Aos profissionais do Excel
- DavidAzevedo
- Hero Member

- Registado: 19 jun 2006, 22:52
- Contacto:
Aos profissionais do Excel
Ola pessoal.
Antes de mais desculpem o facto de andar ausente do fórum (e do Mundo LEGO em geral) e depois vir aqui ao fórum para pedir ajuda. Já iniciei tópicos em várias fóruns sem nenhuma resposta, espero que aqui seja diferente.
Alguém me pode ajudar a fazer um configurador. No meu caso é para fazer orçamentos de menus, mas é o mesmo principio dum configurador de carros ou de PCs, que se encontram em vários sites.
Será que se consegue fazer em Excel? Ou preciso de me aventurar por outro programa?
Obrigado desde já.
Antes de mais desculpem o facto de andar ausente do fórum (e do Mundo LEGO em geral) e depois vir aqui ao fórum para pedir ajuda. Já iniciei tópicos em várias fóruns sem nenhuma resposta, espero que aqui seja diferente.
Alguém me pode ajudar a fazer um configurador. No meu caso é para fazer orçamentos de menus, mas é o mesmo principio dum configurador de carros ou de PCs, que se encontram em vários sites.
Será que se consegue fazer em Excel? Ou preciso de me aventurar por outro programa?
Obrigado desde já.
- Conchas
- Direcção

- Registado: 26 jan 2007, 15:20
- Contacto:
Re: Aos profissionais do Excel
Olá David,
de uma forma ou de outra eu conseguiria fazer isso no Excel. Nem que tivesse de programar um pouco em VBA.
Isto se estivesse, com tempo... o que infelizmente é uma premissa totalmente errada com tudo aquilo em que estou comprometido na
Mas pelo menos ficas a saber que é possível!
de uma forma ou de outra eu conseguiria fazer isso no Excel. Nem que tivesse de programar um pouco em VBA.
Isto se estivesse, com tempo... o que infelizmente é uma premissa totalmente errada com tudo aquilo em que estou comprometido na
FCorreia
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
We are working to build a better
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)
- PocasNuckie
- Sócio

- Registado: 10 mar 2007, 19:12
- Contacto:
[quote="Conchas"]
Olá David,
[/quote]
x2
Poder fazer, podia, pior é tempo. É aulas, e quando não é aulas, é fazer TPC's, como agora, que estou há horas a queimar os miolos com clientes e servidores UDP e acho que não vou sair daqui tão depressa.
Desculpa lá,
Pocas
Olá David,
[/quote]
x2
Poder fazer, podia, pior é tempo. É aulas, e quando não é aulas, é fazer TPC's, como agora, que estou há horas a queimar os miolos com clientes e servidores UDP e acho que não vou sair daqui tão depressa.
Desculpa lá,
Pocas

- BionicDroid
- Hero Member

- Registado: 20 jun 2006, 04:39
Olá David, desculpa não poder ajudar-te pois não tenho tempo nem conhecimentos de Excel, mas é como eles dizem, faz com o Excel que te permite isso e muito mais.
Carlos Ribeiro
- DavidAzevedo
- Hero Member

- Contacto:
Obrigado pessoal. Já vejo que a PLUG e o LEGO anda-vos a dar cabo da cabeça, da carteira e do tempo. LOL
Será que se arranja um "template" ou coisa parecida?
Será que se arranja um "template" ou coisa parecida?
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
NOP! Infelizmente não é uma se tenha assim feita à mão.
Mas percebes de VBA?
Talvez te possa enviar um exemplo de outra coisa que vi, que talvez servisse para te inspirar.
Mas percebes de VBA?
Talvez te possa enviar um exemplo de outra coisa que vi, que talvez servisse para te inspirar.
FCorreia
- grouchomarx
- Jr. Member

- Registado: 20 set 2009, 21:26
explica lá melhor o que queres q não percebi o q é um orçamento de menus.
grouchomarx
grouchomarx
"It's all so boring here, Margo - there's nothing but playboys and tennis pros."
- Hyphos
- Administrator

- Registado: 26 jul 2006, 20:00
- Contacto:
Diz lá o que pretendes, posso tentar fazer alguma coisa
Paulo "Jones" Brown
- DavidAzevedo
- Hero Member

