MOC - STPA10 (Blimp)

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por Conchas »

Faltava aqui a apresentação de um modelo que andei a planear algum tempo, mas que para não variar acabou por ser realizado nos últimos dias antes do nosso último evento (Oeiras BRInCKa 2013).

[align=center]Imagem[/align]

Trata-se de um dirigível feito com recurso a peças LEGO (e mais algumas coisas) e controlado por dois pBricks LEGO MINDSTORMS.
Este projecto foi fortemente inspirado num projecto original muito semelhante de dois AFOLS dinamarqueses (Lasse e Kenneth) de onde tirei muitas ideias, mas executei com algumas soluções próprias.
Nomeadamente utilizei um Mux para motores 9V da mindsensors.com (no original este mux foi desenvolvido pelos próprios) e fiz todo o SW em NXC (tanto para o controlador no balão, como para o controlo remoto), eanquanto que ao que sei os primeiros fizeram algo em Java.

Nem tudo funcionou na perfeição, nomeadamente o sistema de Pan & Tilt da camera foi testado em casa sem o peso do telemóvel e quando chegou à hora "H", parte não funcionou e a outra parte funcionou mal.
E neste momento um dos melhoramentos em curso para a nova versão STPA20 - Sustitui dois micromotores de 9V por dois motores PF-M.

Quanto às partes não LEGO, como é óbvio utiliza dois balões cheios de hélio para fazer levitar o "coiso"... :) e mais umas peças plásticas para fazer a ligação ao MOC própriamente dito, onde também foram colocadas uma válvulas de pneu de automóvel, para fazer a admissão do gás.

São utilizados,

No controlo remoto:
- 3 motores
- 3 sensores de toque
- 1 pBrick NXT

No dirigível:
- 7 motores +1
- 1 MUX para 4 motres 9V da mindsensors.com
- 1 bateria PF recarregável
- 1 pBrick NXT
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13803
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por AVCampos »

Antes que alguém venha aqui dizer, adianto-me eu:
Oh, the humanity!
;D
nunofilipe72
Sócio
Sócio
Mensagens: 2121
Registado: 22 mar 2010, 16:15
Localização: Lisboa

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por nunofilipe72 »

Grande ideia fazer uma "coisa" destas  :clapping:

Gostei, mas foi pena os problemas, espero que sejam resolvidos até à próxima Brincka !!
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3879
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por csiquet »

Foi uma agradável surpresa ver este BLIMP na Brincka.
De certeza que a próxima versão voará sem problemas.

Já agora:
What does "STPA" stand for  ???
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3039
Registado: 03 dez 2012, 18:49
Localização: Oeiras, Lisboa
Contacto:

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por Thebicyclestory »

Fiquei mesmo baffled quando vi isto a voar! :clapping:

Que para a próxima :brincka: o STPA10 já não fiquei preso no tecto! ;D >:D
DARK AGE or maybe just busy?
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por Conchas »

Hmmm... "SisTema de Propulsão Autónoma".... ;D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
Pirralho
Sócio
Sócio
Mensagens: 1134
Registado: 29 out 2010, 12:28
Localização: Coimbra

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por Pirralho »

Frases mais ouvidas durante o voo

Oh my God!!! It flys!?!?

Is it a bird? Is it a plane?? No!!! It is Coiso!!!  >:D
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3039
Registado: 03 dez 2012, 18:49
Localização: Oeiras, Lisboa
Contacto:

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por Thebicyclestory »

{lol-up}
DARK AGE or maybe just busy?
Avatar do Utilizador
ruialmeida
Sócio
Sócio
Mensagens: 4529
Registado: 20 fev 2007, 22:29
Localização: São Marcos (Cacem-Sintra)
Contacto:

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por ruialmeida »

;) esse STPA10, está muito  :fixe:, e é cá um :jump: [email]estoiro[/email]  :jump:, quando rebenta,claro
Jollyroger
Sócio
Sócio
Mensagens: 1331
Registado: 09 ago 2007, 22:49
Localização: Cadaval

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por Jollyroger »

O coiso foi uma das atracções do evento, e foi muito refrescante ver daquele LEGO que é suposto mexer, mexer mesmo.

[quote="nunofilipe72"]
Gostei, mas foi pena os problemas, espero que sejam resolvidos até à próxima Brincka !!
[/quote]

Já está prevista a distribuição de capacetes aos visitantes.
Avatar do Utilizador
Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1066
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por Super Pinga »

[quote="Conchas"]
Hmmm... "SisTema de Propulsão Autónoma".... ;D[/quote]Porque näo SiTePA?
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por Conchas »

Não era a mesma coisa... :whistle:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Thebicyclestory
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3039
Registado: 03 dez 2012, 18:49
Localização: Oeiras, Lisboa
Contacto:

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por Thebicyclestory »

LOL!

Parece o anuncio da Zon...poder podia, mas não era a mesma coisa! ;D
DARK AGE or maybe just busy?
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4975
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por AGarcia »

Está muito bom!
:clapping:

[quote="Jollyroger"]
(...) e foi muito refrescante ver daquele LEGO que é suposto mexer, mexer mesmo.
[/quote]

Subscrevo!
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6366
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Mensagem por gads »

Ideia brilhante e bem concebida :D
:fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Responder