Edificios Destruidos ou Desaparecidos

Outros temas LEGO que não se enquadrem nas secções anteriores.
Cpt_Cookie
Full Member
Full Member
Registado: 30 jun 2008, 23:01

Edificios Destruidos ou Desaparecidos

Mensagem por Cpt_Cookie »

Gostava de me lançar em força na tentativa de fazer MOCs de edifícios conhecidos que já não existam (ex: Palácio dos Estaus, Hospital de Todos-os-Santos, etc) mas não consigo descobrir na net nenhuma espécie de listagem com referencias a edifícios ou património conhecido e importante que tinham sido destruído ao longo dos séculos em Portugal, de modo a puder escolher algum edifício/património mais singelo para começar.

Será que algum Plugiano conhecedor de história de Portugal me poderá ajudar com referências ou indicações?  :plug:
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Re: Edificios Destruidos ou Desaparecidos

Mensagem por AVCampos »

Sei que há uma colecção de livros chamada "Lisboa Desaparecida"; não sei se terá aquilo que procuras, pelo menos para essa cidade.
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Registado: 20 jun 2006, 04:39

Mensagem por BionicDroid »

Pois talvez seja difícil encontrar na web mas talvez encontres alguma documentação em Bibliotecas ou algum alfarrabista
Carlos Ribeiro
Cpt_Cookie
Full Member
Full Member

A Lisboa Desaparecida senão me engano foca edificios muito muito mais recentes (embora faça uns anos que folhei os livros que existem pessoas da minha familia que os têm), estando eu a procura mesmo de figuras do Teatro da Opera que desapareceu com o Terramoto, ou o edificio do Santo Oficio destruido no século XIX, chafarizes que desapareceram, sei lá, tudo coisas que marcavam a vida dos nossos antepassados mas que não chegaram até nós.
Eu vim perguntar, porque existem vários arquivos na net, como o da biblioteca nacional mas não consigo focar a pesquisa em algo substancial, e depois existem lista da wikipedia por exemplo de todo o patrimonio edificado em portugal e eu procurava exactamente isso, mas só sobre patrimonio que já não existisse. Estava na esperança que entre os APOLs daqui houvesse algum professor de historia ou que estivesse mais dentro do assunto do que um mero amador interessado  :-\
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Acho que o Farrusco anda metido em História, mas nem eu sei que categoria de História é, nem o temos visto no fórum ultimamente. :-\
Jnunes
Sócio
Sócio
Registado: 27 jul 2006, 00:35

Mensagem por Jnunes »

[quote="AVCampos"]
Acho que o Farrusco anda metido em História, mas nem eu sei que categoria de História é, nem o temos visto no fórum ultimamente. :-\
[/quote]

o Farrusco anda por Portugal de férias e não tem net cá só quando voltar a Inglaterra talvez possa pronunciar-se.. ;)

jnunes
Imagem
isabruna
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 20 mar 2007, 15:32

Mensagem por isabruna »

Se me disseres quais os edifícios que queres, [glow=red,2,300]talvez[/glow] consiga arranjar.
A minha mãe teve que estudar história e literatura inglesa e portuguesa, talvez tenha imagens de edifícios!! Se não quiseres nenhum em especial, posso ver o que ela lá tem, desde que sejam "DESAPARECIDOS" certo?!?!

Posso falar com ela ainda hoje e assim que souber de alguma coisa digo!!

Beijos  :-*
Cpt_Cookie
Full Member
Full Member

[quote="isabruna"]
Se me disseres quais os edifícios que queres, [glow=red,2,300]talvez[/glow] consiga arranjar.
A minha mãe teve que estudar história e literatura inglesa e portuguesa, talvez tenha imagens de edifícios!! Se não quiseres nenhum em especial, posso ver o que ela lá tem, desde que sejam "DESAPARECIDOS" certo?!?!

Posso falar com ela ainda hoje e assim que souber de alguma coisa digo!!

[/quote]

Tinha curiosidade no Palácio dos Estaus, Palácio do duque de Aveiro, Casa da índia, Feitorias que houvessem em Lisboa, palácio real que esteve instalado no castelo ou perto dele, Hospital de Todos os Santos... São muitos, pelo que queria ver alguns, para puder escolher um para começar que ainda não me decidi.

Mas sim, desde que sejam desaparecidos já me ajuda imenso  :fixe:
fil_lego
Sócio
Sócio
Registado: 07 out 2006, 10:05

Mensagem por fil_lego »

Já dei aqui umas sugestões de locais onde se poderá encontrar este tipo de documentação (vide 7 de Julho), no entanto sobre o palácio dos duques de Aveiro, deverá existir alguma coisa no pré-pombalino, já que foi destruído aquando da suspeita de regicídio ao Rei D. José I. No seu lugar foi edificado um monumento, espécie de coluna compósita) que ainda poderá ser visto nas traseiras de um edifício de 2 pisos que fica ali para os lados de Belém (perto da casa dos famosos pasteis)
Segundo “reza a história” , depois de demolido o palácio e mortos todos os elementos da família que nele residiam, o chão foi salgado para dele não mais crescesse  nada. Igual sorte (ou falta dela) teve a família Távora.

O Hospital de Todos-os-Santos, ocupava o terreno agora ocupado pela Praça da Figueira, sendo a sua entrada principal virada para o actual Rossio, mais ou menos onde se situa hoje a pastelaria Suiça. Penso que haverá documentação  (desenhos) contemporâneos do Convento do Carmo, que está no lado oposto da praça.
A Ordem de S. Tiago que tutelava o convento, deverá possuir muita documentação sobre esta parte de Lisboa.
Penso que quando foi feita a 1.ª linha de METRO, foram feitos muitos levantamentos arqueológicos, que permitiram fazer reconstituições da Lisboa Pré-pombalina.

Pretendi com estas linhas acrescentar mais umas pistas para o reconhecimento do passado arquitectónico de Lisboa numa fase bastante interessante da história portuguesa.

Depois é só transportar para a realidade LEGO.

Bom trabalho

Filipe Coentro
Não é por ser velho que se deixa de brincar.
É por deixar de brincar que se fica velho.
pesgores
Hero Member
Hero Member
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Contacto:

Mensagem por pesgores »

Só me lembro do Convento do Carmo, em Lisboa, que foi destruído pelo terramoto de 1755.
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

[quote="pesgores"]
Só me lembro do Convento do Carmo, em Lisboa, que foi destruído pelo terramoto de 1755.
[/quote]
mas não foi "terraplanado" (desaparecido): ainda há um bom bocado dele "inteiro".
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
pesgores
Hero Member
Hero Member
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Contacto:

Mensagem por pesgores »

[quote="Ribatagus"]
[quote="pesgores"]
[/quote]
mas não foi "terraplanado" (desaparecido): ainda há um bom bocado dele "inteiro".
[/quote]
True, true, mas prontos...

(eu usei a palavra "prontos"???)
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
isabruna
Sr. Member
Sr. Member

Mensagem por isabruna »

Desculpa responder só agora!! :(
A minha mãe tem lá umas imagens, assim que ela as encontrar, digo-te qualquer coisa!!

isabruna
Sr. Member
Sr. Member

Mensagem por isabruna »

A minha mãe vai-me trazer as imagens hoje, vou tentar colocá-las aqui (o mais tardar amanhã).
Se não conseguir peço a vossa ajuda!!

Cpt_Cookie
Full Member
Full Member

Agradeço-te imenso a ajuda  :fixe: :fixe:
Responder