Dicas para fotografar MOC's

Para conversar sobre tudo e sobre nada.
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Registado: 03 dez 2012, 18:49
Contacto:

Dicas para fotografar MOC's

Mensagem por Thebicyclestory »

:plug: ianos,

Por vezes deparo-me com os vossos MOC's aqui no fórum muito bem fotografados num fundo (backdrop) branco e eu fico aqui a pensar...onde é que vocês arranjam isso?

Esta "coisa" veio-me à cabeça porque daqui a nada vou montar o Vampire GT outra vez e queria tirar bastantes fotos :-\

Filipe
DARK AGE or maybe just busy?
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Re: Dicas para fotografar MOC's

Mensagem por JMCampos »

O meu "estúdio" é extremamente "artesanal" (talvez a melhor palavra fosse "tosco"  :D ): trata-se simplesmente de uma cartolina com uns 60x40 cm, de cor cinza-claro (não branca, para fazer algum contraste com os modelos predominantemente brancos).

Coloco a cartolina em cima da mesa, seguro-a com um objecto pesado de cada lado para não escorregar, e depois levanto a parte traseira contra um outro qualquer objecto alto. Fica assim uma superfície horizontal que atrás se encurva até ficar vertical.

Claro que isto só funciona bem para MOCs relativamente pequenos; se se tratar de uma carruagem de comboio, por exemplo, a coisa já fica mais difícil (a solução seria arranjar uma cartolina maior). Nestes casos, o que procuro é que a foto apanhe o menos possível de área "fora do cenário", e depois, com o programa de edição, faço desaparecer essas margens indesejadas.

Este é o meu método; certamente há outros bem melhores... mas talvez também mais caros  :whistle:.

Espero ter ajudado alguma coisa!  :fixe:
#EuCáNãoUsoHashtags
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mas como é que lidas com a luminosidade ???

Acho que no meu caso teria de ser uma cartolina bem maior! :D
King Andy
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 18 nov 2012, 16:30
Contacto:

Mensagem por King Andy »

Uma vez que eu sou um dos utilizadores que costumam apresentar os seus MOCs num fundo branco, vou-te explicar os meus "truques"  ;):

Tirei duas fotos para exemplificar, com o meu Tumbler

-> Foto como as que eu apresento aqui na PLUG:

Imagem

-> Como tudo isto é feito  ;D:

Imagem

Como já deves ter percebido, o fundo branco é na verdade papel. Para MOCs pequenos como os meus bastam duas folhas de papel de fotocópia A4 (uma por cima da outra, para que o fundo fique mesmo branco e não se vejam "sombras" do que está por trás na foto), no entanto se queres fotografar o Vampire GT o melhor é usares duas folhas A3, se mesmo assim ficar pequeno encostas-as umas às outras, e num programa de correção de fotos (Galeria de fotos do Windows live, por exemplo) apagas as linhas entre as folhas da foto.
  Para a fotografia ter uma claridade "natural", recomendo que as fotografes entre o meio-dia e as 3 da tarde (horas de maior sol) junto a uma janela. Se não tiveres possibilidade de o fazer ou não houver luz suficiente, aproxima do cenário um candeeiro de secretária, com o abatjour coberto com papel-vegetal, para a lâmpada não ficar refletida nas peças.
  Faz sempre um bom enquadramento da foto: o MOC deve ficar ao centro (a não ser que queiras dar um efeito especial à foto) e não se deve ver as margens do papel na foto (terias depois de recortá-la no computador e ela acabava por ficar com uma resolução esquisita  ;))

Bom, espero ter ajudado  :)
Imagem
King Andy
Sr. Member
Sr. Member
Contacto:

Mensagem por King Andy »

Ah, outra coisa: como deves ter visto na segunda foto, as folhas nunca são dobradas, apenas ligeiramente enroladas: isto faz com que não se veja uma linha na foto.  :)
Imagem
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Já calculava que fizesses assim. Dou-me bastante bem com Photoshop logo não tenho problemas em editar as fotos, mas acho que vocês não têm noção do tamanho do Vampire GT!

