Pagar por transferência bancária internacional

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Pagar por transferência bancária internacional

Mensagem por csiquet »

Olá a todos,
Paguei um objecto eBay por transferência bancária; não é a melhor forma de pagamento no eBay mas... pronto.

Este tópico para avisar as pessoas que estão a pensar fazer isso.
Tenham muito cuidado no campo que se refere a despesas.
Sempre escolher despesas partilhadas. Fiz o erro de escolher despesas ao meu cargo e paguei bem caro (literalmente) esta estupidez. >:(
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Re: Pagar por transferência bancária internacional

Mensagem por AVCampos »

Estranho... de todas as vezes que paguei por transferência, nunca me apareceu essa opção... ??? Mas também nunca precisei de pagar por transferências bancárias! Isso depende do banco: sei que na CGD não se paga, e que no Millennium se paga.
Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Mensagem por Super Pinga »

Dentro da zona Euro mas entre países diferentes, o banco só pode cobrar o que cobra para transferências para outro banco, dentro do próprio país. :expectation:

Isto é, se a transfega é em EUR, pagas tanto da CGD para o BCP, como da CGD para uma conta do Crédit Lyonnais em França.
Vantagens da moeda única, e de agora "estrangeiro"="fora da UE/zona Euro". :fixe:

Se o teu banco te fizer pagar por uma transfega para outro país da zona Euro mais do que pagarias para outro banco português está a cometer uma ilegalidade, logo queixa-te.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Pagamentos por transferência bancária só faço dentro da zona Euro, onde o custo no "meu" banco (BPI), é ZERO. :D
Ainda assim só o faço, se me cobrarem custos extra no pagamento com PayPal.

Todos os restantos casos, pago sempre com PayPal tb!

Atenção a essa história dos custos partilhados, por muito naturalmente o vendedor não o vai aceitar (muitos até chamam explicitamente a atenção para esse aspecto).
Como é de esperar as despesas todas correm para quem compra.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Registado: 20 jun 2006, 04:39

Mensagem por BionicDroid »

Bolas, Apesar de ter dado o Swift a balconista do BPI levou-me 22,00 Euros pelo pagamento de Penúltimo LCD SALEII, a desculpa foi que era uma transferência internacional e bllá blá, envolve despesas... blá blá, mais uma vez a informática simplifica para depois nos comerem à força toda, mas esta semana vou já ao Banco fazer baruho, vai-me saltar a tampa ai vai vai.
Carlos Ribeiro
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

Foste ao balcão?
Olha que muitas vezes cobram muito mais por ser ao balcão.

Eu costumo fazer pelo bpinet.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Registado: 20 jun 2006, 04:39

Mensagem por BionicDroid »

[quote="gads"]
Foste ao balcão?
Olha que muitas vezes cobram muito mais por ser ao balcão.
Eu costumo fazer pelo bpinet.
[/quote]
Exactamente, foi ao balcão que paguei a transferência via Swift, "sempre pensei que a Alemanha fazia parte da União Europeia para transferências bancárias mas afinal parece que para certos balconistas de Bancos não é bem assim",
mesmo que seja ao balcão não me parece que obrigue a gastos de papel no valor de 22,00 Euros
Carlos Ribeiro
Jnunes
Sócio
Sócio
Registado: 27 jul 2006, 00:35

Mensagem por Jnunes »

vai la e reclama com eles se for perciso diz que tiras a conta de lá e estas descontente com o serviço............

hoje em dia a que reclamar sempre com eles ........á muita oferta e eles querem é clientes.......... ;)

jnunes
Imagem
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

Pelo que estou a ver no preçário, até 50000€ falam em 3€ ao balcão.

Mas não encontro lá esse termo "swift".
Como não estou a ver o que é, pode ser outra coisa qualquer.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
csiquet
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por csiquet »

[quote="Conchas"]
Atenção a essa história dos custos partilhados, por muito naturalmente o vendedor não o vai aceitar (muitos até chamam explicitamente a atenção para esse aspecto).
Como é de esperar as despesas todas correm para quem compra.
[/quote]

Fiz tudo pela net (Banco BEST) e normalmente esta operação custa 0,50€. Enganei-me nas despesas (aceitei tudo ao meu cargo) e paguei mais 16€. Até tive dúvidas no preenchimento do formulário mas não quis gastar € numa chamada 707... (agora é assim, todos os números de apoio ao cliente --> 707... 0,11€/min). Deveria ter telefonado...
O que acontece é que uns bancos cobram uma taxa para receber uma transferência do estrangeiro (ver preçário do banco e ler o que está escrito em pequeno em baixo). Se o vendedor tiver um banco daqueles (raros), ele não vai aceitar pagar para receber o dinheiro e o comprador tem de suportar este custo acrescido.
No meu caso, tenho quase a certeza que o banco do vendedor não cobra esta taxa mas como escolhi suportar as despesas, tive de pagar na mesma.
Fiquei zangado com a situação especialmente quando o formulário não indicou o total das taxas que iam ser cobradas antes de confirmar a operação. Esta falta de transparência permite aos bancos ficar mais ricos...
csiquet
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por csiquet »

[quote="gads"]
Pelo que estou a ver no preçário, até 50000€ falam em 3€ ao balcão.

