar como fazer o mesmo efeito com o boggie a meio das carruagens ( foi feito em LDD que não tem elástico mas é só para ficarem com a ideia)

não sei se deu para entender a ideia, o fole fica fixo ao boggie, as extermidades das carruagens é que irão ter o espaço de um Stud para se poderem afastar e efectuar a manobra girando, após as curva voltam a juntar-se através da força do elástico.
decidi também usar 7wide, porque na minha opinião fica melhor para uma escala minifig, e já se pode usar melhor o espaço interior tendo a capacidade de ter minifigs dos dois lados e também porque hoje em dia já se fazem carros da as 6wide e penso que seja pouco realista numa cidade ter comboios e carros da mesma largura.
vou continuar a dar desenvolvimento a estas carruagens, assim que estiverem acabadas irão para o Brickshelf e depois mostro aqui no fórum
Obrigado
Sérgio Batista