Nome do set: Recycling Truck
Tema: City
Subtema: Trafego
Ano: 2012
Número de peças: 297
Minifigs: 3 (2 operários + 1 cidadã)
Local de aquisição: El Corte Ingles
Preço: 30,95
Preço por peça: 0,09
Preço LEGO: 29,99
Autocolantes: Sim
Lista de Peças: Sim
Instruções: Sim (2 Livros)
Tempo de montagem: 1H (não contabilizei e demora-se muito mais tempo com os intervalos para as fotos)
A minha primeira review de um set de LEGO. Espero que gostem, qualquer crítica, duvida, opinião, elogio estejam à vontade.
(Habitualmente só tenho tempo para montar a noite pelo que as fotos talvez não estejam nas melhores condições.)
Sempre preferi os sets de City e com o regresso das Dark Ages mantenho a preferência.
Para começar trago um set que aborda uma temática que nos afecta a todos e dou os parabéns a LEGO por relembrar o seu público-alvo (as crianças) da importância da reciclagem.

A caixa azul típica City cuja frente apresenta uma imagem com todos os elementos do set em interacção, a parte de trás com a referência aos sacos divididos para a construção faseada dos vários elementos do set e mais algumas imagens para deixarem os potenciais compradores de água na boca.
Abrindo a embalagem…

Dois manuais de instruções (1º para montagem dos contentores de reciclagem + veiculo de transporte, 2º para montagem da empilhadora) + 3 sacos (tal como referido na caixa: 1º para montagem dos contentores; 2º para veiculo de transporte; 3 º para empilhadora) + plate (do local onde ficaram alojados os contentores) + folha de autocolantes (que apesar de não vir protegida como já vi noutros sets estava sem lesões)
As peças 9/10
Para o valor do set acho que está bem recheado. Tem bastantes peças extras, se contabilizar-mos os elementos recicláveis.

Para mim tem peças fora do comum, mas não sei se são inéditas. Ando há pouco tempo nisto para fazer essa averiguação.
A Construção 8/10
A montagem dos vários elementos é rápida e sem grande dificuldade, as instruções são bastante básicas de seguir (idade recomendada 5-12…).
Base dos Contentores 6/10
Os contentores seguem as cores de reciclagem nacionais: Azul: Papel/Amarelo: Embalagens, excepto o Vidro que é colocado no contentor Vermelho em Portugal seria Verde, fácil de alterar apenas adquirindo e trocando as peças por outra cor. Se não se colarem os autocolantes nem se nota a alteração. Se se colarem a mudança é evidente.
(Sempre julguei que as cores de reciclagem fossem universais mas depois de uma busca rápida pela net já confirmei que não.)
Acho que prefiro sem os postes de identificação de onde colocar o “lixo”, mais peças para o stock!
Na base para colocar os contentores tem umas áreas que não entendo a função… Talvez colocar o caixote verde ou um caixote do lixo… Não vem descrito nas instruções.
Para os minifigs colocarem o lixo, têm que se esticar!

Imagem típica de uma “City” portuguesa…

Felizmente as equipas de limpeza encontram-se alerta e resolvem o problema!

Estica-te rapaz!
Veículo de Transporte dos Contentores 7/10

Imagem do veículo de transporte dos contentores (fica algo vazio sem estes lá em cima, mas com os elementos lá colocados fica mais composto) optaria por fazer a zona de carga sem studs visíveis (SNOT) além de ficar mais bonito, melhoraria a nível da jogabilidade o garfo da empilhadora não ficaria preso na zona de carga. Só experimentei colocar e retirar os contentores por motivos meramente científicos para fazer esta review claro…
Empilhadora 8/10

Confesso que antes de abrir o set pensei que este seria o elemento que iria gostar menos, mas tive uma agradável surpresa. Apesar de não ser um monta-cargas típico, foi bem conseguido e com peças (para mim) fora do vulgar. Tem um “mecanismo” que permite sustentar o garfo no ar, suportando um contentor, (mais do que um também suporta mas devido ao centro de gravidade o excesso de peso à frente faz o empilhador dar uma “cambalhota”)

As Minifigs 9/10
A LEGO foi simpática podia ter colocado apenas 2 minifigs (os operários) mas ainda temos uma babe

Jogabilidade 8/10
Julgo que a jogabilidade é boa, 3 minifigs, 2 veiculos, e a base dos contentores. Se eu fosse puto… Horas de diversão!

Boa conjugação com o 4432
Conclusões
- O tema da Reciclagem, a LEGO deve continuar a insistir em sets que recordem a juventude dos problemas da poluição, energias renováveis etc…
- Boa quantidade de extras
- A cor do contentor do Vidro devia ser Verde (mas não se pode agradar a todos os países)
- Autocolantes, um mal necessário
Avaliação Final 8/10

Espero que tenham gostado