Este tópico sobre LEGO 'falso' ou 'cópias' faz parte dos tópicos de discussão no fórum dos LEGO Ambassadors.
Tenho feito algumas perguntas acerca disto que não receberam respostas:
- LEGO fabrica minifiguras na China também e a baixa qualidade (comparada com as outras) destas está a ser criticada pelos fãs.
Portanto, faz sentido fazer algo tão bom (ou mau) em qualidade como os produtos falsos? Porque os falsos estão a ficar bastante bom...
- (depois de ter visto o vídeo do Celso) As diferenças são muito pequenas e difíceis de encontrar quando o produto original não está disponível para comparar.
- Será que as diferenças entre os produtos (genuínos e falsos) são suficientes para um advogado dizer que o 'falso' não é uma cópia do produto da LEGO porque os desenhos são diferentes?
- Se houver de facto uma quebra da lei da propriedade intelectual mas que não há nada (ou pouca coisa) a fazer porque a China não a respeita (penso eu), será que as lojas, situadas num país que respeita esta lei, que importam estes artigos podem ter problemas?
[/li]
Acerca da primeira pergunta, quero acrescentar que:
- tenho a impressão que o aumento da variedade nas minifiguras deve-se essencialmente na fabricação destas na China,
- a LEGO está a construir uma unidade fabril na China para começar a produção em 2015 e fez um contrato de arrendamento (a terra não se compra na China) de 50 anos. Isto quer dizer que o produto LEGO chinês é para ficar (ao meu ver).
Se tiverem mais perguntas/dúvidas, estas serão encaminhadas para a discussão no fórum dos LEGO Ambassadors.