[WIP] Plataforma giratória para MFL

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por gads »

Estou como o Pockas!
Muito bom trabalho  :fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por Jorge Reis »

Então de que estão à espera? a MFL é o futuro


Jorge o trabalho está a ficar muito bom, as locomotivas a vapor já podem fazer inversão de marcha
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por gads »

Já mandei vir hoje umas peças para uma certa e determinada estação  ;)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por CyberX »

Está maravilhoso, até me apetece ir buscar a minha plataforma e fazer o mesmo.
As brincadeiras que vocês aqui andam a fazer andam-me a dar uma vontade de comprar um comboio que vai lá vai.
Já mandei vir hoje umas peças para uma certa e determinada estação
Então de que estão à espera?
É esse mesmo o espirito, toca a mexer!

Da minha parte, se tiverem sugestões/pedidos estejam à vontade. Em principio a infra-estrutura já não deverá mudar significativamente (até porque não tenho mais espaço) mas vou tentar adicionar mais algumas funcionalidades, tantas quantas forem possíveis com os sensores que me sobram (ultra-sons, cor, RFID, infra-vermelho, toque... e o ferro de soldar anda um bocado enferrujado desde o Braga BRInCKa, pode ser que volte a ter uso.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13696
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por AVCampos »

E se usares um sensor de luz, medindo alterações súbitas à luz reflectida?
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
E se usares um sensor de luz, medindo alterações súbitas à luz reflectida?
[/quote]

Para algum propósito em especial ou para contornar o problema da abertura do sensor de ultra-sons estar a gerar falsos positivos a 31.6 cm? No último caso, após alguma investigação na net e tentativas e erro descobri que se montar o sensor de ultra-sons na vertical em vez de na horizontal o problema desaparece (a abertura na vertical é menor que na horizontal).

O sensor de luz (cor) do EV3 estou a pensar usar mais para a frente para determinar se/quando a carruagem está desengatada da locomotiva, com uma barreira luminosa (tenho aqui um laser de bolso por usar há uns tempos e o sensor de cor reage bem ao laser). Tenho tb um sensor de cor do NXT mas não funciona ainda no EV3, por alguma razão a LEGO decidiu fazê-lo segundo uma norma diferente dos restantes dispositivos NXT/EV3 e ainda ninguém o conseguiu por a funcionar.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13696
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por AVCampos »

Sim, foi para contornar o problema dos ultra-sons.

Pode ser que dê para usar o sensor de luz do RCX, que é mais compacto e deve ser mais barato, mas os cabos conversores são caros e não sei se o  EV3 é compatível com estas coisas legacy...
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por CyberX »

O sensor de luz do RCX é tricky... Enquanto que os NXT e os EV3 já têm um conversor A/D os RCX usam truques de quando os ADC eram caros e complexos: tem que se lhe  fornecer uma tensão durante uns breves instantes para carregar um condensador interno e depois infere-se a intensidade da luz a partir do tempo de descarga do condensador. Em teoria dá para fazer um adaptador para ligar ao EV3 mas não é assim tão simples que justifique o que se poupa/ganha - mais vale ligar a um RCX e por depois o NXT/EV3 a comunicar com o RCX por IR.

Ignorar o que escrevi acima. O RCX tem um sensor AD interno e o sensor de luz do RCX fornece um sinal analógico mais ou menos constante (há na mesma um ciclo de carga/descarga de um condensador interno mas serve apenas para alimentar o sensor durante o período de leitura, não tem nada a ver com a leitura em si).

Tanto quanto eu sei os adaptadores NXT-9V apenas servem para os motores, não para os sensores. Por acaso tenho uma maia dúzia deles, vou apanhando sempre que posso (na plataforma uso um para ligar um par de LEDs Power Functions a uma porta de motor do EV3 e ponho-os a piscar quando a plataforma está em movimento).
Última edição por CyberX em 17 mar 2015, 15:22, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13696
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por AVCampos »

[quote="CyberX"]
Tanto quanto eu sei os adaptadores NXT-9V apenas servem para os motores, não para os sensores.[/quote]
Segundo isto e isto, o sensor funciona com o NXT, mas segundo isto não funciona com o EV3... ou seja, outra vantagem do sistema mais antigo (a par de ligar e desligar instantaneamente, e de não perder o software se se desligar à papo-seco). :dontcare:

[quote="CyberX"]
Por acaso tenho uma maia dúzia deles, vou apanhando sempre que posso
[/quote]
Ah, então és tu quem os tem andado a papar no BrickLink! Estou a ver que tive sorte em ter conseguido comprar três na semana passada... >:D
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por CyberX »

Interessante... não vejo razão para funcionar no NXT e não funcionar no EV3... tenho 1 sensor desses, um destes dias vou tentar no ev3dev.

Os adaptadores só comprei 3 no bricklink. Os outros comprei na Portugal-Didactico mas entretanto acabaram-se (isto quando consigo uma resposta deles).
Os preços no bricklink dispararam, de vez em quando aparece alguém na Europa de leste com uns preços razoáveis, se acontece ter alguma outra coisa que me interesse mando vir para justificar os portes - até agora só o fiz uma vez, foram logo 3 adaptadores.

