Horários dos comboios
- CyberX
- Sócio

- Mensagens: 4535
- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Localização: Mira Sintra
- Contacto:
Horários dos comboios
Isto é mais uma provocação ao AGarcia do que propriamente uma ideia concreta mas que acham de um monitor com os horários das chegadas e partidas na estação?

Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
-
csiquet
- Sócio

- Mensagens: 3879
- Registado: 10 mar 2008, 16:50
- Localização: V.N.Gaia
- Contacto:
- AGarcia
- Administrator

- Mensagens: 4975
- Registado: 03 mai 2009, 22:47
- Localização: Peniche
- Contacto:
Re: Horários dos comboios
Está espectacular!

Gosto destas provocações!
Gosto destas provocações!
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
- CyberX
- Sócio

- Mensagens: 4535
- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Localização: Mira Sintra
- Contacto:
Re: Horários dos comboios
[quote="AGarcia"]
Gosto destas provocações!
[/quote]
Eu imaginei que sim
Vou tentar integrar no meu troço MFL (plataforma giratória & Cia.), pelo menos apresentar no display a identificação dos comboios que chegarem [e tiverem tag RFID, claro].
Para uma simples utilzação «estática» (um display que nunca muda, como na foto que publiquei) não há qualquer programação envolvida, basta fornecer energia através de um cabo USB vulgar (por exemplo um carregador de telemóvel com ficha USB e uma extensão USB macho-fêmea). Por isso se reservarem um espacinho numa estação MFL podemos colocar lá por um bocado para tirar umas fotos bonitas em Tomar
O display do Microview tem mais ou menos 3x3.5 studs de área e uns 2 bricks de profundidade. Na foto estou a utilizá-lo ligado ao programador USB, que ocupa um bocado mais de espaço - no total uns 3 bricks de profundidade e mais um bocado de área não-visível.
O Microview é um Arduino miniatura com display OLED. Custa quase €40, o programador USB outros €15. Só é preciso um programador, depois podem-se usar vários Microviews independentes ou que interajam entre si como qualquer Arduino.
É a minha primeira incursão em Arduinos. A ver vamos.
Gosto destas provocações!
[/quote]
Eu imaginei que sim
Vou tentar integrar no meu troço MFL (plataforma giratória & Cia.), pelo menos apresentar no display a identificação dos comboios que chegarem [e tiverem tag RFID, claro].
Para uma simples utilzação «estática» (um display que nunca muda, como na foto que publiquei) não há qualquer programação envolvida, basta fornecer energia através de um cabo USB vulgar (por exemplo um carregador de telemóvel com ficha USB e uma extensão USB macho-fêmea). Por isso se reservarem um espacinho numa estação MFL podemos colocar lá por um bocado para tirar umas fotos bonitas em Tomar
O display do Microview tem mais ou menos 3x3.5 studs de área e uns 2 bricks de profundidade. Na foto estou a utilizá-lo ligado ao programador USB, que ocupa um bocado mais de espaço - no total uns 3 bricks de profundidade e mais um bocado de área não-visível.
O Microview é um Arduino miniatura com display OLED. Custa quase €40, o programador USB outros €15. Só é preciso um programador, depois podem-se usar vários Microviews independentes ou que interajam entre si como qualquer Arduino.
É a minha primeira incursão em Arduinos. A ver vamos.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- CyberX
- Sócio

- Mensagens: 4535
- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Localização: Mira Sintra
- Contacto:
[MOC] Greve dos comboios
Flash MOC a propósito da greve de hoje:
[img width=600]http://www.brickshelf.com/gallery/jorge ... reve01.jpg[/img]
(é pena não ter comigo uma linha de comboio, percebia-se melhor)
[img width=600]http://www.brickshelf.com/gallery/jorge ... reve01.jpg[/img]
(é pena não ter comigo uma linha de comboio, percebia-se melhor)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- AGarcia
- Administrator

- Mensagens: 4975
- Registado: 03 mai 2009, 22:47
- Localização: Peniche
- Contacto:
-
Nuno Lino
- Sócio

- Mensagens: 2172
- Registado: 26 jul 2006, 20:31
- Localização: Évora
- Jorge Reis
- Sócio

