Projecto 1900/30 CP [train]

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
BrickCP
Full Member
Full Member
Registado: 23 mai 2011, 19:38

Projecto 1900/30 CP [train]

Mensagem por BrickCP »

Coloquei no Bickshelf algumas imagens LDD do meu projecto 1931 da diesel CP.
Algumas cores sao ainda provisorias, para trabalho.

Base 6w + apliques; comprimento 44; motorizacao PF.

Nao tenho ainda as placas para montar o chassis pelo que fisico ha nada.
O modelo real tera de ser testado para rigidez e rolamento.
Estou sobretudo a pensar no nariz, que e todo invertido, que encaixa so pelas 4 'lanternas' de largo.
Posso facilmente reduzir o comprimento em 1-4 pinos, mas a custa do bloco inferior central.

A minha duvida e tambem se chega um motor + uma bogie 'dummy' ou se sao necessarios 2 motores.

http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=474696

O LDD nao tem o vidro decorado que so liga por 2 pinos mas se calhar tenho de usar este, que encaixa nos 6, se nao ha pouco apoio.

Tentei manter a altura moderada para reduzir o aspecto de 'torre' quando visto de frente.
A locomotiva ficaria muito melhor com um vidro mais baixo, mas nao encontrei solucao, porque nao vi pecas inclinadas tipo 'slope' transparentes.
Última edição por BrickCP em 06 jul 2011, 00:08, editado 1 vez no total.
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Re: Projecto 1931 CP

Mensagem por Sujiro »

pasta não está moderada, copia o endereço de imagem  posta aqui
BrickCP
Full Member
Full Member

Re: Projecto 1931 CP

Mensagem por BrickCP »

Tentando colocar imagens:

Imagem

Os vidros simples brick 1x1 sao surpreendentemente dificeis de encontrar, se bem me lembro eram pecas muito comuns antigamente.
Última edição por BrickCP em 08 jun 2011, 22:03, editado 1 vez no total.
ruialmeida
Sócio
Sócio
Registado: 20 fev 2007, 22:29
Contacto:

Re: Projecto 1931 CP [train]

Mensagem por ruialmeida »

;) muito bom, agora é só tornar esse projecto real  :fixe:
BrickCP
Full Member
Full Member

Mensagem por BrickCP »

Ja tenho alguns elementos da estrutura central. Montar no real e diferente e o design vai sofrer de certo alteracoes, para o tornar mais simples e resistente.
Para ja estou a reduzir o comprimento em 2 pinos, porque me parece demasiado longa. Gostaria de reduzir em mais 2-4 pinos, mas nao consigo mexer muito na estrutura das bogies triplas, a nao ser que seja possivel encurtar o acoplamento entre a bogie motora e as de fora.
Estou satisfeito com o bloco inferior central que esta muito perto do real e nesse nao vou mexer.
As cabines serao iluminadas, se conseguir encontrar quem venda o cabo! Ainda nao percebo nada das ligacoes PF mas o centro tem muito espaco para passar fios.

As grandes questaoes praticas vao manter-se, se calhar ate chegarem todas as pecas encomendadas:
- Sera que o nariz e suficientemente estavel?
- Sera que uma bogie motora chega ou serao necessarias duas?

Ja agora obrigado a todos os que me ajudaram inicialmente aqui, em cujos planos me basei e inspirei.
Última edição por BrickCP em 05 jun 2011, 10:49, editado 1 vez no total.
JorgeRodrigues
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 27 mai 2011, 16:19

Mensagem por JorgeRodrigues »

Projecto muito interessante. Aguardo novidades. Parabéns  :fixe:
BrickCP
Full Member
Full Member

Mensagem por BrickCP »

Novas evolucoes:

- Comprimento 2 pinos mais curto;
- Vidro em posicao mais alta a custa do tecto;
- Nariz mais alto;
- Simbolo CP em bricks
- Passagem da grelha para cinza escuro, por causa do simbolo CP a preto.

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por BrickCP em 08 jun 2011, 22:15, editado 1 vez no total.
luis3057
Newbie
Newbie
Registado: 12 mar 2010, 12:55
Contacto:

Mensagem por luis3057 »

Este projecto é giro. Também já tenho uma em LDD, ainda não publiquei no Brickshelf. A única maneira de fazer boogies motrizes de três eixos é a que o João Campos apresenta na diesel preta. Já o fiz em peças com o motor mais pequeno (o XL tem 5 nós de largura). Atenção que é preciso tirar o elástico das rodas do meio (não motrizes), para fazerem menos atrito.
Última edição por luis3057 em 12 jun 2011, 23:22, editado 1 vez no total.
BrickCP
Full Member
Full Member

Mensagem por BrickCP »

[quote="luis3057"]
Este projecto é giro. Também já tenho uma em LDD, ainda não publiquei no Brickshelf. A única maneira de fazer boogies motrizes de três eixos é a que o João Campos apresenta na diesel preta. Já o fiz em peças com o motor mais pequeno (o XL tem 5 nós de largura). Atenção que é preciso tirar o elástico das rodas do meio (não motrizes), para fazerem menos atrito.
[/quote]

Fico a espera de imagens dessa 1900, para comparar!
Estou na fase de construcao mas isto leva o seu tempo, sao muitas encomendas.
Vou colocar imagens do interior no BrickShelf.
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

grão a grão, lá se constrói um comboio  :P :P :P :P  com calma se vai ao longe  :fixe:

tens alguma adversão com autocolantes?? a Lego também os usa, por isso não é nada de "impuro"

