Mosaic : Lyndsy Fonseca

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mosaic : Lyndsy Fonseca

Mensagem por PocasNuckie »

[align=center]Imagem[/align]

Olá! Hora de apresentar o último Mosaico que me faltava apresentar aqui no fórum, visto que mais uma vez já esteve presente na Oeiras Brincka 2014.

Este Mosaico, mais do que ser apenas mais um, pretendia servir como estudo para algumas coisas. Como vocês devem saber eu sempre fiz os meus Mosaicos todos com plates 1x1 e convenhamos - dava trabalho, consumia tempo e era caro para caraças ... ou seja a partir de certos tamanhos, como este, não dava mesmo em termos financeiros (também não penso fazer nada maior que depois não cabe no carro).

Então eu propus-me ver o que é que conseguia poupar usando peças maiores, mas também sem ser 100% perfeito na optimização sob pena de tornar o processo aborrecido (teve de ser completamente manual, já que o algoritmo de optimização do PTB não serve) nem de tornar as encomendas de peças demasiado exaustivas.

No final do trabalho, fiz um compromisso de usar 5 tipos de peças diferentes - Plates 4x4, 2x6, 2x4, 2x2 e 1x1 , num total de 35 peças diferentes com as diferentes cores e tal.

Então eu fiz uma grande batotice, porque ao contrário do que diz ali o cartaz (que já tive reclamações por estar escrito com fonte Comic Sans lol) o Mosaico não tem 20500 peças (isso seria o número que teria se fossem só 1x1) mas sim cerca de 7900 (é o meu Mosaico maior e o que tem menos peças).  >:D

Ou seja em termos de número bruto de peças, fiz o Mosaico com apenas 40% das peças que teria usado se usasse a abordagem anterior. Em termos financeiros, eu fiz um orçamento como se tivesse usado só plates 1x1 e depois calculei os custos que efectivamente tive e reparei que houve uma proporcionalidade mais ou menos exacta - ou seja fiz o Mosaico por 40% do dinheiro que teria usado se usasse só plates de 1. Não foi perfeito como já disse, mas foi bastante bom.

Este Mosaico foi muito importante para mim, porque vocês sabem que eu gosto muito desta rapariga. Eu já o tinha projectado no PTB há uns meses valentes e foi muito difícil para mim aguentar passar os dias sem o ter completado (tive não só de acabar outros projectos LEGO como fazer outras coisas sem ser LEGO).  :-\

O meu objectivo principal era que conseguisse que ela visse e gostasse. Eu mandei logo fotos para ela pelo Twitter na Terça Feira (29) quando o acabei de montar lá em Oeiras. Depois ela não respondeu. Eu voltei a insistir na Quinta Feira. Depois andei meio chateado aqueles dias todos porque não se passava nada.  :-\ E depois na Segunda de manhã quando cheguei a casa do Hospital (sim que eu deitei-me há 1 da manhã e ás 7h já estava a ir para consultas...  :-\ ), vou à net no telemóvel e vejo que ela respondeu e gosto muito e depois como ela partilhou a mensagem, montes de gente viu e mandou críticas super positivas (até o pai dela vejam lá...).  ;D

E pronto basicamente é isso.

Espero que gostem.  :fixe:

Agora tenho mais dois Mosaicos planeados para fazer este ano, mas preciso que chegue o LUGBULK primeiro para começar. Depois logo se vê se dá para fazer ainda mais.  :fixe:
Imagem
Fran09
Full Member
Full Member
Registado: 09 nov 2009, 22:09

Re: Mosaic : Lyndsy Fonseca

Mensagem por Fran09 »

Sem duvida o teu melhor trabalho e que gostei bastante de o ver ao vivo :)
Parabens
Lego Fan
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

Amigo Pedro,

Confesso que, dos mosaicos que expuseste na BRInCKa, este é o meu favorito - não pelo original em si, aí não tenho nada a apontar, mas pela gama de tonalidades que, não chegando à complexidade do da Angel Alessandra, acho muito mais "natural" e bem conseguido.

Quanto ao uso das plates maiores, digo-te que não se nota nada a diferença sem estar a analisar o mosaico à lupa. Por isso, na minha opinião de quase leigo na matéria, é uma via que deves prosseguir, até dos pontos de vista de esforço e economia.

Não percebi essas reclamações quanto à fonte que usaste na legenda. Qual é o problema? Ou estou a passar ao lado de algo?  ???

