Desafio

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
nemesjs
Sócio
Sócio
Registado: 09 dez 2008, 17:36

Desafio

Mensagem por nemesjs »

Há já algum tempo deparei-me com uma dificuldade que não tenho conseguido ultrapassar satisfatoriamente.
Trata-se de colocar um brick arco de 6 studs wide numa parede exactamente a meio de um número ímpar de studs.

Depois de algum esforço consegui uma aproximação mas mesmo assim não estou muito satisfeito pois ainda tenho umas frinchas de cada lado, embora relativamente reduzidas... (envio o ficheiro LDD em anexo)  :-\

O desafio é se alguém consegue fazer o mesmo mas sem nenhuma frincha, usando snotagem à vontade, tá claro.

Um outro desafio é fazer algo parecido mas com o brick do arco pequeno de 3 studs e colocar a abertura exactamente a meio de uma parede com um número par de studs.  ???
fil_lego
Sócio
Sócio
Registado: 07 out 2006, 10:05

Re: Desafio

Mensagem por fil_lego »

Eu tenho uma serra que corta o ABS muito bem sem deixar falhas... e uso uma cola muito boa para ABS que cola sem adição de material.

Se calhar não é bem isto que tu procuras, mas como há algum tempo havia por aqui alguém a desfiar a concepção de novas peças, quem sabe se não será o momento. ;)

Filipe
Não é por ser velho que se deixa de brincar.
É por deixar de brincar que se fica velho.
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

Quando as coisas dão demasiado trabalho prefiro simplificar, porque é que tem de ser impar?
nemesjs
Sócio
Sócio

Mensagem por nemesjs »

[quote="fil_lego"]

Eu tenho uma serra que corta o ABS muito bem sem deixar falhas... e uso uma cola muito boa para ABS que cola sem adição de material.

Se calhar não é bem isto que tu procuras, mas como há algum tempo havia por aqui alguém a desfiar a concepção de novas peças, quem sabe se não será o momento. ;)

Filipe
[/quote]

{lol-up} Não era bem por aí que queria ir...  O0
nemesjs
Sócio
Sócio

Mensagem por nemesjs »

[quote="Sujiro"]
Quando as coisas dão demasiado trabalho prefiro simplificar, porque é que tem de ser impar?
[/quote]

Eu também mas neste caso impõe-se porque o resultado de ser par vem complicar várias outras coisas depois...
Isto tem a ver com um certo «MOCzito» que construí recentemente mas que tem uns problemas de concepção por resolver :P

Estava era a ver se alguém tinha uma ideia brilhante ;)
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

Mas cuidado aí!
Parece que está a funcionar bem no LDD mas as vezes na realidade...
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Prometo ver se encontro uma solução para resolver o Puzzle satisfatóriamente. :) :expectation:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

Eu para tapar frechas quando a snotagem é impar uso a parte mais fina das brackets (vê as portas da allan, a lima) quando os bricks estão na vertical resulta sempre, agora testa...
nemesjs
Sócio
Sócio

Mensagem por nemesjs »

[quote="Sujiro"]
Eu para tapar frechas quando a snotagem é impar uso a parte mais fina das brackets (vê as portas da allan, a lima) quando os bricks estão na vertical resulta sempre, agora testa...
[/quote]

pois, essa que me tinhas dito já a tentei mas sem grandes resultados... mas se calhar fiz alguma coisa errada não sei...  :-[
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

A parte lateral das brackets mais uma tile é muito proximo de 0,5 stud largura, se calhar uma bracket+tile em cada lado do arco dê para centrar...
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Estive a ver a tua solução no LDD e parece-me já de si muito boa! :)
Não será fácil arranjar melhor... :P
FCorreia

nemesjs
Sócio
Sócio

Mensagem por nemesjs »

Acho que resolvi o problema embora o LDD não me deixe encaixar a última tile... :P
Penso que a margem que sobra está perfeitamente dentro do aceitável, mesmo que implique um pouco de tensão extra. Mas tenho de testar com bricks a sério para ver ser realmente funciona.
Para isto tive de desencantar uma peça com aprox. 0,5 LDU de espessura: a parte superior duma hinge horizontal ;)
Usei também a famosa técnica de construção de lettering (ano) do modular «Fire Brigade» da LEGO.
(em anexo o ficheiro LDD)
nemesjs
Sócio
Sócio

Mensagem por nemesjs »

[quote="nemesjs"]
Acho que resolvi o problema embora o LDD não me deixe encaixar a última tile... :P
Penso que a margem que sobra está perfeitamente dentro do aceitável, mesmo que implique um pouco de tensão extra. Mas tenho de testar com bricks a sério para ver ser realmente funciona.
Para isto tive de desencantar uma peça com aprox. 0,5 LDU de espessura: a parte superior duma hinge horizontal ;)
Usei também a famosa técnica de construção de lettering (ano) do modular «Fire Brigade» da LEGO.
(em anexo o ficheiro LDD)
[/quote]

É só para confirmar que realmente funciona muito bem! Construí em bricks e está óptimo!  :fixe:
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

E comparaste com a tua primeira solução?
Mesmo que apresentasse uma ligeira folga, parecia mais "limpinha".

A menos que a parte interiror esteja realmente escondida e inacessível. Mas mesmo assim, pessoalmente não gosto nada de pensar no que está por trás do que se vê... :)
FCorreia

nemesjs
Sócio
Sócio

Mensagem por nemesjs »

[quote="Conchas"]
E comparaste com a tua primeira solução?
Mesmo que apresentasse uma ligeira folga, parecia mais "limpinha".

A menos que a parte interiror esteja realmente escondida e inacessível. Mas mesmo assim, pessoalmente não gosto nada de pensar no que está por trás do que se vê... :)
[/quote]

Por acaso não comparei mas posso fazer isso e tirar fotos só para vermos.

Por trás a coisa ficou mais ou menos arranjada - pelo menos para o efeito que pretendia está óptimo. Claro que se tivesse de fazer um modular com interiores aí já não dava, ou tinha de ser disfarçado.
Responder