A mais recém licenciada do Fórum

Para conversar sobre tudo e sobre nada.
Joana
Newbie
Newbie
Registado: 03 fev 2007, 01:04

A mais recém licenciada do Fórum

Mensagem por Joana »

Soube hoje a minha última nota para acabar o curso!!  ;D :jump: :bailinho: :clapping:  :jump: :bailinho:

E pronto..também sou a mais recém desempregada!! :)

:angel:
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Re: A mais recém licenciada do Fórum

Mensagem por gads »

Muitos parabéns pela tua conquista  :clapping:
Bem vinda ao terrível mundo do "trabalho"  >:D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

Parabéns.

Uns a entrar outros a sair.

Já agora , formaste-te em quê?

Pocas
Imagem
Joana
Newbie
Newbie

Mensagem por Joana »

Obrigada!! :)

[quote="PocasNuckie"]
Parabéns.

Uns a entrar outros a sair.

Já agora , formaste-te em quê?

Pocas
[/quote]

Ontem tive para dizer isso, que uns entravam e outros saiam..mas não gosto de deitar foguetes antes da festa!  :-[

Em Bioinformática. Provavelmente vais-me perguntar para que serve, portanto digo já.

Serve, tal como o nome indica, para utilizar ferramentas informáticas nas áreas das Biologias, Químicas, etc

Como exemplo mais prático digo-te o que fiz no meu projecto de final de curso.
Como sabes há antibióticos que já não actuam como deveriam actuar. E isto porque as bactérias que provocam as doenças possuem uma enzima que se liga ao antibiótico e este não pode actuar.
Eu estudei um inibidor dessa enzima que não deixa actuar o antibiótico. Estudei a formação do complexo de Henry-Michaelis de um inibidor e de um enzima, de forma a este inibir a enzima beta-lactamase (a tal que não deixa o antibiótico actuar), que interacções formava, se inibia ou não, se era estável, etc! :) Se quiseres saber mais detalhes eu envio-te o artigo que escrevi! :)

Isto tudo, claro, no pc. Com programas que fazem Dinâmicas e Mecânicas Moleculares. São cálculos que demoram, dias, os mais complexos podem demorar semanas ou meses...
Última edição por Joana em 09 jul 2008, 14:03, editado 1 vez no total.
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Contacto:

Obrigado por indirectamente me chamares de inculto. ;D

Eu por acaso, também "trabalho" em BioInformática. Faço parte da equioa portuguesa do projecto Folding@Home, não sei se conheçes. Basicamente é um projecto de computação distribuida, em que corremos um programa no PC, que usa os recursos que não estão em uso para fazer simulação de enrolamento de proteínas por forma a encontrar as falhas neste processo que levam a doenças, como Alzheimer, Parkinson , Fibrose Quística, e umas coisas mais.

E prespectivas de trabalho em Portugal nessa área? Suponho que não devem ser muitas?

Pocas
Imagem
Cpt_Cookie
Full Member
Full Member
Registado: 30 jun 2008, 23:01

Mensagem por Cpt_Cookie »

Parabéns  :expectation:

Bioinformática é uma área que por acaso tlv me agrade para tirar o mestrado, mas ainda ando a ver...

De qualquer maneira, parabéns por finalizares e boa sorte com a procura de emprego  :bailinho:
Joana
Newbie
Newbie

Mensagem por Joana »

Não te queria chamar inculto...é que nunca ninguém sabe!!! :) Sorry!!

Pois, dos meus colegas que acabaram o ano passado...a coisa está preta. O melhor que arranjaram foi na universidade de Aveiro, com uma bolsa de investigação, que nem ao ordenado minimo chega. Ou seja os pais continuam a financiar, porque o rapaz nãot em dinheiro que chegue para rendas, etc.

Outros a tirara mestrado.

Mas emprego, acho que só mesmo lá fora. Em países tipo Holanda, Inglaterra, EUA, etc.

Tá dificil!
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

:jump: Parabéns "Doutora"  :clapping:

A etapa que acaba agora é a catapulta para o futuro...  :fixe:

Apesar de ser uma área que até parece que anda "pouco" por cá, digo como digo sempre: é uma questão de encontrar as oportunidades certas, nos momentos oportunos! :D Existe muita indústria farmacêutica (e não só) em Portugal...