Posso-te emprestar sem problemas, não preciso neste momento dos seis (na verdade 7, o ano passado fiz um adaptador muito ranhoso quando andava a brincar com o meu rover EV3, e se for mesmo preciso faço mais adaptadores).
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por CyberX »

Acrescentei um sensor RFID.
Teoricamente o sistema já está em condições de se ligar a um MFL: o associado conduz a sua locomotiva até ao meu sistema (por enquanto tem de usar Bluetooth/SBrick mas tenho planos para aceitar também Power Functions IR).
Depois disso o sistema é totalmente automático:
- reconhece a locomotiva através de um tag RFID colocado por debaixo desta (depois hei-de permitir a operação manual também, para locomotivas sem tag)
- aguarda que o associado liberte o comando da sua locomotiva
- toma o comando da locomotiva e leva-a até meio da plataforma
- roda a plataforma 180º e retorna a locomotiva até ao ponto de partida
- liberta o comando e fica a aguardar pela próxima locomotiva



Futuramente darei uso às 2 agulhas, talvez consiga implementar um forma de desengatar carruagens que vi no Eurobricks e nesse caso uso as agulhas e um segundo sensor RFID para comandar a locomotiva de modo a pegar novamente carruagem.

O video está melhor que a realidade: a taxa de sucesso de locomotivas que acertam na plataforma e regressam sem descarrilar é de uns 35% apenas. Preciso de aumentar a rigidez da plataforma e melhorar ligeiramente a precisão do alinhamento.

O sensor de ultra-sons passou a servir apenas para evitar que a locomotiva se estatele contra o final da plataforma. O retorno é controlado pelo sensor RFID. Assim funciona bem melhor, sem falsos positivos que já me estavam a enervar.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por Jorge Reis »

Este módulo está brutal, vai ser um grande sucesso nos nossos eventos.

Desculpem os senhores das mesas dos buracos, mas parece que acabam de perder um grande engenhocas para a mesa MFL  :whistle: :whistle:

Teremos sempre lugar na MFL para ver comboios a circular sozinhos  >:D mas queremos a presença do Jorge nesta mesa da :plug:
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6355
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por gads »

Muito fixe!!!
:fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4335
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por CyberX »

[quote="Jorge Reis"]
Desculpem os senhores das mesas dos buracos, mas parece que acabam de perder um grande engenhocas para a mesa MFL  :whistle: :whistle:
[/quote]

Eu continuo a ser mais adepto das peças esburacadas, acho que tanto eu como as minhas engenhocas se sentem mais à vontade ao pé dos robots - sem desprestigio para ninguém, antes pelo contrário, os comboios e os cenários são bonitos demais para um tipo que se preocupa mais com o movimento e a teoria do controlo que com a estética ou a fidelidade ao original :)
[um dia destes vou arranjar tempo para o GBC e faço uma incursão à mesa do Rui]

Não dá para planear o próximo BRInCKa de modo que a mesa Mindstorms fique entre a Technic e a MFL? Já que o meu sistema tem mesmo de ficar periférico, ficava do lado da mesa Mindstorms e assim agradavam-se gregos e troianos. Mesmo pedagogicamente faz sentido haver uma transição entre os automatismos e os comboios.

E aproveito para te desafiar para o Lado Negro... não estavas a fazer um parque de diversões? Com um Mindstormzito ou pelo menos uns Power Functions e tinhas lugar na mesa esburacada  >:D Eu comprei um 10244 Fairground Mixer que um dia conto automatizar, podia ser que me fizesses companhia.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5776
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: [WIP] Plataforma giratória para MFL

Mensagem por Jorge Reis »

[quote="CyberX"]
[quote="Jorge Reis"]
Desculpem os senhores das mesas dos buracos, mas parece que acabam de perder um grande engenhocas para a mesa MFL  :whistle: :whistle:
[/quote]

Eu continuo a ser mais adepto das peças esburacadas, acho que tanto eu como as minhas engenhocas se sentem mais à vontade ao pé dos robots - sem desprestigio para ninguém, antes pelo contrário, os comboios e os cenários são bonitos demais para um tipo que se preocupa mais com o movimento e a teoria do controlo que com a estética ou a fidelidade ao original :)
[um dia destes vou arranjar tempo para o GBC e faço uma incursão à mesa do Rui]

Não dá para planear o próximo BRInCKa de modo que a mesa Mindstorms fique entre a Technic e a MFL? Já que o meu sistema tem mesmo de ficar periférico, ficava do lado da mesa Mindstorms e assim agradavam-se gregos e troianos. Mesmo pedagogicamente faz sentido haver uma transição entre os automatismos e os comboios.

E aproveito para te desafiar para o Lado Negro... não estavas a fazer um parque de diversões? Com um Mindstormzito ou pelo menos uns Power Functions e tinhas lugar na mesa esburacada  >:D Eu comprei um 10244 Fairground Mixer que um dia conto automatizar, podia ser que me fizesses companhia.
[/quote]

Nem imaginas os projetos em que estou metido  :fixe: mas esse agrada  :fixe:

Este semana tenho passado o tempo a estudar Time-Lapse.... qualquer dia entro nessa, para a montagem das BRInCKas
Imagem
Responder