Canto dos Legos

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
predas
Newbie
Newbie
Registado: 03 mai 2012, 14:35

Canto dos Legos

Mensagem por predas »

Ora viva,

Tenho andado mais ou menos afastado (demasiado trabalho e pouco tempo livre), mas, recentemente, decidi recuperar (ou tentar), alguns sets que tinha perdidos.

Após umas horas a separar peças, consegui identificar alguns sets que, infelizmente, na sua maioria, estao incompletos, sendo alguns irrecuperáveis

Em todo o caso, até ao momento, o meu "Canto dos Legos" está assim: )

Imagem

O meu "canto dos legos" vai crescendo à medida que vou, dentro dos possíveis (falta de bastantes peças), recuperando alguns sets antigos:

De cima para baixo:

- 8856 - Whirlwind Rescue: Modelo de 1992 em que faltam bastantes peças que,  permitindo completar o modelo por fora, impede que o mesmo seja funcional. Tive até que fazer uma ligeira alteração para que a Helice se mantivesse mais ou menos direita! Ainda assim, tem o seu valor decorativo, sendo que, a olho nu, a grande diferença que se nota é o facto de a helice traseira, ao contrário do modelo original, ter duas cores...

- 10220 - VW T1 Camper: Modelo de 2011, comprado novo há coisa de um mes, portanto, totalmente completo!

- 5550 - Rally Van: Modelo de 1992. Faltam algumas peças, tendo sido, no entanto, possivel montá-lo na totalidade (com alguma  criatividade pelo meio). Este set nao está com grande aspecto (bastante sujo e com algumas peças danificadas que me obrigaram a fazer umas alterações na dianteira para que o set se mantenha inteiro). Como é fácil imaginar, em 1992, fartei-me de brincar com ele...e...na altura os crash dummies estavam na moda! :)

- 8292 - Cherry Picker: Modelo de 2008, montado na época, nunca tendo sido desmontado

- 8110 - Unimog U400: Modelo de 2011, comprando em conjunto com o 10220. Sem duvida, a minha coqueluche. Enorme, complexo...enfim, brutal!

Para montar em breve (ainda que com alguma falta de peças), está o 4563 - Load and Haul Railroad

Tenho ainda, apesar de nao aparecer na foto (montado há, penso eu, mais de 15 anos), o 6897 - Space Police Rebel Hunter

Alem dos que já referi acima, consegui identificar os seguintes, apesar de, pelo que me parece, serem irrecuperáveis.... :(

6353 - Coastal Cutter (este ainda vou tentar, com muito esforço, recuperá-lo)

6430 - Police Night Patrol (este ainda mantinha uma pilha de 9V de 1996...escusado será referir o aspecto)

6085 - Black Monarch's Castle (sobre este ainda nao me debrucei na contagem de peças)

Encontrei ainda algumas peças soltas de sets bastante antigos (anos 80) que nem consigo já identificar, vão deste portas e janelas até um brick 4x2 amarelo com um sorriso...

Um abraço a todos!
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: Canto dos Legos

Mensagem por Conchas »

Bela colecção! :fixe:

Sabes que quando te faltarem algumas peças de sets antigos, podes sempre tentar adquiri-las através do BrickLink.
Para completar alguns sets mais raros e especiais, pode bem valer a pena.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
predas
Newbie
Newbie

Mensagem por predas »

Sim, ainda me pus a contabilizar as peças que faltavam em alguns deles, mas, em alguns casos, o valor dos portes era superior ao de um set novo. Nenhum deles é particularmente raro e sao sets bastante básicos :)

Apercebi-me, com a montagem destes 2 sets de 1992 que as instruções dos Legos, na época, eram bem mais complicadas de seguir. Naquela época, nao eram tao explicitas como hoje em que vao ao detalhe de indicar, através de setas, o local em que a peça encaixa. Alem de que havia muito mais "tarefas" por instruçao do que hoje em dia

Sem duvida, ha 20 anos, eram bem mais poupados no papel! :)
nunofilipe72
Sócio
Sócio
Registado: 22 mar 2010, 16:15

Mensagem por nunofilipe72 »

Bela colecção !

Quando fiz o restauro dos meus sets, depois de mais de 13 anos ensacados, nem sequer pensei nos portes e outras coisas.

O prazer de os ver completos nas estantes, de ver novamente as minifs com cara, de ver novamente peças que tinham perdido a impressão,  foi muito superior ao desgosto de ver a conta no BrickLink  ;D ;D
predas
Newbie
Newbie

Mensagem por predas »

No meu caso, dado o tipo de sets, ficava-me mais barato comprar um set usado completo do que completá-lo às peças! :)
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Bem fixolas! :fixe: O 8856 era um dos sets que me fazia passar horas a estragar o catálogo com baba... 8) Mas actualmente já não lhe sinto tanta falta, tanto mais que está para sair o seu sucessor espiritual. :expectation:

E essas prateleiras são um MOC, não são? Mais concretamente, de uma prateleira do Ikea em forma de ziguezague... ;)
nunofilipe72
Sócio
Sócio

[quote="predas"]
No meu caso, dado o tipo de sets, ficava-me mais barato comprar um set usado completo do que completá-lo às peças! :)
[/quote]

Sim , isto de gastar dinheiro em LEGO com buracos, não vale apena !!  >:D >:D >:D >:D

hehehehehe  ;D

Agora a sério, também pensei o mesmo que tu, mas depois pensei que ia olhar para os sets e dizer...não eram os meus !!
Assim, comprando as peças, olho e digo que eram os meus , aqueles com que brinquei em puto....
mmp029
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 15 dez 2008, 17:20
Contacto:

Mensagem por mmp029 »

Exactamente!

