Display LCD a cores para MINDSTORMS EV3

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Display LCD a cores para MINDSTORMS EV3

Mensagem por CyberX »

Não dá para passar as 24 horas de Le Mans mas digam lá que não tem bom aspecto:

É um display série, por isso lento. Mas serve para slides (tem um área flash interna), mensagens de texto ou gráficos simples. Também tem touchscreen, só não tive ainda tempo para mexer nessa parte.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: Display LCD a cores para MINDSTORMS EV3

Mensagem por Conchas »

Muito fixe!

Pelo que descreves e ao contrário do que se vê, podes carregar uma nova imagem para memória (devagar) e depois fazer o display instantâneo, certo!?
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="Conchas"]
Pelo que descreves e ao contrário do que se vê, podes carregar uma nova imagem para memória (devagar) e depois fazer o display instantâneo, certo!?
[/quote]

Infelizmente acho que não. O Microview (Arduino) faz isso, mas não encontrei ainda nada no ezLCD. As imagens (gif/jpg/bmp, 400x240, 16 bit) estão em flash, podemos ligar ao PC como se fosse uma pen USB e transferir para lá umas quantas [que foi o que fiz] e depois aceder com o comando

PICTURE nomedoficheiro

Demora um bocado a construir a imagem, 5 a 10 segundos consoante a complexidade da imagem, supostamente gif's são mais rápidos (as 3 imagens que useui estão nesse formato). Isso do preload era fixe mas não encontrei nada a respeito disso.

O que tem é umas rotinas gráficas (line / box /circle /arc) para fazer alguns graficos, que penso poderem ser feitos sobre a imagem (pelo menos o texto pode ser escrito sobre a imagem).

Como a maior parte das minhas cenas é mais uma curiosidade. Eu estou a considerar duas aplicacões:
- como um display auxiliar, para dar opções ao utilizador ou exibir informação (sempre é mais legível que o display do EV3, sobretudo quando se usam cores)
- com uma webcam para mostrar shots... se conseguir alguns algoritmos rápidos de processamento de imagem talvez até reconhecimento de objectos (rostos é para esquecer, as minhas experiências com OpenCV demoravam 4 minutos a encontrar um rosto numa foto 320x240).
Jorge Pereira
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Mensagem por Hyphos »

Têm bom  aspecto sim senhor. Parabens.
Paulo "Jones" Brown
nmaio
Sócio
Sócio
Registado: 30 abr 2009, 21:29

Mensagem por nmaio »

O LCD colocado na vertical, e com essa velocidade dava para fazer aquelas publicidades que rolam para cima e para baixo nas paragens de autocarro. :fixe:
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="nmaio"]
O LCD colocado na vertical, e com essa velocidade dava para fazer aquelas publicidades que rolam para cima e para baixo nas paragens de autocarro. :fixe:
[/quote]

É uma ideia. Eu estava a pensar num horário de chegadas e partidas género do de Sta. Apolónia e Campanhã (acho que ainda existem) ou aeroportos.

Mas se der tempo vai para Tomar integrado no palco do concerto dos Xutos&Pontapés, revisto e aumentado.
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Com quarenta e duas letrinhas apenas se escreve a palavra "uau"! :clapping:

Realmente não estou a ver neste contexto utilização para a função táctil, mas isso não interessa EM NOME DA CIÊNCIA!!! :jump: :D
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Se colocarem o LCD na vertical, a construção da imagem vai aparecer na horizontal.
Além do mais o efeito não é de deslizamento como nos paineis de publicidade. De forma que é capaz de ficar uma coisa meio estranha. ;)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
nmaio
Sócio
Sócio
Registado: 30 abr 2009, 21:29

Mensagem por nmaio »

Tens razão Conchas, estava a pensar que daria para colocar a imagem a carregar "normalmente", mas na vertical.

Se não permitir programar isso, de facto não fica com o efeito de deslizar vertical.
Responder