Ele tem aproximadamente 40cm de comprimento :-\ Onde é que há à venda cartolinas tão grandes?
King Andy
Sr. Member
Sr. Member
Contacto:

Mensagem por King Andy »

Pois, eu nunca fotografei nada tão grande: tirei umas fotos à minha VW Bus (que tem uns 30 cm) e optei por não usar o fundo branco. O melhor é mesmo se calhar juntas várias folhas A3 com fita cola por trás e no Paint apagas essas linhas entre as folhas.
Imagem
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Não aguentei e mexi um bocado com a tua foto...vê lá se não está mais profissional! ;D

Essa ideia de juntar várias folhas A3 não me agrada muito...mas vou tentar :fixe:
King Andy
Sr. Member
Sr. Member
Contacto:

Mensagem por King Andy »

Eheh, o fundo está definitivamente melhor, mas acho que assim já não se vê tão bem as linhas entre as peças, talvez por o MOC ser preto (a minha cor favorita, mas que é péssima em LEGO para fotografar  :P :))
Imagem
Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Mensagem por Super Pinga »

[quote="Thebicyclestory"]
Já calculava que fizesses assim. Dou-me bastante bem com Photoshop logo não tenho problemas em editar as fotos, mas acho que vocês não têm noção do tamanho do Vampire GT!
Ele tem aproximadamente 40cm de comprimento :-\ Onde é que há à venda cartolinas tão grandes?[/quote]Já tentaste com um lençol com as pontas penduradas em duas cadeiras?
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

Tenho esse dilema com comboios de quase 2metros :)

Fiz batota, levei para uma exposição, deixei o Vasco (ribatagus) fotografar, roubei as imagens no BS dele e depois editei praticamente eliminei as cores de tudo à volta (ficando a preto ebranco) dando apenas destaque ao que eu quero... :p
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

[quote="Super Pinga"]
Já tentaste com um lençol com as pontas penduradas em duas cadeiras?
[/quote]

Dessa, ainda não me tinha lembrado...  :o Mas, pelo menos em teoria, prevejo dois problemas: conseguir que não haja a mínima ruga no lençol, e (em especial para fotos de muito perto) evitar se veja a textura do tecido.

Para além disso (e aqui é uma opinião muito pessoal), acho que o fundo branco faz com que se percam pormenores se o modelo também tiver partes brancas.
#EuCáNãoUsoHashtags
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Contacto:

[quote="Sujiro"]

Fiz batota, levei para uma exposição, deixei o Vasco (ribatagus) fotografar, roubei as imagens no BS dele e depois editei praticamente eliminei as cores de tudo à volta (ficando a preto ebranco) dando apenas destaque ao que eu quero... :p
[/quote]

Em último caso é isso que eu vou fazer (e já estou a ver que vai ser mesmo :whistle: ) :fixe: :fixe:

[quote="JMCampos"]
[quote="Super Pinga"]
[/quote]

Dessa, ainda não me tinha lembrado...  :o Mas, pelo menos em teoria, prevejo dois problemas: conseguir que não haja a mínima ruga no lençol, e (em especial para fotos de muito perto) evitar se veja a textura do tecido.

Para além disso (e aqui é uma opinião muito pessoal), acho que o fundo branco faz com que se percam pormenores se o modelo também tiver partes brancas.

[/quote]

As rugas em vez de se aplicar creme, aplica-se photoshop ;D
O meu problema é mesmo arranjar um lençol todo branco... Imagem
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

[quote="Thebicyclestory"]
[quote="Sujiro"]

[/quote]

Em último caso é isso que eu vou fazer (e já estou a ver que vai ser mesmo :whistle: ) :fixe: :fixe:

[quote="JMCampos"]
[quote="Super Pinga"]
[/quote]

[/quote]

As rugas em vez de se aplicar creme, aplica-se photoshop ;D
O meu problema é mesmo arranjar um lençol todo branco... Imagem
[/quote]

Primark ;)
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

Bom  lexivia e o lençol fica logo todo branco...  ;D

Fora de brincadeiras... podes sempre comprar umas folhas A0 ou A1 ;).
As rugas do lençol podem ser eliminadas passando a ferro. Se arranjares uma parede, podes pendurar o lençol nela.  ;)
Eu regra geral não me chateio muito com esses detalhes.  :whistle:
There are those who believe that life here began out there...
Responder