Acho que perde o significado que temos pelo set!

Comprando um set completo, é verdade que acabamos por ganhar de 2 maneiras, pois ficamos com um set novo e ficamos com peças do "velho" para mocar!

Mas o valor sentimental que se tem por um, não é o mesmo!!!
A mim dá-me gosto/orgulho de eu ter guardado com o cuidado possivel de um puto de 12 anos, de terem passado pela fase da adolecência, onde os demais brinquedos se foram(lixo, dados, etc)!

O saber que este efectivamente é MEU, que O guardei com todo o carinho possivel, para um dia mais tarde(nunca imaginando isto de foruns e etc) brincar, EU, acompanhado ou não com filhos(e brinco com a minha filha)
predas
Newbie
Newbie

Mensagem por predas »

[quote="AVCampos"]
Bem fixolas! :fixe: O 8856 era um dos sets que me fazia passar horas a estragar o catálogo com baba... 8) Mas actualmente já não lhe sinto tanta falta, tanto mais que está para sair o seu sucessor espiritual. :expectation:

E essas prateleiras são um MOC, não são? Mais concretamente, de uma prateleira do Ikea em forma de ziguezague... ;)
[/quote]

O 8856 eu ja nem me lembrava que o tinha tido. Andei à procura no bricklink de sets technic tendo apenas como ponto de partida a cor vermelha e os bancos azuis (mas estava convencidissimo de que seria um carro!!)

As prateleiras sao as Lack do IKEA:

http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/produ ... #/50103618

Foram dispostas de diversas formas para tentar criar algum efeito. Optei por comprar diversas e ir juntando ao lado umas das outras porque as prateleiras do IKEA que sao mais compridas do IKEA são demasiado estreitas...

Ah, e estas tambem nao obrigam a comprar suportes à parte. É enfiar 2 parafusos na parede e pendurar a prateleira! :)
Eles dizem que as prateleiras suportam 3kg de carga (eu não ponho lá mais que 1kg/1,5kg....)

[quote="nunofilipe72"]
[quote="predas"]
[/quote]

Sim , isto de gastar dinheiro em LEGO com buracos, não vale apena !!  >:D >:D >:D >:D

hehehehehe  ;D

Agora a sério, também pensei o mesmo que tu, mas depois pensei que ia olhar para os sets e dizer...não eram os meus !!
Assim, comprando as peças, olho e digo que eram os meus , aqueles com que brinquei em puto....
[/quote]

Isso é uma grande verdade, nunca seriam os meus sets...talvez mais tarde ($$$$) consiga ir fazendo isso! :)
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

Tudo altamente ... agora escrever "legos" é que não  ;D
Imagem
predas
Newbie
Newbie

Mensagem por predas »

Terminei hoje a ressureiçao de mais um set, o 4563. Infelizmente, tambem nao esta completo.

Apesar de tudo, a unica peça que falta que faz realmente diferença é um conjunto de rodas que me impede de ter todos os vagoes "operacionais". É algo que vou tratar para breve. Faltavam umas pecinhas aqui e ali, mas consegui dar a volta facilmente
Tive ainda que fazer uma ligeira alteraçao à locomotiva. Por algum motivo, a peça que faz a dianteira nao encaixava. Deve ser de outro set. Tive que reduzir ligeiramente a dianteira para conseguir coloca-la

Ficam entao, algumas fotos e 2 videos. No segundo video, ve-se a reacção do meu cao ao Lego! :)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Última edição por predas em 30 mai 2012, 00:54, editado 1 vez no total.
nunofilipe72
Sócio
Sócio

:fixe: ...
Pirralho
Sócio
Sócio
Registado: 29 out 2010, 12:28

Mensagem por Pirralho »

Boas.

Belo set, mesmo incompleto... Um dica de colecionador: Tenta arranjar um "canto" para LEGO coberto. Eu durante uns tempo tive o meu LEGO exposto em prateleiras, mas o grande problema era o pó. Podes sempre arranjar umas vitrinas em vidro ou móveis com portas em vidro para os guardares. Acredita que o "pão de forma" ao pó não fica muito bonito...

P.S. tens um cão maravilha. o ar dele de para o comboio... Um  must.

Abraço
predas
Newbie
Newbie

Mensagem por predas »

[quote="Pirralho"]

Boas.

Belo set, mesmo incompleto... Um dica de colecionador: Tenta arranjar um "canto" para LEGO coberto. Eu durante uns tempo tive o meu LEGO exposto em prateleiras, mas o grande problema era o pó. Podes sempre arranjar umas vitrinas em vidro ou móveis com portas em vidro para os guardares. Acredita que o "pão de forma" ao pó não fica muito bonito...

P.S. tens um cão maravilha. o ar dele de para o comboio... Um  must.

Abraço
[/quote]

Obrigado pela dica! :)

Eu pensei nisso mas, nao tenho espaço para conseguir ter uma estante envidraçada. O que já pensei foi procurar uma casa de acrilicos que me fizesse umas "tampas" para as prateleiras. Mas nem conheço nehuma casa do genero nem faço ideia de quanto isso poderá custar...

O que vou fazendo é, regularmente, aspirar os Legos com um acessório que o meu aspirador tem...
Pirralho
Sócio
Sócio
Registado: 29 out 2010, 12:28

Mensagem por Pirralho »

Na boa.

Esquece o acrílico... Muito caro e terás sempre o problema de os fazeres à medida. Imagina que tens um set um pouco mais alto.. Esse acrílico já não dá...

A ideia do aspirador é bem esgalhada. Já usei um que se ligava via usb e tinha a funcionalidade inicial de aspirar o teclado. Deu jeito, mas acredita que o pó entranha-se por todo o lado.

Abraço
Responder