Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por CyberX »

Alô.
Estou a planear fazer uma pequena ferrovia para testar o SBrick, o EV3 e umas coisitas mais. Quanto mais pequena melhor que o espaço cá em casa é escasso e não me posso dar ao luxar de deixá-los no chão ao alcance da miudagem.
Claro que não percebo nada de comboios, LEGO ou reais. Mas queria ter pelo menos 1 bifurcação para poder ter 2 «comboios» e o EV3 ou um PC a comutar mediante determinados critérios.

A minha brincadeira com o presépio ensinou-me que fazer inversões (círculos, ovais, meias-voltas) em espaços reduzidos é tramado. Com os carris flexíveis parece-me que se conseguem curvas mais apertadas que com os carris em curva standard... mas em compensação fazem estremecer o comboio e também perder aderência o que me está quase-quase a fazer abandonar a ideia de usar um micro-motor como máquina, mais ou menos segundo esta ideia:

Imagem

Mas usar um motor PF de comboio também é um exagero, aquilo anda tão rápido que no presépio tive de controlá-lo a meia potência para não descarrilar nas curvas (os meus «comboios» serão leves, o EV3 fica em terra).

Vocês que tẽm experiência têm alguma sugestão?

Além disso ainda não obtive autorização superior para desmontar o presépio por isso estou sem carris curvos nem flexíveis. Andei pela zona Alfragide-Oeiras-Cascais e não há carris LEGO à venda, dizem que venderam tudo no Natal. O LEGO S@H também não tem (pelo menos dos flexíveis). Estou a pensar mandar vir do Bricklink mas o mais barato (flexíveis) que encontro em PT é no Martins, 0,29€ cada elemento. Acham razoável?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por Jorge Reis »

Eu tenho muita coisa de carris flexíveis, queres que te empreste para testes?

Quanto ao resto das tuas questões vou fazer pesquisas e ver soluções  :fixe:

o projeto é fixe :clapping:
Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por CyberX »

[quote="Jorge Reis"]
Eu tenho muita coisa de carris flexíveis, queres que te empreste para testes?

Quanto ao resto das tuas questões vou fazer pesquisas e ver soluções  :fixe:

o projeto é fixe :clapping:
[/quote]

Agradeço cada uma das 3 frases :)
A ideia era testar antes para eventualmente levar a Alverca e nós só nos vamos encontrar nessa altura, não é? Antes disso já o meu requerimento para desmontar o presépio deve ter avançado, não me parece que o queiram na sala até ao Carnaval.

Uma das coisas que quero testar é um leitor USB RFID. Arranjei um por um preço que acho razoável [e claro que funciona em Linux e com o EV3] e uns tags RFID do tamanho de um tile redondo 2x2. A minha ideia era prender ao fundo dos comboios estes tags e colocar o leitor antes de um ponto crítico para o EV3 identificar o comboio (não só a chegada do comboios mas qual comboio) e tomar deciõses em conformidade:
- antes de uma bifurcação de modo a enviar o comboio #1 para a direita e o comboio #2 para a esquerda
- antes de uma curva apertada para abrandar
- no inicio e no fim de uma recta para medir velocidades (embora no meu caso isso seja académico, os meus «comboios» têm de ser pequenos e lentos se quiser uma ferrovia num espaço de 1 a 1,5 m2.
- debaixo de uma grua ou coisa parecida para carregar/descarregar
- (aceitam-se sugestões, já disse que não percebo nada de comboios)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por Jorge Reis »

Já te enviei um email com algumas fotos de comboios, com um pequeno motor, a parte gira é que é tudo 4 wide.

Essa ideia do leitor e distribuir os comboios é excelente, o EV3 comanda os desvios, precisas de instruções para umas casinhas com motores "switch point".

Para além do descarregar/carregar, que é muito bom, o que dizes a algo para separar vagões e carruagens?
Imagem
Avatar do Utilizador
AlexandreRibeiro
Administrator
Administrator
Mensagens: 2414
Registado: 01 mar 2009, 23:29
Localização: Braga
Contacto:

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por AlexandreRibeiro »

Eu também tenho alguns carris flexíveis. Não são muitos mas grão a grão enche a galinha o papo. Posso junta-las às do Jorge...
AlexandreRibeiro

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

{plugfest} I like to moveit!moveit! I like to moveit!moveit! {plugfest}
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por CyberX »

