Personalizar peças

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Personalizar peças

Mensagem por csiquet »

Estou interessado em aplicar desenhos numas bricks ou minifiguras ou até noutros suportes (modelos de carros,...).
A ideia veio quando recuperei sets antigos com os autocolantes todos podres ou com a estampagem quase apagada.
Procurei a net e alguns fóruns e tropecei no tópico embrionário da PLUG acerca disso. Acho que não chegaram a nenhuma conclusão.

Encontrei informações interessantes no site da MCN e penso que a maneira mais fácil de customizar peças é com decalcomanias (em vez dos autocolantes ou das tintas).
O autocolante pode ser mais fácil de aplicar mas tem uma espessura maior, “vê-se”, e como não sou nenhum Miguel Ângelo, não vou começar a inventar nada com tintas.
Já apliquei decalcomanias em modelos e a ideia de fazer os meus agrada-me.
Portanto, venho partilhar o resultado da minha pesquisa convosco.

Não vou falar das diferentes marcas que existem no mercado internacional porque, o que nos interesse, é o que está aqui em Portugal.
Não foi muito fácil encontrar alguma coisa. As lojas TRU, ECI, papelaria Fernandes, Staples não tinham nada.

Existe uma impresa na Maia (www.coloradodecals.com) que vende o papel especial para imprimir as decalcomanias mas só para impressoras Laser. O papel existe em branco, transparente, mate ou brilhante.
O problema é que, no papel transparente, não podemos imprimir em branco. Para ultrapassar o problema, a impresa faz o serviço de impressão a partir da nossa imagem ; e pode imprimir brancos.

Uma outra impresa na Maia (Maisrápido Lda), representante da Tullis Russell, vende papel para impressoras quer Laser (fotocal) quer jacto de tinta (jetcal). Uma folha A3 custa 2,58€ +IVA para Laser e 3,50€ +IVA para jacto de tinta.

Espero ter ajudado alguns interessados.

PS: peço desculpa mas só pesquisei no Norte. Se quiserem, basta escrever “decalcomania” nas páginas amarelas para alargar a pesquisa.
Última edição por csiquet em 24 out 2008, 23:48, editado 1 vez no total.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: Personalizar peças

Mensagem por Conchas »

Embora não esteja a pensar em aplicar, achei as tuas informações muito interessantes e bem expostas.
Acho que pode ser do interesse de todos.

Obrigado e parabéns pela pesquisa
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Registado: 20 jun 2006, 04:39

Mensagem por BionicDroid »

Informações muito úteis e interessantes para quem quer aplicar decalcomanias sobre peças LEGO®. parabéns pelo Post.
Carlos Ribeiro
Ricardo S
Sócio
Sócio
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Contacto:

Mensagem por Ricardo S »

Sim é informação útil.

Acho que o GADS também já andava a fazer umas XPeriências e o nosso primeiro Rei também tinha andado a pensar nisso exatamente também por causa dos kits da Revell.

É que o tradicional papel autocolante com o tempo amarelece.

Os últimos stickers que apliquei forma impressos em impressora laser e têm melhor qualidade que os impressos a jacto de tinta.
:plug: :brincka: City Landscaping Team
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

Eu no Eléctrico usei folhas autocolantes transparentes próprias para impressora.
O único stress é que queria usar a cor "branco" e a minha impressora não tem tinteiro dessa cor.
Ou seja, tudo é que é branco fica transparente porque o autocolante é transparente  :-\
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Ricardo T
Hero Member
Hero Member
Registado: 27 jul 2006, 01:37

Mensagem por Ricardo T »

Não conhecia essas decalcomanias, mas usei umas folhas A4 que deram uns bons autocolantes, muito parecidos aos da LEGO. Já são brancos.
Não vos sei dizer qual é a marca do papel, e procurei bastante por aí papel à venda, mas nada. Este encontrei-o numa papelaria (em Queluz) que faz a impressão a Laser (2.30+1.50 = 3.80€), mas também vende o papel à unidade (2.30€).

