Página 1 de 2

MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 05:36
por Conchas
Faltava aqui a apresentação de um modelo que andei a planear algum tempo, mas que para não variar acabou por ser realizado nos últimos dias antes do nosso último evento (Oeiras BRInCKa 2013).

[align=center]Imagem[/align]

Trata-se de um dirigível feito com recurso a peças LEGO (e mais algumas coisas) e controlado por dois pBricks LEGO MINDSTORMS.
Este projecto foi fortemente inspirado num projecto original muito semelhante de dois AFOLS dinamarqueses (Lasse e Kenneth) de onde tirei muitas ideias, mas executei com algumas soluções próprias.
Nomeadamente utilizei um Mux para motores 9V da mindsensors.com (no original este mux foi desenvolvido pelos próprios) e fiz todo o SW em NXC (tanto para o controlador no balão, como para o controlo remoto), eanquanto que ao que sei os primeiros fizeram algo em Java.

Nem tudo funcionou na perfeição, nomeadamente o sistema de Pan & Tilt da camera foi testado em casa sem o peso do telemóvel e quando chegou à hora "H", parte não funcionou e a outra parte funcionou mal.
E neste momento um dos melhoramentos em curso para a nova versão STPA20 - Sustitui dois micromotores de 9V por dois motores PF-M.

Quanto às partes não LEGO, como é óbvio utiliza dois balões cheios de hélio para fazer levitar o "coiso"... :) e mais umas peças plásticas para fazer a ligação ao MOC própriamente dito, onde também foram colocadas uma válvulas de pneu de automóvel, para fazer a admissão do gás.

São utilizados,

No controlo remoto:
- 3 motores
- 3 sensores de toque
- 1 pBrick NXT

No dirigível:
- 7 motores +1
- 1 MUX para 4 motres 9V da mindsensors.com
- 1 bateria PF recarregável
- 1 pBrick NXT

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 10:28
por AVCampos
Antes que alguém venha aqui dizer, adianto-me eu:
Oh, the humanity!
;D

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 10:38
por nunofilipe72
Grande ideia fazer uma "coisa" destas  :clapping:

Gostei, mas foi pena os problemas, espero que sejam resolvidos até à próxima Brincka !!

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 10:43
por csiquet
Foi uma agradável surpresa ver este BLIMP na Brincka.
De certeza que a próxima versão voará sem problemas.

Já agora:
What does "STPA" stand for  ???

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 10:46
por Thebicyclestory
Fiquei mesmo baffled quando vi isto a voar! :clapping:

Que para a próxima :brincka: o STPA10 já não fiquei preso no tecto! ;D >:D

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 10:53
por Conchas
Hmmm... "SisTema de Propulsão Autónoma".... ;D

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 11:26
por Pirralho
Frases mais ouvidas durante o voo

Oh my God!!! It flys!?!?

Is it a bird? Is it a plane?? No!!! It is Coiso!!!  >:D

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 11:27
por Thebicyclestory
{lol-up}

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 13:48
por ruialmeida
;) esse STPA10, está muito  :fixe:, e é cá um :jump: [email]estoiro[/email]  :jump:, quando rebenta,claro

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 14:36
por Jollyroger
O coiso foi uma das atracções do evento, e foi muito refrescante ver daquele LEGO que é suposto mexer, mexer mesmo.

[quote="nunofilipe72"]
Gostei, mas foi pena os problemas, espero que sejam resolvidos até à próxima Brincka !!
[/quote]

Já está prevista a distribuição de capacetes aos visitantes.

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 15:05
por Super Pinga
[quote="Conchas"]
Hmmm... "SisTema de Propulsão Autónoma".... ;D[/quote]Porque näo SiTePA?

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 15:08
por Conchas
Não era a mesma coisa... :whistle:

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 15:27
por Thebicyclestory
LOL!

Parece o anuncio da Zon...poder podia, mas não era a mesma coisa! ;D

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 15:36
por AGarcia
Está muito bom!
:clapping:

[quote="Jollyroger"]
(...) e foi muito refrescante ver daquele LEGO que é suposto mexer, mexer mesmo.
[/quote]

Subscrevo!

Re: MOC - STPA10 (Blimp)

Enviado: 18 mai 2013, 15:43
por gads
Ideia brilhante e bem concebida :D
:fixe: