[MOC] - Teleférico 2

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

[MOC] - Teleférico 2

Mensagem por AVCampos »

Tendo aprendido umas quantas lições com o modelo anterior, construí de raiz uma versão revista e expandida, que até agora esteve na Exponor BRInCKa 2015 e na Oeiras BRInCKa 2016.

[align=center]Imagem
http://www.moc-pages.com/moc.php/425327[/align]

Sempre quis que o teleférico tivesse uma câmara, para que os visitantes pudessem ver o evento e a eles próprios através do "olho no céu". Esta versão tem uma câmara sem fios, semelhante à usada nos comboios da PLUG, e montada numa plataforma "pan & tilt".
Imagem

O movimento do teleférico e a orientação da câmara são controlados por um SBrick. Desta forma, e comparado com o sistema Power Functions normal, consigo controlá-lo a partir de muito mais longe e não preciso de apontar para ele.
Imagem

A câmara consegue rodar 360º, até os cabos ficarem torcidos. Também consegue inclinar cerca de 200º, o que lhe permite olhar directo para baixo, olhar para cima para os passageiros, ou (não recomendado por causa da antena) olhar de cabeça para baixo.
Imagem

A câmara transmite sem fios para uma TV ou um computador com placa de captura. As pessoas adoram ver-se a elas próprias a fazer macaquices na TV! :D
Imagem

No fim do evento, a maquinaria estava cheia de pó de plástico... :-X
Imagem

Finalmente, aqui está um vídeo do bicho em funcionamento:

O meu objectivo futuro é arranjar uma corda mais comprida e com a tracção necessária para poder atravessar o recinto de uma ponta a outra, para os visitantes terem uma vista mesmo geral...

Comentários? Críticas? Sugestões? :)

[edit] Esqueci-me de acrescentar que cerca de 70% dos comentários dos visitantes eram do género:
Olha ali um drone!
Onde está a câmara? Ali, no drone!
O drone está a filmar-nos!
Vê-se os tempos em que estamos quando as pessoas sabem melhor (ou pelos vistos não) o que é um drone do que o que é  um teleférico... aparentemente a definição de "drone" é "uma coisa com uma câmara agarrada". Imagem
Última edição por AVCampos em 15 fev 2016, 12:17, editado 1 vez no total.
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Re: [MOC] - Teleférico 2

Mensagem por gads »

Achei muito fixe e pelo que me pareceu causou sucesso no evento.
Embora talvez tenha passado meio despercebido às vezes... Falta uma bandeira em cima  ;D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Eu acho que o teu teleférico merecia maior destaque, de onde eu estava passou despercebido.
É um MOC e não um mero set Technic, é made in Portugal e made in PLUG e está mto bem conseguido.

Quanto a drone, não está muito longe: é um veículo não tripulado, por isso passa por drone :)

Quanto ao pó de plástico não percebi se é natural (expectável) ou se tens algum problema. É gerado nas engrenagens?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="gads"]
Embora talvez tenha passado meio despercebido às vezes... Falta uma bandeira em cima  ;D[/quote]
Ou então pendurada em baixo! É algo a considerar, a par de luzes que piscam (função possibilitada pelo SBrick).

[quote="CyberX"]
Eu acho que o teu teleférico merecia maior destaque, de onde eu estava passou despercebido.[/quote]
O percurso teve de ser aquele porque era onde havia pontos onde fixar a corda. Com uma corda mais comprida poder-se-ia ter o teleférico a passar por cima de todo o evento! O problema seria se a bateria se desligasse (o que acontece automaticamente a cada 2h) ou descarregasse por cima dum sítio onde não lhe pudesse chegar. :-X

[quote="CyberX"]
Quanto ao pó de plástico não percebi se é natural (expectável) ou se tens algum problema. É gerado nas engrenagens?
[/quote]
Ambos! O pó é das engrenagens rasparem contra os suportes dos seus eixos, portanto numa utilização intensiva como a locomoção do teleférico isto até é espectável. É um problema porque vai desgastando as peças... :notcool:
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

[quote="AVCampos"]
É algo a considerar, a par de luzes que piscam (função possibilitada pelo SBrick).
[/quote]

:jump:
Imagem
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Não estou a dar novidade nenhuma mas não precisas do SBrick para ter luzes a piscar, usas as antigas de 9V que piscam sozinhas e poupas um canal do SBrick.
Mas se vais usar o SBrick então força, programa-lhe uma sequência com estilo e dedica-lhe um ou dois canais!
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Sim, sei que há essa modalidade... mas as lâmpadas incandescentes do sistema 9V dão pouca luz para o que consomem, e integram mal com studless. Infelizmente, com o SBrick só posso ter um padrão de luzes, pois 3 dos 4 canais já estão ocupados com a locomoção e a câmara.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Hmmm.... se eu te arranjar um par de luzes PF reforçadas arranjas uma roupagem «Terminator Aero Hunter-Killer» para o teu teleférico?

Imagem
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Não. ;D Simplesmente por não ter tempo!
Responder