Se quiserem arranjo para quem quiser. Posso levar numa próxima PLUGfest para mostrar.
Ricardo Oliveira
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

Pegando na ideia do Guilherme (tínhamos estado a falar nos autocolantes em Vila Real), experimentei comprar umas folhas da Lorenz Bell (há transparentes e brancas, ambas de superfície brilhante).
Foi numa delas que imprimi autocolantes para a locomotiva 5600:
Imagem
Como a folha é branca, apenas há que imprimir as zonas coloridas - e aqui está a maior dificuldade: acertar o tom para que fique o mais igual possível ao das peças.
Neste caso, não consegui que o vermelho ficasse exactamente igual, e isso nota-se um pouco (especialmente nas fotografias, talvez porque o autocolante reflecte a luz de forma diferente do plástico). Mas "ao vivo", a coisa passa...  :whistle:
Além disso, como já foi aqui referido, o autocolante fica mais saliente do que a decalcomania. Mas, apesar de tudo, acho que o resultado não está mau de todo.
Já não me lembro de quanto custaram as caixas de folhas (comprei na Worten uma de brancas e uma de transparentes) mas, se alguém estiver interessado, na próxima vez que lá for posso ver o preço.
#EuCáNãoUsoHashtags
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

[quote="JMCampos"]
Como a folha é branca, apenas há que imprimir as zonas coloridas - e aqui está a maior dificuldade: acertar o tom para que fique o mais igual possível ao das peças.
[/quote]

Não sou nenhum expert nisso mas para acertar a cor, a Peeron tem a lista das cores oficiais da LEGO.
Cada cor tem um código RGB (e CMYK) que permite ajustar os tons no programa utilizado.
É claro que um boa impressora faz também a diferença...  :P

PS: finalmente consegui um scan dos autocolantes para o m/ castelo 375  :bailinho:
Última edição por csiquet em 29 out 2008, 17:53, editado 1 vez no total.
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Outra alternativa, caso se use para impressão um aparelho que também seja scanner (porque em princípio tem as cores de digitalização afinadas com as de impressão) é digitalizar uma peça da cor que se quiser, e usar esse valor RGB para então editar a imagem e imprimir.
BionicDroid
Hero Member
Hero Member

Imagem

E porque não imprimir em folhas transparentes que não sejam muito brilhantes os logos utilizando imagens PNG em fundo transparente em vez dos tradicionais JPG's, assim evitasse recorrer a colorir os fundos das imagens de acordo com a cor da peça que provavelmente será uma tarefa mais árdua e nem sempre poderá trazer resultados satisfatórios, digo eu.

Assim evitava-se o resultado cor de rosa que ficou em volta do logo da CP conforme se vê na imagem.

[quote="AVCampos"]
Outra alternativa, caso se use para impressão um aparelho que também seja scanner (porque em princípio tem as cores de digitalização afinadas com as de impressão) é digitalizar uma peça da cor que se quiser, e usar esse valor RGB para então editar a imagem e imprimir.
[/quote]
Sem dúvida é um bom truque Alexandre.  :expectation:
Última edição por BionicDroid em 01 nov 2008, 00:09, editado 1 vez no total.
Carlos Ribeiro
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="BionicDroid"]
E porque não imprimir em folhas transparentes que não sejam muito brilhantes os logos utilizando imagens PNG em fundo transparente em vez dos tradicionais JPG's[/quote]
Porque as impressoras caseiras não imprimem em branco e usam a brancura do papel para produzir branco e outros tons claros.
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

[quote="AVCampos"]
[quote="BionicDroid"]
E porque não imprimir em folhas transparentes que não sejam muito brilhantes os logos utilizando imagens PNG em fundo transparente em vez dos tradicionais JPG's[/quote]
Porque as impressoras caseiras não imprimem em branco e usam a brancura do papel para produzir branco e outros tons claros.
[/quote]

Exactamente  :-\
Guilherme Santos
www.historybricks.com
BionicDroid
Hero Member
Hero Member

[quote="AVCampos"]
[quote="BionicDroid"]
[/quote]
Exactamente, mas isso só se aplica quando queremos imprimir algo em que a cor branca faz parte da imagem, como é o caso do logo da CP na locomotiva, caso contrário em que não seja necessário imprimir o branco podemos perfeitamente utilizar folhas transparentes com imagens despidas de fundo.
Carlos Ribeiro
Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Mensagem por Super Pinga »

Abarbatando o título deste tópico, permitam-me que aborde a problemática do 47220 (ver este tópico), já alguém se deu ao trabalho de transformar peças?
Que instrumento de corte usaram? Alguém foi mais longe e fez um molde?
Última edição por Super Pinga em 07 nov 2008, 13:42, editado 1 vez no total.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="Super Pinga"]
Abarbatando o título deste tópico, permitam-me que aborde a problemática do 47220 (ver este tópico), já alguém se deu ao trabalho de transformar peças?
Que instrumento de corte usaram? Alguém foi mais longe e fez um molde?
[/quote]

Eu já cortei! :-[

aqui.
Usei uma serra normal e no fim apliquei uma lixa fina, para dar o acabamento. Nada de muito sofisitcado...
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
Responder