[quote="Jorge Reis"]
Já te enviei um email com algumas fotos de comboios, com um pequeno motor, a parte gira é que é tudo 4 wide.
[/quote]

Já estive a ver. Quanto mais pequenos melhor, menos preocupações com recarregar baterias.
Achei piada logo a primeira foto, um aviso de que as rodas tinhas sido modificadas para encaixar em eixos Technic. Andei com esse dilema há dias [furar ou não furar, eis a questão] mas optei por não modificar peças. As únicas modificações que ponho em aberto para além de usar o SBrick e gadgets USB no EV3 são:
- modificar cabos para ficarem mais curtos
- fazer a minha própria bateria LiPo com conector PF (arranjei duas de 500 mA, são mais pequenas que uma pilha de 9V PP3)

[quote="Jorge Reis"]
Para além do descarregar/carregar, que é muito bom, o que dizes a algo para separar vagões e carruagens?
[/quote]

Digo que seria giro mas para uma segunda fase, já me vejo grego em usar vagões que não se separem na primeira curva nem descarrilem quanto mais em separá-los controladamente. Que métodos costumam usar vocês para ligar vagões? Ainda se usam os ímans? Eu usei daquelas juntas cardan que vêm com os conjuntos Power Functions (+ caixa de pilhas, motor M, luzes e 2 ou 3 engrenagens), para separar tinha de os puxar horizontalmente, não é díficil, mas para encaixar novamente é quase impossível.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por CyberX »

Uma das fotos tem um comboio com 3 carruagens e 2 motores, penso que ambos L, a bateria e o IR a meio e os motores á frente e atrás.
Parece-me que cada motor está numa "porta" distanta (um na azul, outro na vermelha) por isso não serão para ser usados em simultâneo... qual é a ideia? 2 velocidades?

Quando ambos os  motores estão a puxar, não há o risco de a carruagem de trás avançar ligeiramente mais rápido que a da frente e uma das carruagens começar a «empinar«?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por Jorge Reis »

[quote="CyberX"]
Uma das fotos tem um comboio com 3 carruagens e 2 motores, penso que ambos L, a bateria e o IR a meio e os motores á frente e atrás.
Parece-me que cada motor está numa "porta" distanta (um na azul, outro na vermelha) por isso não serão para ser usados em simultâneo... qual é a ideia? 2 velocidades?

Quando ambos os  motores estão a puxar, não há o risco de a carruagem de trás avançar ligeiramente mais rápido que a da frente e uma das carruagens começar a «empinar«?
[/quote]

não te sei dizer. como tinha aquela imagem achei que te podia interessar, era tudo muito da tua onda  ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por CyberX »

Isso quer dizer que vocês dos MFL apenas usam um motor por comboio, como o que eu estou a pensar fazer. Fica a curiosidade para quando eu tiver uma ferrovia de 3 ou 4 m2 e os miúdos uma semana fora de casa.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4943
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por AGarcia »

Eu tambem tenho carris flexiveis que estão à disposição.
Não os uso, porque não gosto.

Já vi algures um sistema para separar vagões/carruagens da locomotiva, com recurso a LA
A ver se descubro isso e posto aqui.
Já encontrei, está neste tópico no Eurobricks.

[quote="CyberX"]
Que métodos costumam usar vocês para ligar vagões? Ainda se usam os ímans?
[/quote]

Sim, o sistema mais comum é com os ímans.
Última edição por AGarcia em 14 jan 2015, 23:35, editado 1 vez no total.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por CyberX »

Obrigado a todos mas acho que vou desistir dos flexíveis:
Montei este brinquedo:
Imagem

Estou a usar um pilha PP3 recarregável vulgar por isso o micro-motor deve estar a receber um pouco menos de 8V. Anda devagarinho mas não me parece em esforço e prefiro assim porque não preciso de me preocupar com grandes optimizações de código se usar o EV3, tem tempo para pensar bastante.

Experimentei no presépio. Em rectas e em segmentos de curva convencionais tudo bem. Mas assim que chega a uma curva flexível patinha e não avança mais. Se calhar tem falta de peso para aumentar a aderência mas se aumento muito o peso esforço muito o micro-motor e para isso passo a um motor PF-L.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por CyberX »

(se vocês acharem melhor continuo este tópico na área Technic e Mindstorms)

Um teste rápido à hora do almoço:


O «comboio» é comandado por um script em pyhton que tanto pode correr num PC com Linux (como é o caso) como num Mindstorms EV3 com ev3dev ou num Raspberry Pi com Raspbian.

