Horários dos comboios

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4535
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Horários dos comboios

Mensagem por CyberX »

Isto é mais uma provocação ao AGarcia do que propriamente uma ideia concreta mas que acham de um monitor com os horários das chegadas e partidas na estação?

Imagem
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3879
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Horários dos comboios

Mensagem por csiquet »

Está  :fixe:
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4975
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Horários dos comboios

Mensagem por AGarcia »

Está espectacular!
:clapping: :clapping: :clapping:

Gosto destas provocações!
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4535
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Horários dos comboios

Mensagem por CyberX »

[quote="AGarcia"]
Gosto destas provocações!
[/quote]

Eu imaginei que sim ;)
Vou tentar integrar no meu troço MFL (plataforma giratória & Cia.), pelo menos apresentar no display a identificação dos comboios que chegarem [e tiverem tag RFID, claro].

Para uma simples utilzação «estática» (um display que nunca muda, como na foto que publiquei) não há qualquer programação envolvida, basta fornecer energia através de um cabo USB vulgar  (por exemplo um carregador de telemóvel com ficha USB e uma extensão USB macho-fêmea). Por isso se reservarem um espacinho numa estação MFL podemos colocar lá por um bocado para tirar umas fotos bonitas em Tomar :)

O display do Microview tem mais ou menos 3x3.5 studs de área e uns 2 bricks de profundidade. Na foto estou a utilizá-lo ligado ao programador USB, que ocupa um bocado mais de espaço - no total uns 3 bricks de profundidade e mais um bocado de área não-visível.

O Microview é um Arduino miniatura com display OLED. Custa quase €40, o programador USB outros €15. Só é preciso um programador, depois podem-se usar vários Microviews independentes ou que interajam entre si como qualquer Arduino.

É a minha primeira incursão em Arduinos. A ver vamos.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4535
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

[MOC] Greve dos comboios

Mensagem por CyberX »

Flash MOC a propósito da greve de hoje:

[img width=600]http://www.brickshelf.com/gallery/jorge ... reve01.jpg[/img]

(é pena não ter comigo uma linha de comboio, percebia-se melhor)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4975
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Horários dos comboios

Mensagem por AGarcia »

{lol-up}
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Nuno Lino
Sócio
Sócio
Mensagens: 2172
Registado: 26 jul 2006, 20:31
Localização: Évora

Re: Horários dos comboios

Mensagem por Nuno Lino »

:clapping:
Sócio Fundador n.º 5 da PLUG
Imagem
Avatar do Utilizador
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Mensagens: 5861
Registado: 26 jul 2006, 22:54
Localização: Braga

Re: Horários dos comboios

Mensagem por Jorge Reis »

Aqui está mais uma coisa brilhante para as nossas construções!

Acho que tenho de passar uns tempinhos a estudar os "Arduinos"

Depois de uma breve conversa com o Jorge tenho pequenas ideias, para gastar uns €€€€
Imagem
Avatar do Utilizador
BAndy
Sócio
Sócio
Mensagens: 1073
Registado: 29 mai 2012, 18:43
Localização: Cascais
Contacto:

Re: Horários dos comboios

Mensagem por BAndy »

[quote="Jorge Reis"]
Aqui está mais uma coisa brilhante para as nossas construções!

Acho que tenho de passar uns tempinhos a estudar os "Arduinos"

Depois de uma breve conversa com o Jorge tenho pequenas ideias, para gastar uns €€€€
[/quote]

Arduinos e Raspberry são optimas ideias para novos projectos em LEGO.
Bruno Diogo
www.brunodiogo.pt
www.fb.com/brunodiogo.pt
www.instagram.com/brunodiogo.pt


"O que tu queres sei eu..." Já dizia um grande filósofo.
Avatar do Utilizador
agadoijo
Sócio
Sócio
Mensagens: 1240
Registado: 06 mai 2013, 14:06
Localização: Oeiras

Re: Horários dos comboios

Mensagem por agadoijo »

Muito bom. Essa pequena maquineta dá um toque fantástico a uma estação de comboio. :fixe:
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4535
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Horários dos comboios

Mensagem por CyberX »

Duas fotos que mostram o Microview sem o programador USB - só são necessários dois fios para alimentação que pode variar entre 3.3V e 16V... logo pode funcionar com baterias PF (testado mas não fotografado) ou com uma simples bateria LiPo 3.7V:

[img width=600]http://www.brickshelf.com/gallery/jorge ... w-pf01.jpg[/img]
[img width=600]http://www.brickshelf.com/gallery/jorge ... w-pf02.jpg[/img]

Os pinos que sobram do Microview podem ser aproveitados para entradas/saídas digitais ou analógicas e inclusive controlo PWM - leia-se controlar servos de radiomodelismo.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7882
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Horários dos comboios

Mensagem por PocasNuckie »

CyberX, tu dormes?  ;D  :clapping:
Imagem
csiquet
Sócio
Sócio
Mensagens: 3879
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Localização: V.N.Gaia
Contacto:

Re: Horários dos comboios

Mensagem por csiquet »

É o próximo presidente...  ;D
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4535
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Horários dos comboios

Mensagem por CyberX »

[quote="PocasNuckie"]
CyberX, tu dormes?  ;D  :clapping:
[/quote]

Tenho dois miúdos, um ainda usa fraldas. Além disso sou sysadmin e tenho uns 300 servidores para gerir. Tenho uma vaga ideia de que antes de 2007 dormia uma 6 horas por noite mas podem ser falsas recordações ;)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4975
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Horários dos comboios

Mensagem por AGarcia »

Está ESPECTACULAR!
:clapping: :clapping: :clapping:
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Responder