Arrancou mais um projecto de crowdfunding que pode ser que vos interesse, Mindstormianos: RoboSnap.
Trata-se de uma evolução de outra câmara, a Pixy, mas agora orientada para o EV3. Não é exactamente uma câmara, já que tem embutida a capacidade de detectar objectos/padrões evitando consumir CPU do lado do EV3. E além de poder ser usada no EV3 pode também ser usada no Raspberry Pi com o BrickPi.
Um exemplo:
A mim agrada-me sobretudo a ideia de disponibilizarem várias API's: C, Python, Scratch e Snap!
Eu já aderi. O preço, com o custo de envio para Portugal, é inferior a mandar vir do Reino Unido uma Pixy [que além disso parece ter saido de circulação]
[Crowdfunding] RoboSnap - Vision for your robot
- CyberX
- Sócio

- Registado: 10 mar 2014, 20:09
- Contacto:
[Crowdfunding] RoboSnap - Vision for your robot
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
- Hyphos
- Administrator

- Registado: 26 jul 2006, 20:00
- Contacto:
Re: [Crowdfunding] RoboSnap - Vision for your robot
Não percebendo nada do assunto, mas esta "câmara" não seria a ideal para um robot que separa as peças do mosaico por cores?
Paulo "Jones" Brown
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
[quote="Hyphos"]
Não percebendo nada do assunto, mas esta "câmara" não seria a ideal para um robot que separa as peças do mosaico por cores?
[/quote]
Eu diria que sim.
A Pixy era possivel programar para detectar uma cor determinada que ela encontrava, delimitava e media (o que permitia, sabendo-se previamente a dimensão, determinar a distância). Com esta será mais ou menos a mesma coisa mas há a questão da sensibiidade à cor, já que algumas das cores usadas nos mosaicos são muito parecidas.
Nada como experimentar. Em nome da ciência, claro
[/quote]
Eu diria que sim.
A Pixy era possivel programar para detectar uma cor determinada que ela encontrava, delimitava e media (o que permitia, sabendo-se previamente a dimensão, determinar a distância). Com esta será mais ou menos a mesma coisa mas há a questão da sensibiidade à cor, já que algumas das cores usadas nos mosaicos são muito parecidas.
Nada como experimentar. Em nome da ciência, claro
Jorge Pereira
- Hyphos
- Administrator

- Registado: 26 jul 2006, 20:00
- Contacto:
Numa das conversas que houve relativamente à capacidade dos sensores distinguirem cores próximas, sugeri a "criação" de uma câmara escura ou com uma luz com um determinado comprimento de onda de forma a que os sensores fossem calibrados para aquelas condições de não tivessem dependentes de condições de luz exteriores.
Se não for possivel com o mesmo "sensor" determinar todas as cores, podemos sempre fazer for fases.
Se não for possivel com o mesmo "sensor" determinar todas as cores, podemos sempre fazer for fases.
Paulo "Jones" Brown
- CyberX
- Sócio

- Contacto:
Está muito bem pensado, sim senhor.
Mesmo assim tenho receio que a precisão do sensor não seja suficiente para diferenciar cores próximas, género dark brown e reddish brown. Na pior das hipóteses teria de ser feita uma segunda triagem à mão para essas cores.
Se a campanha tiver sucesso, no final de Outubro saberemos
Mesmo assim tenho receio que a precisão do sensor não seja suficiente para diferenciar cores próximas, género dark brown e reddish brown. Na pior das hipóteses teria de ser feita uma segunda triagem à mão para essas cores.
Se a campanha tiver sucesso, no final de Outubro saberemos
Jorge Pereira