...E não te esqueças que um curso não é "limitativo", não precisas de te dedicar exclusivamente à tua área (que é o erro de muita gente): O curso prova o tipo de pessoa que és e que tipo de especialidade tens... mas não te limita a essa especialidade  8)
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
BRICKSHELF
Joana
Newbie
Newbie

Mensagem por Joana »

[quote="Ribatagus"]

A etapa que acaba agora é a catapulta para o futuro...  :fixe:

Apesar de ser uma área que até parece que anda "pouco" por cá, digo como digo sempre: é uma questão de encontrar as oportunidades certas, nos momentos oportunos! :D Existe muita indústria farmacêutica (e não só) em Portugal...

...E não te esqueças que um curso não é "limitativo", não precisas de te dedicar exclusivamente à tua área (que é o erro de muita gente): O curso prova o tipo de pessoa que és e que tipo de especialidade tens... mas não te limita a essa especialidade  8)
[/quote]

Eu cheguei ao final do curso...e conclui que não quero fazer investigação (que e para qu o curso serve), não quero ler artigos nem escrevê-los para o resto da minha vida.  Acabei-o, porque já estava no final..e não ia desperdiçar o dinheiro que tinha gasto e ao menos sempre ficava com a licenciatura.

Os meus planos para o futuro é trabalhar em prótese dentária. Vou agora em setembro (se tudo correr bem) para a Coruña, para tratar de começar a trabalhar nisso.

Mas fiquei na mesma contente de ter acabado o curso! Ficaria mais se fosse trabalhar na área...mas pronto! É uma vitória! :)

TKS!
Última edição por Joana em 09 jul 2008, 14:28, editado 1 vez no total.
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Registado: 20 jun 2006, 04:39

Mensagem por BionicDroid »

Muitos Parabéns Dra. Joana Ribeiro. :clapping: :clapping: :clapping:
Carlos Ribeiro
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Parabéns Joana!

Depois de ter houvido hoje o Bastonário da Ordem dos Advogados a pedir ao pessoal para não se inscreverem em cursos de Direito, pq simplesmente não vão conseguir arranjar emprego nem sustentar-se, já não digo mais nada...  >:(

Este país está todo à deriva, e quem podia fazer alguma coisa, não percebe nada da poda, ou está mais preocupado com os seus interesses pessoais.
Coitados dos nosso filhos, se não conseguirmos fazrer melhor até lá... :notcool:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Aninhas
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 16 jun 2008, 21:48

Mensagem por Aninhas »

Parabéns Joana :clapping:

O curso que tiraste é muito fixe. No meu curso fiz uns programinhas de similações e não desgostei :whistle:
Eu sou licenciada e mestrada em Química, área de ambiente, e já trabalhei numa indústria farmacêutica onde faziam muito daquilo que fizeste no teu curso. Tenta mandar o teu curriculum para essas indústrias...nunca se perde nada.
Eu sei que é difícil, mas temos de ser um bocadinho optimistas e ter esperança.. vais ver que quando menos esperares vais conseguir um trabalhinho  ;)
Boa sorte e que tudo corra bem  :fixe:

Beijinhos
Beijinhos :plug:
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Contacto:

Sempre se podem dedicar a tentar inventar substâncias que sirvam para fazer peças LEGO® que sejam mais baratas e que permitam maiores opções de trabalho (flexibilidade, resistência, etc...)  :fixe:

Pocas
Imagem
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

Muitos parabéns! Deve ser um grande orgulho! ;)

Engraçado como a biologia e a química se têm relacionado tanto ultimamente com a informática (à minha volta pelo menos). Estou também a integrar um grupo de investigação a programar umas coisas a ver com simulações da vida de células, bactérias, etc. Mas somos um pouco leigos ainda! ;D

Beijinho
Ricardo Oliveira
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Parabéns! 8) A ver se me junto em breve ao vosso grupo de licenciados... por enquanto estou na situação inversa: com trabalho mas sem acabar o curso. :P

Raios dos meus (des)orientadores! >:(
Responder