Só sei que, desta vez, os teus fabulosos mosaicos finalmente tiveram o merecido destaque na BRInCKa. Parabéns, e, como se costuma dizer, "continua, que estás a agradar".  :clapping: :clapping: :clapping:
#EuCáNãoUsoHashtags
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Contacto:

[quote="JMCampos"]
Quanto ao uso das plates maiores, digo-te que não se nota nada a diferença sem estar a analisar o mosaico à lupa. Por isso, na minha opinião de quase leigo na matéria, é uma via que deves prosseguir, até dos pontos de vista de esforço e economia.

Não percebi essas reclamações quanto à fonte que usaste na legenda. Qual é o problema? Ou estou a passar ao lado de algo?  ???
[/quote]

Perceber se havia ou não alguma diferença no efeito visual por usar peças maiores também era um dos meus objectivos. Á partida já sabia que não mas é sempre bom testar.

A cena com a fonte Comic Sans é uma inside-joke entre a malta de informática especialmente quem trabalha mais em multimédia. Não sei porquê criou-se um ódio de estimação a essa fonte e agora é sempre a disparar.
Imagem
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

[quote="PocasNuckie"]
A cena com a fonte Comic Sans é uma inside-joke entre a malta de informática especialmente quem trabalha mais em multimédia. Não sei porquê criou-se um ódio de estimação a essa fonte e agora é sempre a disparar.
[/quote]

Ah, estou a ver. É uma alergia aguda como a que o Alexandre Campos tem com a [img width=120]http://img.photobucket.com/albums/v373/ ... ad3cc0.jpg[/img]. Até ferve!  :D
#EuCáNãoUsoHashtags
BCanilho
Sócio
Sócio
Registado: 28 out 2012, 11:37

Mensagem por BCanilho »

Olá Pocas!

Acho que estás no caminho correcto.

Vi que este não era só plates 1x1 porque fui lá quase com a lupa, à distancia natural não se vê a diferença. E se não há diferença, quanto mais barato melhor.

Também gostei do aspecto natural que as cores assumiram, vissemos o mosaico a um metro ou do outro lado do pavilhão. Já a que estava ao lado desta, sofria de um fenomeno de varicela a curta distância, que já tiveste oportunidade de explicar devia-se a algo relacionado com o algoritmo utilizado para montar o mosaico ou algo assim.

E parabéns pelo reconhecimento que a visada te deu!

Se queres uma sugestão faz um quadro do McNamara a surfar a onda do canhão da Nazaré! Ele passa a vida em Portugal e convidamo-lo a vir ver o teu quadro à BRInCKa 2015 (E onde anda o McNamara anda a TV... Publicidade à borla Know what i mean :D)
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Contacto:

[quote="BCanilho"]
Se queres uma sugestão faz um quadro do McNamara a surfar a onda do canhão da Nazaré! Ele passa a vida em Portugal e convidamo-lo a vir ver o teu quadro à BRInCKa 2015 (E onde anda o McNamara anda a TV... Publicidade à borla Know what i mean :D)
[/quote]

É que nem vens tarde nem cedo! Está-me sempre tudo a chatear para fazer pessoas/cenas mais conhecidas. A minha primeira ideia foi fazer o Cristiano Ronaldo, mas um senhor aqui de uma terra perto de mim já pintou uma tela enorme dele e de certa forma roubou-me a ideia (ok, não é LEGO mas pronto...). Quando soube isso pûs-me logo a pensar o que é que poderia fazer de novo e a onda do McNamara foi logo a primeira coisa que me lembrei.  :fixe:
Imagem
BCanilho
Sócio
Sócio
Registado: 28 out 2012, 11:37

Mensagem por BCanilho »

Great minds think alike meu caro  ;)

Força ai na surfada!

Se o gajo faz uma reportagem de 30 min. porque foi surfar a Gasoline (a onda de 0,5 m provocada pelos barcos do Barreiro na hora de ponta e na maré baixa) as TVs têm que dar uma hora de tempo de antena para o LEGO da malta!!!
Jnunes
Sócio
Sócio
Registado: 27 jul 2006, 00:35

Mensagem por Jnunes »

[quote="BCanilho"]
Olá Pocas!

Acho que estás no caminho correcto.

Vi que este não era só plates 1x1 porque fui lá quase com a lupa, à distancia natural não se vê a diferença. E se não há diferença, quanto mais barato melhor.

Também gostei do aspecto natural que as cores assumiram, vissemos o mosaico a um metro ou do outro lado do pavilhão. Já a que estava ao lado desta, sofria de um fenomeno de varicela a curta distância, que já tiveste oportunidade de explicar devia-se a algo relacionado com o algoritmo utilizado para montar o mosaico ou algo assim.

E parabéns pelo reconhecimento que a visada te deu!

[/quote]

Epa esse Sr até já conseguiu uma medalha da Marinha Portuguesa........................lol
Imagem
Responder