é que para as riscas frontais e o logo da CP não resulta lá muito bem e ao tentares fazer riscas que são na diagonal com peças obriga-te a fazer o focinho achatado e a real não é assim
BrickCP
Full Member
Full Member

Mensagem por BrickCP »

[quote="Sujiro"]
grão a grão, lá se constrói um comboio  :P :P :P :P  com calma se vai ao longe  :fixe:

tens alguma adversão com autocolantes?? a Lego também os usa, por isso não é nada de "impuro"
é que para as riscas frontais e o logo da CP não resulta lá muito bem e ao tentares fazer riscas que são na diagonal com peças obriga-te a fazer o focinho achatado e a real não é assim
[/quote]

Os autocolantes sao uma boa solucao.
Neste momento estou a tentar aprender ao maximo, por isso complico para o lado do purismo. Desafio, sabes?
Mas nem todos os autocolantes sao necessarios. Eu tinha uma area lisa de 7 de longo e acho que o logo nao fica assim tao mal, vamos ver no real, so estou a espera das placas 1x1 pretas para fechar um dos lados.
Aqui tens razao, o nariz para levar as faixas teve de ficar mais achatado - o que e bastante mau - mas confesso que no LDD nao desgosto totalmente do efeito. Mas vamos ver ao vivo: a vantagem do lego e podermos evoluir o modelo sem ter de descolar nada!

Ja agora, fora de topico, por vezes abro o topico da Allan so para ver mais uma vez e babo-me todo: INCRIVEL.
Mas gostaria que conseguisses simular um pouco o arredondado do branco na frente dos lados. Mesmo em escadinha...
BrickCP
Full Member
Full Member

Mensagem por BrickCP »

Por dentro, nesta fase do planeamento e construcao muito inicial:

Imagem
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

[quote="BrickCP"]
[quote="Sujiro"]

[/quote]

Os autocolantes sao uma boa solucao.
Neste momento estou a tentar aprender ao maximo, por isso complico para o lado do purismo. Desafio, sabes?
Mas nem todos os autocolantes sao necessarios. Eu tinha uma area lisa de 7 de longo e acho que o logo nao fica assim tao mal, vamos ver no real, so estou a espera das placas 1x1 pretas para fechar um dos lados.
Aqui tens razao, o nariz para levar as faixas teve de ficar mais achatado - o que e bastante mau - mas confesso que no LDD nao desgosto totalmente do efeito. Mas vamos ver ao vivo: a vantagem do lego e podermos evoluir o modelo sem ter de descolar nada!

Ja agora, fora de topico, por vezes abro o topico da Allan so para ver mais uma vez e babo-me todo: INCRIVEL.
Mas gostaria que conseguisses simular um pouco o arredondado do branco na frente dos lados. Mesmo em escadinha...

[/quote]

para o nariz mais tarde posso ver de no LDD faço exactamente igual à minha 2600 assim que tiver um pouco de tempo e mando-te

quanto à Allan, testei dessa maneira e não gostei... talvez mais tarde com um autocante eu faça aquele ângulo+curva laterais  :fixe:

pelo menos por dentro está bem revestida, só mais um concelho, o receptor de infra vermelhos convém ficar de fora se não não recebe sinal de infra vermelhos (não, não é Radio Control, é igual aos comandos das TVs mas com ainda menos alcance e precisão >:D >:D)

abre um buraco onde tens as grelhas e eleva o receptor até a parte preta ficar no tecto
BrickCP
Full Member
Full Member

Mensagem por BrickCP »

[quote="Sujiro"]
abre um buraco onde tens as grelhas e eleva o receptor até a parte preta ficar no tecto
[/quote]

Yes Sir!
BrickCP
Full Member
Full Member

Mensagem por BrickCP »

Com a montagem do chassis ja terminada mostra-se o reposicionamento do receptor PF que ira perfurar o tecto:

Imagem

O logo CP foi simplificado e reduzido. De acordo com exemplos circulantes eliminei as barras laterais e refiz todo o nariz, usando os mesmos bricks que o Sugiro na sua versao electrica.
Tentei dar um ar mais arredondado, quer no comprimento quer lateralmente.

Imagem

Estou neste momento a refazer o tecto com base nas fotos reais, mas faltam-me ainda muitas pecas que estao ainda no correio por esse Mundo fora.

Os testes de rolamento foram superados com facilidade, embora a loco freie um pouco nas curvas.
So 1 motor e claramente suficiente para o que eu quero.
Com pilhas recentes fez as velocidades 1-4 com despiste na 5. Mas isso ja era demasiado rapido.
Penso que pode fazer elevacoes, embora suaves e em recta, se for em curva o rodado da frente pode encravar no ressalto lateral do nariz.

O comando PF e muito pouco fiavel nos ressaltos da roda de controlo de velocidade, que pena. Mas gostei muito do ruido da maquina a andar, algo que me preocupava.
Os comboios Lego deste tipo sao enormes, mais de chao e jardim que de mesa. Mas estou a apreciar a experiencia de planear e alterar conforme se vai construindo.
O LDD e excelente para ter uma ideia do que se pode fazer, mas ao encaixar e que se ve mesmo como e.
Eu comecei este projecto sem uma unica peca Lego, por isso vai lentamente, porque as vezes faltam-se as coisas mais basicas, que qq crianca deve ter em casa!
Última edição por BrickCP em 27 jul 2011, 17:47, editado 1 vez no total.
Responder