Mas não encontro lá esse termo "swift".
Como não estou a ver o que é, pode ser outra coisa qualquer.
[/quote]

Não sei bem do Swift mas o mais importante é o IBAN e o BIC.
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

BIC ou swift é a mesma coisa, como 90% das minhas compras são da Alemanha, pago tudo por transferencia bancária, para que ocorra sem custos acrescidos, as despesas devem ser partilhadas e o IBAN e o BIC/Swift devem estar correctos, se não estiverem correctos pago uns 10 EUROS por o banco ser desconhecido
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

É isso, para qq transferência interbancária dentro da EC, é necessário o IBAN mais o BIC/SWIFT (que identificam o banco).
Para outras transferências internacionais, são precisos normalmente dados adicionais.

Qd feito online nunca paguei um tostão, para dentro de EC e nem vou aqui estimar quantas vezes já o terei feito... :P
Fora da EC utilizem sempre o PayPal, pois nesses casos a taxas que os bancos cobram são pesadas (dentro dos valores aqui falados, mas dependem do montante a pagar). E aí tanto se paga ao balcão como online, embora provávelmente ao balcão saia ainda mais caro.

Em baixo estão descriminados, a título de exemplo, as diversas taxas cobradas (ou não) pelo BPI,

# Transferências Interbancárias: Gratuito

# Transferências Internas: Gratuito

# Pagamento de Serviços e Outros Pagamentos: Gratuito

# Transferências Europeias [com requisitos mínimos (a)]: Gratuito

# Transferências Internacionais (c): 0,20% (do montante a transferir) (b) + IS

(a) Para Países da UE, na moeda EURO (Sem operação cambial);
     Valores iguais ou inferiores a € 10.000;
     Com BIC e IBAN preenchidos e válidos (com Despesas Operação =“Ordenante paga apenas as despesas cobradas pelo BPI (SHA)”).

Dados incorrectos: A indicação incorrecta do código IBAN (Número de conta internacional) poderá dar origem à devolução da Transferência, o que implica a cobrança de despesas de devolução cujo o débito será reflectido de forma automática e em data posterior, na conta seleccionada para execução da operação.

(b) Com mínimo de despesa cobrada de €10 e máximo de € 45.

(c) Custo de telecomunicações € 7,5 (por mensagem)

# Transferências em Moeda Estrangeira
(entre contas BPI): Gratuito

# Transferências p/ Brasil até € 2.500
(a): € 4,00

(a) Requisitos para transferências para o Brasil:
- Transferências apenas destinadas para sustento de residentes no Brasil (beneficiários particulares).
- É necessária informação sobre: dados bancários do beneficiário (conta corrente e código de agência - 4 dígitos) e CPF do beneficiário regular na Receita Federal.
- Termo de adesão assinado pelo beneficiário ( transferências com contravalor superior a USD 3.000,00).

Nota: O limite máximo para transferências através dos novos canais é de 10.000 € por dia.

Claro que isto são os valores praticados para processamentos online (home banking). Ao balcão devem existir taxas para tudo e mais alguma coisa, o que até faz um certo sentido, pese embora os valores possam ser exagerados.
Última edição por Conchas em 11 fev 2009, 23:08, editado 1 vez no total.
FCorreia

Alex
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 18:05

Mensagem por Alex »

Ao balcão torna-se muito mais caro... no BES já me pediram 20 e tal euros também, ao que eu respondi com um "manguito" e disse que ia fazer em casa  :P

Pela net, a opção a escolher é sempre despesas partilhadas. O nome engana, pois por norma nem o comprador nem o vendedor tem custos com a transferencia.

Em mais de 200 pagamentos feitos e recebidos por iban, só devo ter tido problemas em 2 ou 3, as tais bancos raros (e foram sempre alemães), que cobraram umas taxas 2 ou 3 meses depois da transacção (taxa non stop).
E em todos esses poucos casos, essa taxa nunca excedeu os 7.5 Euros...
Imagem Imagem
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Mas para transferências online para a Alemanha por IBAN, devia ser gratuito não!?
A mim (no BPI) nem tão pouco me aparece a opção para escolher com são distribuídas as despesas (só para transferências fora da EC).
FCorreia

Responder