- Contacto:
Já deves ter visto configuradores de PCs (tipo este ou este). O que eu quero é a mesma coisa, mas em vez de ter para escolher:
Processador:
- Intel xpto,
- AMD
Monitor:
-19"
-17"
-15"
pretendo ter:
Entradas:
- Sopa
- Rissois
Peixe:
- Bacalhau
- Pescada
Etc...
O que eu tenho feito até agora é ter uma tabela com os preços em excel e ir somando célula a célula cada um dos itens. O inconveniente é que tenho de escrever:
="clicar numa célula" + "clicar noutra célula" + "clicar noutra célula" e dá-me o total. Mas quando eu quero enviar a um cliente tenho de fazer corta e cola, corta e cola a cada um dos pratos para lhe enviar o menu com o valor no final. Se desse para ele esconder automaticamente os itens que não foram escolhidos bastava-me imprimir.
Outro problema é quando se escolhem dois pratos de carne. Suponhamos, vitela a 15 euros e lombo a 20, normalmente fazemos a média dos dois (neste caso 17,50eur) mas eu queria que o programa me fizesse a média automaticamente sempre que dois ou mais itens são escolhidos na família "carnes".
Processador:
- Intel xpto,
- AMD
Monitor:
-19"
-17"
-15"
pretendo ter:
Entradas:
- Sopa
- Rissois
Peixe:
- Bacalhau
- Pescada
Etc...
O que eu tenho feito até agora é ter uma tabela com os preços em excel e ir somando célula a célula cada um dos itens. O inconveniente é que tenho de escrever:
="clicar numa célula" + "clicar noutra célula" + "clicar noutra célula" e dá-me o total. Mas quando eu quero enviar a um cliente tenho de fazer corta e cola, corta e cola a cada um dos pratos para lhe enviar o menu com o valor no final. Se desse para ele esconder automaticamente os itens que não foram escolhidos bastava-me imprimir.
Outro problema é quando se escolhem dois pratos de carne. Suponhamos, vitela a 15 euros e lombo a 20, normalmente fazemos a média dos dois (neste caso 17,50eur) mas eu queria que o programa me fizesse a média automaticamente sempre que dois ou mais itens são escolhidos na família "carnes".
- Hyphos
- Administrator

- Registado: 26 jul 2006, 20:00
- Contacto:
[quote="DavidAzevedo"]
Já deves ter visto configuradores de PCs (tipo este ou este). O que eu quero é a mesma coisa, mas em vez de ter para escolher:
Processador:
- Intel xpto,
- AMD
Monitor:
-19"
-17"
-15"
pretendo ter:
Entradas:
- Sopa
- Rissois
Peixe:
- Bacalhau
- Pescada
Etc...
[/quote]
Não me parece complicado.
Deixa experimentar e depois aviso.
Processador:
- Intel xpto,
- AMD
Monitor:
-19"
-17"
-15"
pretendo ter:
Entradas:
- Sopa
- Rissois
Peixe:
- Bacalhau
- Pescada
Etc...
[/quote]
Não me parece complicado.
Deixa experimentar e depois aviso.
Paulo "Jones" Brown
- grouchomarx
- Jr. Member

- Registado: 20 set 2009, 21:26
lomo a 20 parece-me caro.

não sei exactamente o que está em causa, mas podes tentar usar o autofilter do excel, é bastante util...
ora vê este exemplo: http://www.contextures.com/xlautofilter01.html
se calhar é outra coisa...
grouchomarx
não sei exactamente o que está em causa, mas podes tentar usar o autofilter do excel, é bastante util...
ora vê este exemplo: http://www.contextures.com/xlautofilter01.html
se calhar é outra coisa...
grouchomarx
"It's all so boring here, Margo - there's nothing but playboys and tennis pros."
- DavidAzevedo
- Hero Member

- Contacto:
Deixo esta imagem para entenderem melhor o que eu quero fazer.

Como vêem há 2 itens de carne seleccionadas (células J4 e J9) como é que eu posso fazer a média desses dois valores?

Como vêem há 2 itens de carne seleccionadas (células J4 e J9) como é que eu posso fazer a média desses dois valores?
- Conchas
- Direcção

- Contacto:
Pensei que querias uma coisa mais interactiva e complicada, tipo os configuradores nos sites de automóveis.
Manada-me essa folha por e-mail, que eu adapto-a com uma solução simples.
Manada-me essa folha por e-mail, que eu adapto-a com uma solução simples.
FCorreia
-
zeus
- Newbie

- Registado: 11 set 2009, 08:14
o que tu queres é simples e basta que tu organizes a informação na vertical em vez de o fazer por quadros, depois médias, somas, sub totais e mais o que quiseres são formulas a trabalhar
tenta organizar a informação horizontalmente de uma forma semelhante a esta
Selector | tipo de prato | Descrição | Preço
Com filtros na lina inicial podes ter acesso a informação por genero e eventualmente pelo selector
Através da formulas de subtotal consegues obter a informação do custos selecionados e das médias
se necessitares de mais alguma ajuda escreve
tenta organizar a informação horizontalmente de uma forma semelhante a esta
Selector | tipo de prato | Descrição | Preço
Com filtros na lina inicial podes ter acesso a informação por genero e eventualmente pelo selector
Através da formulas de subtotal consegues obter a informação do custos selecionados e das médias
se necessitares de mais alguma ajuda escreve
- DavidAzevedo
- Hero Member

- Contacto:
[quote="Conchas"]
Pensei que querias uma coisa mais interactiva e complicada, tipo os configuradores nos sites de automóveis.
[/quote]
Sim, eu quero realmente uma complicada, como os sites de automóveis, mas essa foi a maneira que eu encontrei para lhe dar a volta e como eu não sei fazer não posso pedir muito.
Podem sacar o ficheiro actual aqui.
[/quote]
Sim, eu quero realmente uma complicada, como os sites de automóveis, mas essa foi a maneira que eu encontrei para lhe dar a volta e como eu não sei fazer não posso pedir muito.
Podem sacar o ficheiro actual aqui.