O script manda o comboio andar para a esquerda em soluços de 0,1 segundo. A cada soluço lê o leitor RFID para ver se está algum «tag» nas proximidades, se estiver e o ID for o correcto faz parar o motor.

O leitor RFID é baseado num circuito ID-20LA de uma empresa chamada Innovations. Tem mais ou menos 4x5x4/3 em unidades LEGO (contando com o adaptador USB) por isso elevei a linha em 1+2/3. Se houvesse em stock tinha comprado o ID-12LA que tem apenas 2/3 do tamanho e é ligeiramente mais barato (mas tb tem um alcance um pouco menor).

Na «frente» do comboio colei com fita adesiva, por baixo do SBrick, um «tag» RFID. É um botão de 16 mm, mais ou menos do tamanho de um tile redondo 2x2 mas mais fino. Cada tag tem um ID único, tenho 4 tags.

Já percebi porque motivo os motores LEGO de comboio têm dois eixos: às vezes a roda «viva» perde tracção, sobretudo nos encaixes entre cada troço de linha. Deve ser por isso que o comboio não anda em linhas flexíveis, se tivesse duas rodas «vivas» mais espaçadas que um troço flexível talvez desse.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por CyberX »

Em relação à falta de espaço, acho que vou abdicar de um loop e fazer algo assim:

Imagem

mas mais modesto, 4 a 6 Y's para começar. Além da grande densidade tem a vantagem de quase não ter curvas e se o software funcionar os comboios tambem podem andar por ali às voltas indefinidamente. Se o software não funcionar... vou precisar de umas barreiras resistentes para evitar mergulhos de mais de um metro rumo ao soalho.
Última edição por CyberX em 15 jan 2015, 19:04, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por Jorge Reis »

[quote="CyberX"]
(se vocês acharem melhor continuo este tópico na área Technic e Mindstorms)

Um teste rápido à hora do almoço:


O «comboio» é comandado por um script em pyhton que tanto pode correr num PC com Linux (como é o caso) como num Mindstorms EV3 com ev3dev ou num Raspberry Pi com Raspbian.

O script manda o comboio andar para a esquerda em soluços de 0,1 segundo. A cada soluço lê o leitor RFID para ver se está algum «tag» nas proximidades, se estiver e o ID for o correcto faz parar o motor.

O leitor RFID é baseado num circuito ID-20LA de uma empresa chamada Innovations. Tem mais ou menos 4x5x4/3 em unidades LEGO (contando com o adaptador USB) por isso elevei a linha em 1+2/3. Se houvesse em stock tinha comprado o ID-12LA que tem apenas 2/3 do tamanho e é ligeiramente mais barato (mas tb tem um alcance um pouco menor).

Na «frente» do comboio colei com fita adesiva, por baixo do SBrick, um «tag» RFID. É um botão de 16 mm, mais ou menos do tamanho de um tile redondo 2x2 mas mais fino. Cada tag tem um ID único, tenho 4 tags.

Já percebi porque motivo os motores LEGO de comboio têm dois eixos: às vezes a roda «viva» perde tracção, sobretudo nos encaixes entre cada troço de linha. Deve ser por isso que o comboio não anda em linhas flexíveis, se tivesse duas rodas «vivas» mais espaçadas que um troço flexível talvez desse.
[/quote]

Perguntas inocentes de quem sabe pouco disto !

Existe algum limite de velocidade para o comboio?

Quanto custa estes botões e leitor RFID?

tenho um RCX e NXT, será que vai dar para adaptar? também tenho WEDO!

Pessoalmente deixava aqui esta informação, mas podes sempre mudar, depois carrego outra vez nas notificações

e parabéns pela evolução do projeto 
Imagem
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4943
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Conselhos sobre carris para não-ferroviários adeptos de peças com buracos

Mensagem por AGarcia »

[quote="CyberX"]
Em relação à falta de espaço, acho que vou abdicar de um loop e fazer algo assim:

Imagem

mas mais modesto, 4 a 6 Y's para começar. Além da grande densidade tem a vantagem de quase não ter curvas e se o software funcionar os comboios tambem podem andar por ali às voltas indefinidamente. Se o software não funcionar... vou precisar de umas barreiras resistentes para evitar mergulhos de mais de um metro rumo ao soalho.
[/quote]

Poderás fechar os circuitos nas pontas com curvas, assim resolves um dos problemas.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Responder