- Mensagens: 5861
- Registado: 26 jul 2006, 22:54
- Localização: Braga
Re: Horários dos comboios
Aqui está mais uma coisa brilhante para as nossas construções!
Acho que tenho de passar uns tempinhos a estudar os "Arduinos"
Depois de uma breve conversa com o Jorge tenho pequenas ideias, para gastar uns €€€€
Acho que tenho de passar uns tempinhos a estudar os "Arduinos"
Depois de uma breve conversa com o Jorge tenho pequenas ideias, para gastar uns €€€€

- BAndy
- Sócio

- Mensagens: 1073
- Registado: 29 mai 2012, 18:43
- Localização: Cascais
- Contacto:
Re: Horários dos comboios
[quote="Jorge Reis"]
Aqui está mais uma coisa brilhante para as nossas construções!
Acho que tenho de passar uns tempinhos a estudar os "Arduinos"
Depois de uma breve conversa com o Jorge tenho pequenas ideias, para gastar uns €€€€
[/quote]
Arduinos e Raspberry são optimas ideias para novos projectos em LEGO.
Aqui está mais uma coisa brilhante para as nossas construções!
Acho que tenho de passar uns tempinhos a estudar os "Arduinos"
Depois de uma breve conversa com o Jorge tenho pequenas ideias, para gastar uns €€€€
[/quote]
Arduinos e Raspberry são optimas ideias para novos projectos em LEGO.
- agadoijo
- Sócio

- Mensagens: 1240
- Registado: 06 mai 2013, 14:06
- Localização: Oeiras
Re: Horários dos comboios
Muito bom. Essa pequena maquineta dá um toque fantástico a uma estação de comboio. 
- CyberX
- Sócio

- Mensagens: 4535
- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Localização: Mira Sintra
- Contacto:
Re: Horários dos comboios
Duas fotos que mostram o Microview sem o programador USB - só são necessários dois fios para alimentação que pode variar entre 3.3V e 16V... logo pode funcionar com baterias PF (testado mas não fotografado) ou com uma simples bateria LiPo 3.7V:
[img width=600]http://www.brickshelf.com/gallery/jorge ... w-pf01.jpg[/img]
[img width=600]http://www.brickshelf.com/gallery/jorge ... w-pf02.jpg[/img]
Os pinos que sobram do Microview podem ser aproveitados para entradas/saídas digitais ou analógicas e inclusive controlo PWM - leia-se controlar servos de radiomodelismo.
[img width=600]http://www.brickshelf.com/gallery/jorge ... w-pf01.jpg[/img]
[img width=600]http://www.brickshelf.com/gallery/jorge ... w-pf02.jpg[/img]
Os pinos que sobram do Microview podem ser aproveitados para entradas/saídas digitais ou analógicas e inclusive controlo PWM - leia-se controlar servos de radiomodelismo.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- PocasNuckie
- Sócio

- Mensagens: 7882
- Registado: 10 mar 2007, 19:12
- Localização: Miranda do Corvo
- Contacto:
-
csiquet
- Sócio

- Mensagens: 3879
- Registado: 10 mar 2008, 16:50
- Localização: V.N.Gaia
- Contacto:
Re: Horários dos comboios
É o próximo presidente... 
- CyberX
- Sócio

- Mensagens: 4535
- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Localização: Mira Sintra
- Contacto:
Re: Horários dos comboios
[quote="PocasNuckie"]
CyberX, tu dormes?

[/quote]
Tenho dois miúdos, um ainda usa fraldas. Além disso sou sysadmin e tenho uns 300 servidores para gerir. Tenho uma vaga ideia de que antes de 2007 dormia uma 6 horas por noite mas podem ser falsas recordações
CyberX, tu dormes?
[/quote]
Tenho dois miúdos, um ainda usa fraldas. Além disso sou sysadmin e tenho uns 300 servidores para gerir. Tenho uma vaga ideia de que antes de 2007 dormia uma 6 horas por noite mas podem ser falsas recordações
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- AGarcia
- Administrator

- Mensagens: 4975
- Registado: 03 mai 2009, 22:47
- Localização: Peniche
- Contacto:

