Speed Champion + PF Train motor + SBrick + pilha 9V

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Speed Champion + PF Train motor + SBrick + pilha 9V

Mensagem por CyberX »

Depois do video publicado hoje de manhã, fui experimentar como ficaria com motor de comboio PF em vez de 9V e SBrick e bateria 9V:

Imagem

Fica grande.

Com cabos modificados para ficarem mais curtos e uma bateria LiPo pequena género esta
Imagem
consegue-se encurtar um pouco. Acham que vale a pena avançar na ideia?

Claro que também se pode fazer um carro um pouco maior e incorporar o SBrick, o motor de comboio PF e a bateria DENTRO em vez de ficar por baixo...
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Re: Speed Champion + PF Train motor + SBrick + pilha 9V

Mensagem por CyberX »

Investi um pouco mais na ideia - encurtei um pouco à custa de alargar a base. Fica assim mais ou menos do tamanho do Porsche, só é pena a altura, acho que com motores de comboio não há grande volta a dar.

Imagem

Imagem

Imagem

Mesmo com uma pilha de 9V NiMH 170 mAH não completamente carregada atinge uma velocidade razoável, suficiente para descarrilar (no final do video aumento a potência para uns 90%, até aí devia andar pelos 75%).
Jorge Pereira
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

Como conceito está bom; visualmente, não gosto.

Uma hipótese (praticável?) talvez fosse ter um sistema de dois níveis: no inferior, o circuito com a linha, onde circularia o motor. Sobre todo esse circuito, uma plataforma para assentar o carro. Um íman forte (tipo neodímio) sobre o motor e outro na parte inferior do carro fariam com que este circulasse seguindo a trajectória do motor. Como disse, não sei se seria praticável... penso que já se terá tentado esta abordagem, mas não me recordo se teve êxito.
#EuCáNãoUsoHashtags
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

É praticável.
Mas estou convencido que nessa configuração não se vai poder aproveitar a velocidade dos motores de comboio - na primeira aceleração ou curva acentuada os imanes separam-se. A menos que se usem ímanes mesmo muito fortes, estilo bucky balls (neodímio), provavelmente vários. Não tenho nada parecido para testar :(
Jorge Pereira
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

Eu ando há anos a pensar em ideias para colocar os carros a movimentarem-se numa cidade e até agora acho que o faria mais sentido seria criar uma espécie de "carril" por baixo das baseplates e usar ímanes fortes para manter os veículos a andar.

Como não tenho grande jeito para fazer um carril de jeito ainda é um ideia que continua no armário...
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Não tenho neodímios mas tenho uns quantos ímanes da armazém chinês ao pé dos meus pais:

Imagem

A boa notícia é que é fácil fazer uma miniatura mais ou menos 6x6x1 acompanhar o comboio, mesmo sem neodímios.
A má notícia é que fazer o mesmo a um Speed Champion vai dar muito trabalho. Com imanes fracos sobre a superfície o comboio segue e carro fica especado no sítio. Com ímanes fortes o carro fica especado no sítio e o comboio também, as rodas patinam e não tem força para puxá-lo (e não é limitação da bateria 9V, troquei por uma LiPo Power Functions e é o mesmo).

Talvez um motor XL e procurar melhor aderência das rodas aos carris. Mas agora tenho um dilema - a sala atravancada com o MFL, a cozinha com o "feixe de tracção"...  vou ter de abandonar um deles senão dou comigo com as malas à porta.
Última edição por CyberX em 04 abr 2015, 00:07, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
JMCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

Para primeira experiência, está muito promissor!  :clapping:

As peças 3749 que a LEGO usa como semi-eixos nos SC não são de todo um primor de "friction-free" - conseguia-se resultados bem melhores usando verdadeiros eixos Technic (sei que a alteração não é linear, porque há sempre peças no espaço entre as rodas, mas consegue-se).

Rodar em cima de studs também não ajuda muito. Melhor seria usar roadplates.

[edit] Relativamente ao atrito, o sistema eixos-rodas usado no 60053 é excelente. Mas, mais uma vez, não é facilmente aplicável aos SC, quanto mais não seja porque as próprias rodas têm diâmetros diferentes.
Última edição por JMCampos em 04 abr 2015, 00:50, editado 1 vez no total.
#EuCáNãoUsoHashtags
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Lamento refrear os ânimos mas não me parece que dê para usar as rodas nos Speed Champions - como eles não têm direção, patinam e não acompanham o «feixe de tracção», acabando por se perder na primeira curva.

É por isso que eu nem sem quer estou a rodar e sim a deslizar em cima de 4 boat studs - funcionam bem como «omni-wheels».

E tb não estou a deslizar em cima de studs mas sim em cima de baseplates viradas ao contrário. Não me parece que as depressões façam diferença em relação a uma superfície só de tiles (as depressões são mais estreitas que os boat studs) e foi a forma que arranjei para conseguir segurar o «chão flutuante».

Isto se algum dia funcionar não vai ser uma coisa simples. Mas notei uma coincidência interessante: estou a usar um «chão flutuante» com uma altura de 6 studs e um plate... tal como nos módulos MFL ;)

Acho que um sistema mais fiável seria ter carris à superfície como os dos eléctricos de Lisboa, enfiados no chão, e os carros apoiados em boggies  de comboio com imanes por baixo. E depois o feixe de tracção sob a superficie. Mas não ficava realista.
Jorge Pereira
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

[quote="CyberX"]
Lamento refrear os ânimos mas não me parece que dê para usar as rodas nos Speed Champions - como eles não têm direção, patinam e não acompanham o «feixe de tracção», acabando por se perder na primeira curva.
[/quote]

Poder-se-ia fazer com que as rodas ficassem ligeiramente elevadas para não tocarem no chão...
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG - Sanjoanense BRInCKa 2026 - 3 a 5 de outubro
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Poder-se-ia fazer com que as rodas ficassem ligeiramente elevadas para não tocarem no chão...
É o que eu estou a tentar fazer, o «boggie» magnético tem 3 plates de altura mas se aproveitar bem o fundo do Speed Champions talvez consiga só 2 plates. Os ímanes chineses no boggie  têm um tamanho porreiro, são discos exactamente 2x2 de 1 plate de altura. E o íman grande no comboio tem exactamente 6x4 studs e a altura de 1 brick.

Entretanto arranjei uns nanodots na FNAC, são o mais parecido com bucky balls que se arranja assim de repente. São esferas de 5 mm, não são tão práticos como discos de 1 plate de altura, vamos a ver se a força extra traz vantagens.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Progressos!

Os nanodot quase cabem num furo LEGO. Se enfiar um num brick 2x2 fica ligeiramente saído pelo que não consigo encaixá-lo num plate normal mas já consigo encaixá-lo num plate Technic. Também consigo encaixar 2 plates Technic um no outro com um nanodot entre eles, se ficar num furo.

Sem grandes preocupações com a solidez espetei 2 nanodots debaixo dum carro Creator 3-em-1:

Imagem

Já o mesmo no Porsche não é suficiente, anda a muito custo e acaba por «perder o combóio»:

Mas há esperança!
Jorge Pereira
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

Espectáculo!
:clapping: :clapping: :clapping:
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG - Sanjoanense BRInCKa 2026 - 3 a 5 de outubro
JMCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

No meio disto tudo, o que não pára de me espantar é a tua capacidade de pôr logo as ideias em prática, com rapidez e eficácia - e com vídeos demonstrativos e tudo! Fantástico!  :clapping:
#EuCáNãoUsoHashtags
agadoijo
Sócio
Sócio
Registado: 06 mai 2013, 14:06

Mensagem por agadoijo »

:clapping: :clapping: :clapping:
Muito fixe!
Realmente tu és uma máquina a meter as ideias em prática! Acho que está com bastante potencial.
Só uma pergunta para apelar à tua engenhosidade, como é que colocarias vários carros a velocidades diferentes?
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Só uma pergunta para apelar à tua engenhosidade, como é que colocarias vários carros a velocidades diferentes?
Essa é fácil: método da força bruta: várias linhas, uma por cada carro, cada uma com o seu comboio. Mas obriga a um traçado cuidadoso de modo a garantir igualdade de percurso e dificuldade a todos os participantes.

Há outras formas mas dão mais trabalho:
- abandonar as linhas de comboio e usar carros subterrâneos, cada um com o seu SBrick e o seu íman às costas. Mas impede o uso de colunas de sustentação no meio das baseplates e obriga a uma arquitectura mais sólida com muito mais Technic... e corre-se o risco de haver colisões como no mundo real... em scalextric nunca há colisões...
- a menos que os carros subterrâneos estejam cada um no seu túnel-guia mas aí ia ser tramado contruir curvas

Eu por enquanto para não encarecer a coisa estava a pensar num carro apenas e usar um sistema de cronometragem, depois dava-se um prémio ao piloto mais rápido (à semelhança da prova de todo-o-terreno do Cristophe na mesa Technic em Braga).

Mas como estamos no Ano de Todos os Módulos, se alguém quiser alinhar pode entrar com mais linhas e definimos uma norma MTM (Módulos de Tracção Magnética) ;)
Jorge Pereira
Responder